Este CD foi um dos premiados pela revista Gramophone em 2019. Ouvi com grande atenção cada respiração de Emmanuelle Bertrand nesta gravação e lhes digo que esta é uma das melhores versões que ouvi destas peças, apesar de ela ser algo diferente do normal. Acontece que Bertrand vem da música moderna e cada nota parece ter valor diferente do normal — para mais e para menos. A violoncelista é a mesma deste maravilhoso CD O Violoncelo do Século XX, no qual ela toca e até canta, acompanhando-se ao violoncelo.
Grande artista, Bertrand é sempre interessante. A gente a ouve com enorme prazer. Fica a impressão de que ela está lembrando a música da memória em vez de lê-la da partitura.
Acho que esta gravação pode figurar ao lado das melhores como as de Cocset (a melhor, ao lado de…), Pandolfo (a melhor, empatada com Cocset), Queyras e Bylsma. Minha opinião.
Johann Sebastian Bach (1685-1750): Integral das Suítes para Violoncelo
Cello Suite No. 1 BWV 1007
in G Major / Sol majeur / G-Dur
I. Prélude 2’28
II. Allemande 4’18
III. Courante 2’35
IV. Sarabande 3’04
V. Menuets 1 & 2 2’59
VI. Gigue 1’46
Cello Suite No. 2 BWV 1008
in D Minor / ré mineur / d-Moll
I. Prélude 3’27
II. Allemande 3’13
III. Courante 1’53
IV. Sarabande 5’02
V. Menuets 1 & 2 2’57
VI. Gigue 2’28
Cello Suite No. 3 BWV 1009
in C Major / Ut majeur / C-Dur
I. Prélude 3’28
II. Allemande 3’45
III. Courante 3’06
IV. Sarabande 4’05
V. Bourrées 1 & 2 3’21
VI. Gigue 3’20
Cello Suite No. 4 BWV 1010
in E-Flat Major / Mi bémol majeur / Es-Dur
I. Prélude 4’14
II. Allemande 3’49
III. Courante 3’27
IV. Sarabande 4’02
V. Bourrées 1 & 2 5’01
VI. Gigue 2’43
Cello Suite No. 5 BWV 1011
in C Minor / ut mineur / c-Moll
I. Prélude 5’30
II. Allemande 5’14
III. Courante 2’02
IV. Sarabande 3’52
V. Gavottes 1 & 2 4’46
VI. Gigue 2’25
Cello Suite No. 6 BWV 1012
in D Major / Ré majeur / D-Dur
I. Prélude 4’25
II. Allemande 7’30
III. Courante 3’39
IV. Sarabande 5’37
V. Gavottes 1 & 2 4’17
VI. Gigue
Emmanuelle Bertrand, violoncelo
PQP
Sempre que vou ouvir as suítes, primeiro ouço a segunda Bourrée da BWV 1010, depois vou pra sequência do disco.
A gravação do Cocset, no geral, é minha favorita, mas particularmente nessa Bourrée a escolha de andamento dele não me agradou.
Por enquanto só ouvi essa peça com a Bertrand, depois ouvirei o resto com mais calma. Gostei muito do som dela, mas achei pouco movido, e algumas notas secas demais. Mesmo assim me agradou bastante, realmente tem outra cor. Estou ansioso pra ouvir o resto.
Quanto à Bourrée, minha versão favorita até agora é a da Gastinel.
Isso das versões de cello, porque se for abrir pra outras coisas, o que o Savall faz no pizzicato com a viola da gamba é indescritível. Mas não é comparável, a abordagem é outra. Está no disco Les Voix Humaines. Tem no Youtube e Spotify.
Obrigado pela postagem.
Obrigado pelo esclarecido comentário.
Engraçado como as suas versões favoritas não são de nenhum cellista “big name”, tipo Fournier, Slava, Isserlis etc. Nunca tinha ouvido falar de Paolo Pandolfo e só conheço Queyras e Cocset por causa das próprias gravações das suítes. O.O
A de Rostropovich é especialmente ruim, na minha opinião. Ele mesmo não estava nada entusiasmado na entrevista para a Gramophone após a gravação. Falou que não era um especialista e tal. Só faltou dizer pra não comprar.
Vassily, podes me escrever por favor? Queria trocar algumas idéias sobre as tuas 96 gravações!