Ernesto Nazareth (1863-1934) – Obras para piano – Arthur Moreira Lima (2/2) – Série Discos Marcus Pereira

arthur-moreira-lima-ernesto-nazareth-1Completamos a coleção com os dois CDs que restavam da série (originalmente em quatro álbuns duplos) de Arthur Moreira Lima interpretando Ernesto Nazareth.

É curioso lembrar que Arthur não só já foi pop o bastante para ter seu programa na TV aberta (“Um Toque de Classe”, na extinta TV Manchete), mas que MÚSICA INSTRUMENTAL já tenha sido um tema suficientemente pulsante entre os brasileiros para ser abordado, entre novelas e comerciais de cigarros, no dito horário nobre:

Arthur sempre foi um top of mind entre os pianistas brasileiros, e assim continua mesmo entre pessoas que nunca viram um piano de perto. Isso talvez explique o imenso sucesso, entre outros, do seu “Piano na Estrada” e da coleção de discos que ele vendeu junto à revista “Caras” nos anos 90. Seu jeito bonachão de sempre, muito atencioso com os fãs, e sua postura cheia de bravado no palco, brandindo a cabeleira e fazendo gestos dramáticos, sintetizam talvez o que o público iniciante espera de um pianista e de um popstar – mais que, provavelmente, todas as notinhas no lugar.

Compreendo que estas sejam circunstâncias extramusicais e que muitos lhe torçam o nariz por isso. Como disse na postagem anterior, esta me parece uma opção deliberada do artista e que, mais ainda, ele é feliz assim. O que é realmente lamentável é as pessoas se esquecerem das gravações de Arthur no zênite de suas forças, como no belíssimo Noturno de Chopin a seguir, que ele tocou em Varsóvia como convidado do Concurso Chopin:

Vamos tentar encontrá-las?

ERNESTO JÚLIO DE NAZARETH (1863-1934)

ARTHUR MOREIRA LIMA INTERPRETA ERNESTO NAZARETH

Arthur Moreira Lima, piano

DISCO 3

01 – Bambino
02 – Crê e espera
03 – Tenebroso
04 – Favorito
05 – Perigoso
06 – O Futurista
07 – Plangente
08 – Dirce
09 – Subtil
10 – Quebradinha
11 – Meigo
12 – Espalhafatoso

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

DISCO 4

01 – Carioca
02 – Escorregando
03 – Adieu
04 – Sustenta a… nota
05 – Yolanda
06 – Elegantíssima
07 – Expansiva
08 – Janota
09 – Ouro sobre Azul
10 – Improviso
11 – Dora
12 – Pinguim

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

BÔNUS: Ernesto Nazareth interpretado por… Ernesto Nazareth (gravações de 1912 e 1930)

Vassily Genrikhovich

7 comments / Add your comment below

  1. Gratíssimo por estas preciosas postagens do nosso queridíssimo Nazareth com o também querido Moreira Lima. Lembro muito dele nos antigos Concertos para Juventude, aos Domingos de manhã, eram minha felicidade. Ele com suas caratonhas esquisitas e interpretações magistrais. Lembro agora que ele tem um disco tocando Bach, transcrições de peças para órgão. É espetacular. Decerto uma das melhores interpretações desse repertório. há muitos anos o assisti em Aracaju, já numa fase em que começara a abordar um repertório mais brasileiro, como arranjos de Noel Rosa e Pixinguinha. Grande pianista, que soube dar sentido à sua carreira e não permaneceu agradando aos que achavam que ele “deveria pertencer’ somente ao mundo
    chamado erudito.

  2. Será q sou a única vítima q não consegue acessar o post 2/2 do E. Nazareth?!?
    Vem a mensagem “This item is no longer available”, ou seja, pelo jeito cheguei tarde…

  3. maravilhosos post, estes e o tributo à marcus pereira!!!!! temos muitos LPs da gravadora com elomar, moreira lima. verdadeiros tesouros de nossa música. muito obrigado pelo presente!!!! por favor, os concertos para cemballo de bach com karl richter e os trio de korngold com o beaux arts! alias, se for possivel, tudo com os beaux arts!!!

Deixe um comentário