.: interlúdio :. Milton Nascimento – Milagre dos Peixes Ao Vivo (1974)

Esse post é uma homenagem à vereadora Marielle Franco, que lutou pelos Direitos Humanos e foi silenciada ontem.

(Diálogo com um estrangeiro)
– Não sei se você sabe mas por muitos anos o Brasil teve censura prévia para proibir canções consideradas subversivas.
– Como em vários outros países…
– Cortavam qualquer coisa que, na lógica dos militares, fosse contra a moral e os bons costumes.
– Na França isso aconteceu no governo do marechal Pétain, que colaborou com Hitler. Censuraram até o lema “liberdade, igualdade e fraternidade” e trocaram por “trabalho, família e pátria”.
– Por exemplo nessa música do Milton, Hoje é dia de El-Rey, as palavras subversivas tiveram que ser substituídas por laralara e ahê-lala. Ouve só.
-Essa era bem pesada hein!
– De uma letra gigante sobrou apenas “Filho meu…”
– Família, isso pode. Trabalho, família e pátria.
– É claro que era uma forma de dizer nas entrelinhas: Fui silenciado. Tinha uma letra aqui, que a censura mandou cortar.
– Mas por que entregavam letras assim se sabiam que não ia passar pela censura?
– Porque às vezes passava. Como explicar que Milagre dos Peixes tenha sido aprovada com versos como “eu apenas sou um a mais, um a mais / a falar dessa dor, a nossa dor”, isso na época em que os ditadores falavam em ‘milagre econômico’ industrial?
– Não perceberam. Nunca vi um censor ganhar o prêmio Nobel…
– O poeta Ferreira Gullar costumava contar sobre o dia em que militares invadiram sua casa e lá encontraram um livro intitulado Do cubismo à arte neoconcreta. Os militares leram a palavra cubismo e apreenderam o livro achando que tinha relação com Cuba.
– É como diz aquela antiga frase, a inteligência militar está para a inteligência como a música militar está para a música…
– E logo depois dessa canção censurada, Milton canta uma música de Vinícius de Moraes e Carlos Lyra, de belíssima letra, e o recado fica dado: a minha poesia você não rouba não.

Milton Nascimento – Milagre dos Peixes Ao Vivo (1974)
1 – A Matança do Porco
2 – Bodas
3 – Milagre dos Peixes
4 – Outubro
5 – Sacramento
6 – Nada Será Como Antes
7 – Hoje é Dia de El Rey
8 – Sabe Você
9 – Viola Violar
10 – Cais
11 – Clube da Esquina
12 – Tema dos Deuses
13 – A Última Sessão de Música
14 – San Vicente
15 – Chove Lá Fora
16 – Pablo

BAIXE AQUI — DOWNLOAD HERE

Pleyel

15 comments / Add your comment below

  1. Saudações trans-continentais!

    Há já alguns anos que sigo o vosso blog, com um acrescido interesse. Pelo extremo bom gosto da música partilhada (com especial enfoque na “música colonial”, relativamente conhecida na Pátria Lusa, pela qualidade dos textos e pelo delicioso tratamento que dão à nossa Língua comum, no fundo a nossa Pátria e o imenso e rico património que partilhámos. Obrigado, e bem hajam!
    Hoje porém, decidi pela primeira vez escrever algo. Pela acuidade do tema que introduz o álbum do Milton Nascimento.
    Não quero deixar de partilhar a minha solidariedade e a minha imensa consternação (genericamente partilhada por todos os democratas portugueses) pela bárbara execução da Marielle, e o que isso representa.
    Desejo ardentemente que os meus irmãos brasileiros encontrem o caminho da serenidade, da Paz e do Progresso.
    Abraços fraternos.

  2. Nestes dias de luto, vale a pena escutar Tiro de Misericórdia, do João Bosco e Aldir Blanc. O Aldir é o melhor letrista da MPB, como já disse a Elis, e com o Bosco, fez dezenas de músicas de protesto.

  3. #Marielle presente

    En la época de la dictadura en la Argentina, a un amigo mío la policía le pidió los documentos en la calle. Entre sus papeles tenía un carnet de CUBA (Club Universitario de Buenos Aires) y se lo quisieron llevar porque decían que era un documento cubano.

  4. Sou fã e visitante do blog desde que surgiu. Nesses tempos sombrios em que vivemos, é importante polinizar também solidariedade. Parabéns a vocês, mais uma vez. Marielle, presente! Não passarão!

  5. Acreditam que só agora eu vi este post? Muito trabalho e estudo. Importa que ainda dá tempo de parabenizá-los e também me solidarizar: #Marielle Presente!

  6. À todos aqueles que apreciam o disco,
    Existe um filme sobre o show Milagre dos Peixes Ao Vivo, que foi concluído há pouco. Tem 72 minutos de duração e está postado no site http://www.guesaaudiovisual.com na página http://www.guesaaudiovisual.com/MusicaPopularBrasileira/VideoMilagredosPeixesAoVivoPortugues.html
    Foi escrito também um livro para contar porque a edição final demorou tanto. Se tiverem mais interesse vá até a página http://www.guesaaudiovisual.com/Livros/Livros.html
    Espero que apreciem.
    Um abraço do
    Sérvulo

Deixe um comentário