Johann Sebastian Bach (1685-1750): Integral das Suítes para Violoncelo

IM-PER-DÍ-VEL !!!

Este CD foi um dos premiados pela revista Gramophone em 2019. Ouvi com grande atenção cada respiração de Emmanuelle Bertrand nesta gravação e lhes digo que esta é uma das melhores versões que ouvi destas peças, apesar de ela ser algo diferente do normal. Acontece que Bertrand vem da música moderna e cada nota parece ter valor diferente do normal — para mais e para menos. A violoncelista é a mesma deste maravilhoso CD O Violoncelo do Século XX, no qual ela toca e até canta, acompanhando-se ao violoncelo.

Grande artista, Bertrand é sempre interessante. A gente a ouve com enorme prazer. Fica a impressão de que ela está lembrando a música da memória em vez de lê-la da partitura. 

Acho que esta gravação pode figurar ao lado das melhores como as de Cocset (a melhor, ao lado de…), Pandolfo (a melhor, empatada com Cocset), Queyras e Bylsma. Minha opinião.

Johann Sebastian Bach (1685-1750): Integral das Suítes para Violoncelo

Cello Suite No. 1 BWV 1007
in G Major / Sol majeur / G-Dur
I. Prélude 2’28
II. Allemande 4’18
III. Courante 2’35
IV. Sarabande 3’04
V. Menuets 1 & 2 2’59
VI. Gigue 1’46

Cello Suite No. 2 BWV 1008
in D Minor / ré mineur / d-Moll
I. Prélude 3’27
II. Allemande 3’13
III. Courante 1’53
IV. Sarabande 5’02
V. Menuets 1 & 2 2’57
VI. Gigue 2’28

Cello Suite No. 3 BWV 1009
in C Major / Ut majeur / C-Dur
I. Prélude 3’28
II. Allemande 3’45
III. Courante 3’06
IV. Sarabande 4’05
V. Bourrées 1 & 2 3’21
VI. Gigue 3’20

Cello Suite No. 4 BWV 1010
in E-Flat Major / Mi bémol majeur / Es-Dur
I. Prélude 4’14
II. Allemande 3’49
III. Courante 3’27
IV. Sarabande 4’02
V. Bourrées 1 & 2 5’01
VI. Gigue 2’43

Cello Suite No. 5 BWV 1011
in C Minor / ut mineur / c-Moll
I. Prélude 5’30
II. Allemande 5’14
III. Courante 2’02
IV. Sarabande 3’52
V. Gavottes 1 & 2 4’46
VI. Gigue 2’25

Cello Suite No. 6 BWV 1012
in D Major / Ré majeur / D-Dur
I. Prélude 4’25
II. Allemande 7’30
III. Courante 3’39
IV. Sarabande 5’37
V. Gavottes 1 & 2 4’17
VI. Gigue

Emmanuelle Bertrand, violoncelo

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Emmanuelle Bertrand, grande versão das Suítes

PQP

5 comments / Add your comment below

  1. Sempre que vou ouvir as suítes, primeiro ouço a segunda Bourrée da BWV 1010, depois vou pra sequência do disco.

    A gravação do Cocset, no geral, é minha favorita, mas particularmente nessa Bourrée a escolha de andamento dele não me agradou.
    Por enquanto só ouvi essa peça com a Bertrand, depois ouvirei o resto com mais calma. Gostei muito do som dela, mas achei pouco movido, e algumas notas secas demais. Mesmo assim me agradou bastante, realmente tem outra cor. Estou ansioso pra ouvir o resto.
    Quanto à Bourrée, minha versão favorita até agora é a da Gastinel.
    Isso das versões de cello, porque se for abrir pra outras coisas, o que o Savall faz no pizzicato com a viola da gamba é indescritível. Mas não é comparável, a abordagem é outra. Está no disco Les Voix Humaines. Tem no Youtube e Spotify.

    Obrigado pela postagem.

  2. Engraçado como as suas versões favoritas não são de nenhum cellista “big name”, tipo Fournier, Slava, Isserlis etc. Nunca tinha ouvido falar de Paolo Pandolfo e só conheço Queyras e Cocset por causa das próprias gravações das suítes. O.O

    1. A de Rostropovich é especialmente ruim, na minha opinião. Ele mesmo não estava nada entusiasmado na entrevista para a Gramophone após a gravação. Falou que não era um especialista e tal. Só faltou dizer pra não comprar.

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