Louis Spohr (1784-1854) – The Violin Concertos nº 14, 15 & 1 – Ulf Hoelscher, Rundfunk Sinfonieorchester Berlin

Louis Spohr viveu em uma época de transição, foi contemporâneo de Beethoven, Mozart, Haydn, Schubert, Schumann, Mendelssohn, e a lista continua. Todos o admiravam, e além disso foi um dos maiores violinistas de seu tempo, rivalizando com Paganini. E também lecionou durante toda a sua vida, formando dezenas, quiçá centenas de novos músicos. Ele já apareceu aqui no PQPBach algumas vezes. Sendo contemporâneo de todos estes mestres acima relacionados, deve até ter sido meio difícil de se destacar, talvez por isso seguiu a carreira de professor, mas volto a destacar que era muito admirado por todos, seja como compositor, enquanto solista ou professor.
O excelente selo alemão CPO contratou o violinista Ulf Hoelscher para gravar seus concertos para violino. São obras curiosas, destacando sempre mais a parte técnica, que oferecem diversas armadilhas para os solistas.
Neste primeiro CD que ora vos trago temos três concertos, os de nº 14, 15 e o de nº 1. Espero que apreciem, pois serão ao todo sete cds, somando quinze concertos, e algumas peças avulsas.

P.S. Segue anexo ao arquivo excelente booklet que traz maiores informações sobre o compositor e seu tempo. Vale conferir.

01. Violin Concerto No. 14, Op. 110
02. Violin Concerto No. 15, Op. 128 I. Allegro
03. Violin Concerto No. 15, Op. 128 II. Larghetto
04. Violin Concerto No. 15, Op. 128 III. Rondo grazioso
05. Violin Concerto No. 1, Op. 1 I. Allegro vivace
06. Violin Concerto No. 1, Op. 1 II. Siciliano
07. Violin Concerto No. 1, Op. 1 III. Polonaise

Ulf Hoelscher – Violin
Rundfunk-Sinfonieorchester Berlin
Christian Fröhlich – Conductor

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

Deixe um comentário