Robert Schumann (1810-1856) – Violin Sonatas – Ilya Gringolt, Peter Laul

CoverEstou débito com os senhores para completar a coleção de Beethoven. Porém, problemas pessoais alheios à nossa vontade estão impedindo de concluir.
Mas vamos trazer hoje uma delícia de CD com três obras primas, compostas por um dos mais perturbados gênios da história da música ocidental. Belíssima música, por sinal, e tremendamente bem tocada aqui neste CD. Sempre disse que para tocar estas peças os músicos tem de se doar, se entregar, cortar os punhos e sangrar. Estas notas pedem isso. É como se fossem um lamento, e no caso do op. 121, quase uma despedida. Assim o descreve o booklet do CD:

“Robert Schumann (1810–1856) was the arch-Romantic composer: his life, his eventual marriage to Clara, his mental collapse and death from syphilis all combine to paint a picture of the ultimate Romantic artist. He loved poetry and literature, he was a dreamer; inventive, original, full of ideas, and full of music that often seems to come from another more vivid and more magical world than our own. “

O violinista russo Ilya Gringolt e seu parceiro Peter Laul estão em perfeita sintonia aqui, um complementa o outro, e conseguem extrair da obra aquela emoção e aquela entrega que comentei acima. Os russos tem esta incrível capacidade de expressarem com intensidade suas emoções. E aqui temos três obras primas do romantismo, assim os dois podem se entregar de corpo e alma à elas.

01. Violin Sonata No.1 in A minor, Op.105 – I. Mit leidenschaftlichem Ausdruck
02. Violin Sonata No.1 in A minor, Op.105 – II. Allegretto
03. Violin Sonata No.1 in A minor, Op.105 – III. Lebhaft
04. Violin Sonata No.2 in D minor, Op.121 – I. Ziemlich langsam
05. Violin Sonata No.2 in D minor, Op.121 – II. Sehr lebhaft
06. Violin Sonata No.2 in D minor, Op.121 – III. Leise einfach
07. Violin Sonata No.2 in D minor, Op.121 – IV. Bewegt
08. Violin Sonata No.3 in A minor, WoO 27 – I. Ziemlich langsam
09. Violin Sonata No.3 in A minor, WoO 27 – II. Intermezzo
10. Violin Sonata No.3 in A minor, WoO 27 – III. Lebhaft

Ilya Gringolt – Violin
Peter Laul – Violin

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

Deixe um comentário