Johann Sebastian Bach – Suítes nos. 2 e 5 para violoncelo solo – Mstislav Rostropovich (1960)

400548280891Lembram quando postei a gravação tcheca das Suítes de Bach com Rostropovich e mencionei que a crítica execrou a versão que ele lançou pela EMI nos anos 90?

Pois é: no encarte da execrada gravação dos anos 90, o próprio mestre execrou sua tentativa anterior com essas venerandas Suítes, feita nos anos 50 e lançada pela Melodiya em 1960 – que é a que trago agora para vocês. Nela, Slava limitou-se às Suítes nos. 2 e 5, ambas em tom menor, que ficaram curiosas com o “som Rostropovich”, tão peculiar a quem sentou à mesa com Shostakovich e Prokofiev para burilar suas obras para violoncelo, era professor nos dois mais conceituados conservatórios da União Soviética e ainda tinha tempo para ser um livre-pensador e crítico aberto ao regime, preparando o terreno para seu banimento daquele país em 1974.

Acho que vocês odiarão esta gravação, em que as Suítes estão entremeadas por dois curtos excertos à guisa de bis. Fiquem à vontade, mas nunca percam de vista que este disco é raro e, até onde me consta, esta é a única fonte em que está disponível na rede – e o bom leitor-ouvinte, mesmo que os deteste, entenderá que o privilégio de escutá-lo talvez valha engavetar os resmungos que tiver guardados.

Искусство Мстислава Ростроповича (“A Arte de Mstislav Rostropovich”)

Johann Sebastian BACH (1685-1750)

Suíte no.  2 para violoncelo solo, BWV 1008
01 – Prelude
02 – Allemande
03 – Courante
04 – Sarabande
05 – Menuet I-II
06 – Gigue

Suíte Orquestral no. 3 em Ré maior, BWV 1068
07 – Ária (arranjo para violoncelo e orquestra)

Suíte no. 5 para violoncelo solo, BWV 1011
08 – Prelude
09 – Allemande
10 – Courante
11 – Sarabande
12 – Gavotte I-II
13 – Gigue

Toccata, Adagio e Fuga em Dó maior para órgão, BWV 564
14 – Adagio (arranjo para violoncelo e piano)

Mstistlav Rostropovich, violoncelo
Orquestra e pianista não identificados (capa danificada)
Gravação do selo soviético Melodiya em 1960

BAIXE AQUI — DOWNLOAD HERE

slava8Vassily Genrikhovich

2 comments / Add your comment below

  1. Grande Vassily, obrigado por esta primeira e bela postagem em 2016!
    Confesso que desta vez me entusiasmei com o Rostro. Um músico deste porte só temos mesmo que admirar, mesmo que às vezes discordando de algumas coisinhas.
    Feliz 20116 e que continue trazendo tanta coisa boa como em 2015, pelo que lhe somos tão gratos!
    Forte abraço

  2. É curioso porque o próprio Rostrô disse para a Gramaphone que sua integral para a EMI fez parte de um contrato com o qual ele não concordara inteiramente. Ou seja… Ele tinha uma relação muito hesitante com as Suítes de Bach. De minha parte, acho que ele deveria ter fugido delas.

Deixe um comentário