BTHVN250 -A Obra Completa de Ludwig van Beethoven (1770-1827) – Trios para piano, violino e violoncelo, Opp. 1 & 11, WoO 38 & 39 – The Castle Trio

 

 

Quando da publicação destes trios para piano, violino e violoncelo, em 1795, o jovem Beethoven, que deixáramos na publicação anterior de malas prontas para sair de sua Bonn natal e não mais voltar, já se encontra estabelecido em Viena e confiante o bastante para, mesmo tendo outrora publicado obras diversas, atribuir à trinca de trios o título de primeira obra – seu Opus 1. A estreia aconteceria na casa do dedicatário, o príncipe Lichnowsky, e na presença de Haydn, que voltara à cidade após sua temporada com os Esterházy e suas bem-sucedidas viagens a Londres e gozava da reputação inconteste de maior compositor vivo. Beethoven, que estudara brevemente com ele ao chegar de Bonn, ficara decepcionado com o pouco interesse que percebia em seu professor, muito ocupado com seus projetos londrinos. Não obstante, aguardava com muita expectativa sua impressão acerca dos trios. Haydn, que chegaria havia pouco de viagem, estava exausto e, aparentemente, não teve muita paciência para com as obras. Criticou-as  muito, principalmente a terceira – justamente o preferido de Beethoven, a que melhor repercutiria e aquela na tonalidade que lhe seria tão típica em Dó menor -, e recomendou que Beethoven não a publicasse. O jovem renano, no que lhe era bem típico, deu de ombros e, talvez mordido pela crítica, insistiu na publicação, que foi um sucesso.

Na interpretação que lhes alcanço, do excelente Castle Trio, foram utilizados instrumentos originais do acervo do Smithsoniam Museum. Mesmo aqueles que entre vós outros torçam o nariz para o uso de instrumentos de época provavelmente apreciarão o trabalho do trio, que inclui o pianista Lambert Orkis, conhecido por sua longa parceria com a divíssima violinista Anne-Sophie Mutter, que não o troca por ninguém mais. Completando a gravação, estão a versão com violino do trio op. 11, alcunhado “Gassenhauer”, que é mais conhecido em sua roupagem com clarinete, que também postaremos em breve; o trio WoO 38, publicado postumamente e escrito provavelmente nos últimos meses em Bonn, e o Allegretto WoO 39, composto em 1812 e dedicado como presente a Maximiliane Brentano, filha de sua grande amiga Antonie.

A foto ruim, trio ótimo

Ludwig van BEETHOVEN (1770-1827)

CD 1
Três Trios para piano, violino e violoncelo, Op. 1
Publicados e estreados em 1795
Dedicados ao príncipe Karl von Lichnowsky

No. 1 em Mi bemol maior

1 – Allegro
2 – Adagio cantabile
3 – Scherzo. Allegro assai
4 – Finale. Presto

No. 2 em Sol maior
5 – Adagio – Allegro vivace
6 – Largo con espressione
7 – Scherzo. Allegro
8 – Finale. Presto

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

CD2

Três Trios para piano, violino e violoncelo, Op. 1

No. 3 em Dó menor

1 – Allegro con brio
2 – Andante cantabile con variazioni
3 – Minuetto. Quasi allegro
4 – Finale. Prestissimo

Trio em Si bemol maior para clarinete, piano e violoncelo, Op. 11, “Gassenhauer”
Composto em 1797
Publicado em 1798
Dedicado a
Maria Wilhelmine von Thun

5 – Allegro con brio
6 – Adagio
7 – Tema con variazioni (“Pria ch’io l’impegno”: Allegretto)

Trio para piano, violino e violoncelo em Mi bemol maior, WoO 38 (?1791)
8 – Allegro moderato
9 – Scherzo: Allegro ma non troppo
10 – Rondo: Allegretto

Allegretto para piano, violino e violoncelo em Si bemol maior, WoO 39 (1812)
11 – Allegretto

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

The Castle Trio
Lambert Orkis, piano
Marilyn McDonald, violino
Kenneth Slowik, violoncelo

Aqui, uma foto melhorzinha

 

#BTHVN250, por René Denon

Vassily

2 comments / Add your comment below

  1. Nunca tinha visto o trio op. 11 nessa formação. Além da mais usual (com clarinete e cello), eu já vi, em um recital, comentarem que Beethoven, com seu faro comercial – sempre apurado apesar das partituras virtuosas e sem concessões – o publicou também para trio com violino e fagote. De qualquer jeito sempre incluindo um sopro.

    Ou seja…
    Baixando correndo!

Deixe um comentário