O Mestre Esquecido, Capítulo II (Chopin: Sonatas nos. 2 & 3 – Antonio Guedes Barbosa)

AntoÃÇnio Guedes Barbosa_ ChopinPUBLICADA ORIGINALMENTE EM 5/8/2015

O conteúdo dos comentários à postagem inicial desta série sobre Antonio Guedes Barbosa – aclamação unânime de seu talento, especialmente por aqueles que tiveram o privilégio de ouvi-lo ao vivo, e indignação uníssona com o que consideram um oblívio incompreensível – só atestam sua condição de mestre esquecido.

A admiração pela arte de Barbosa não se restringe aos melômanos mundo afora. Muitos pianistas renomados declararam abertamente sua tietagem, e de tal maneira que não seria exagero considerá-lo, assim como pioneiramente intitularam Leopold Godowsky, um “pianista dos pianistas”.

Na Idade da Pedra Lascada da internet, eu já era fã de Barbosa e divulgava com entusiasmo seu legado em diversos fóruns, a maioria deles dedicada a Chopin. Muitos melômanos antes irredutíveis em suas preferências – fossem elas artistas do calibre de Rubinstein, Cortot e Argerich – acabavam reconhecendo a grandeza das interpretações do brasileiro, especialmente a combinação de precisão e originalidade.

Anos depois, já na Idade do Bronze, recebo uma mensagem de e-mail:

“Prezado senhor:

Encontrei sua referência a Antonio Barbosa, um de meus pianistas favoritos, num fórum de internet dedicado a Chopin. Falava com Andre Watts outro dia e ele me perguntou o que afinal acontecera com Barbosa. Nós dois estivemos num recital de Barbosa totalmente dedicado a Chopin em New York muitos anos atrás. Eu lhe falei que pensava que Barbosa morrera jovem de um ataque do coração. Se o senhor tiver qualquer informação sobre sua morte, eu apreciaria muito se a repassasse.
Muito obrigado.
Sinceramente,
M. Perahia

Óbvio que implodi.

ooOoo

Fryderyk Francyszek CHOPIN (1810-1849)

Sonata para piano no. 2 em Si bemol menor, Op. 35
01 – Grave. Doppio movimento
02 – Scherzo
03 – Marche funèbre. Lento
04 – Finale. Presto

Sonata para piano no. 3 em Si menor, Op. 58
05 – Allegro maestoso
06 – Scherzo. Molto vivace
07 – Largo
08 – Finale. Presto non tanto

Antonio Guedes Barbosa, piano

BAIXE AQUI — DOWNLOAD HERE

Antônio Guedes Barbosa (1943-1993) não tem nem sequer uma página na Wikipedia - mas logo daremos um jeito nisso!
Antonio Guedes Barbosa (1943-1993) não tem nem sequer uma página na Wikipedia – mas logo daremos um jeito nisso!

Vassily Genrikhovich
Links reativados em 15/1/2021

16 comments / Add your comment below

  1. Cumé que é? O Murray Perahia mandou-lhe uma mensagem perguntando pelo Antonio Guedes Barbosa? E o que você fez? Teve uma síncope, batimento acelerado do coração? Respondeu e já aproveitou pra pedir o email do Andre Watts pra trocar umas figurinhas com ele?

  2. All of these Antonio Guedes Barbosa recordings in your blog are no longer downloadable. The server addresses at “pqpshare.com” get interrupted by loops of adware and blockers, and never start loading.

    Could you please move these treasures to Mega or some other server? Thank you for your beautiful work!

Deixe um comentário