Serguei Rachmaninov – Piano Concerto nº 3, Rhapsody on a Theme of Paganini – Matsuev, Gergiev, Mariinsky Orchestra

A dupla Gergiev / Matsuev gravou há alguns anos os três concertos para piano de Rachmaninov  e hoje trago estas gravações para os senhores .

Vou começar pelo final, pois adoro terceiro concerto. Para completar o CD temos outro peso pesado do repertório pianístico de Rachmaninov, a Rapsódia sobre um tema de Paganini.

Os outros dois CDs vai vir logo em seguida, quem viver verá.

01. Piano Concerto No. 3 op.30 – I. Allegro non tanto
02. II. Intermezzo – adagio
03. III. Finale – alla breve
04 – 28 Rhapsody on a Theme of Paganini in A minor op.43

Denis Matsuev -Piano
Mariinsky Orchestra
Valery Gergiev – Conductor

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

6 comments / Add your comment below

  1. Inesquecível o Rach 3, FDP.

    Veja o que diz a Wikipedia:
    “O Concerto para piano n.º 3 em ré menor, Op. 30 de Sergei Rachmaninoff (coloquialmente chamado de Rach 3) é um concerto famoso por sua demandas técnicas e musicais por parte do solista. O concerto leva a reputação de ser um dos mais difíceis de todo o repertório para piano.

    A peça é respeitada e até temida pelos pianistas. Józef Hofmann, o pianista para o qual o trabalho é dedicado, nunca a tocou publicamente, dizendo que “não era para ele”. Gary Graffman lamentou não ter aprendido este concerto enquanto era estudante, época em que ele “ainda era muito jovem para sentir medo”.

    E ainda foi tema de um filme muito bom cujo nome não me lembro mais!

    Um abraço,

    Avicenna

  2. Rachmaninov compôs 4 concertos para piano, além das famosas variações sobre um tema de Paganini. Há uma série de variações sobre um tema de Corelli, mas para piano solo. Uma das gravações clássicas do Rach #4 é a do Arturo Benedetti Michelangeli. Veja, por exemplo,
    https://www.amazon.com/Rachmaninov-Piano-Concertos-1-4-Sergei/dp/B00000427L

    Há muitas gravações maravilhosas do Rach#3, entre elas a da Martha Argerich e Chailly, a do Volodos e BP & Levine e a do menos famosos cubano santiago rodriguez.

    Abraços

    Mário Olivero

Deixe um comentário