100 anos de Leonard Bernstein — Johannes Brahms (1833-1897) – Violin Concerto, op. 77 in D Major, Concerto for Violin, Cello and Orchestra in A major, op.102 – Bernstein, Kremer, Maisky, WPO

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Nós, do PQPBach, estamos fazendo uma série de postagens em homenagem a este grande maestro, que completaria 100 anos em 2018. Estas postagens seguirão até a data de seu nascimento, dia 25 de agosto. 

Resolvi dar continuidade ao meu projeto em homenagem a Bernstein. Acho que ninguém aí se importa, né? Agora, então, vem um outro pacotaço, só com Brahms. É mole, ou os senhores querem mais? Já postei esta coleção há alguns anos atrás, mas os links se perderam no espaço cibernético.

Posso estar enganado, mas creio que esta foi a primeira gravação que comprei do Concerto para Violino de Brahms, ainda em LP, lá pelos idos dos anos 80. Os tempos eram outros, a grana era curta, e tinhamos pouquíssimas opções a disposição. Na minha cidade não chegavam discos de música clássica, então só podia comprá-los quando ia pra capital do estado, Curitiba. E foi lá que comprei esse LP, do qual que infelizmente já me desfiz.

O belíssimo concerto de Brahms dispensa apresentações, e já declarei como sou fascinado pela versão de David Oistrakh / Szell , gravação do final dos anos 50, versão essa que tenho como referência para este concerto. Mas Kremer mata a cobra e mostra o pau, e mostra que não foi por causa da cor de seus olhos que foi aluno do próprio Oistrakh. Que baita violinista !!!

Para completar o CD, Kremer e Bernstein juntam-se ao lendário violoncelista Mischa Maisky para encararem o Concerto Duplo. Um CDZAÇO, daqueles que merecem o selo de qualidade do PQPBach de IM-PER-DÍ-VEL !!!

01 – Brahms Concerto for Violin and Orchestra in D major, op.77 – I. Allegro non troppo
02 – Brahms Concerto for Violin and Orchestra in D major, op.77 – II. Adagio
03 – Brahms Concerto for Violin and Orchestra in D major, op.77 – III. Allegro giocoso, ma non troppo vivace
04 – Brahms Concerto for Violin, Cello and Orchestra in A major, op.102 – I. Allegro
05 – Brahms Concerto for Violin, Cello and Orchestra in A major, op.102 – II. Andante
06 – Brahms Concerto for Violin, Cello and Orchestra in A major, op.102 – III. Vivace non troppo

Gidon Kremer – Violin
Mischa Maisky – Cello
Wiener Philharmoniker
Leonard Bernstein – Conductor

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

10 comments / Add your comment below

  1. Olha só, comecou a saga Brahms+Bernstein então.
    Fantástico, sensacional, estupendo !!!
    Valeu FPP, valeu blog.
    Estou aguardando os próximos capítulos dessa saga.
    Só um detalhe, que capa de CD é essa? Achei estranhíssima, alguém sabe de onde tiraram essa pintura ?

    1. Essas gravações tiveram n reencarnações… ou melhor, reedições. Essa capa é de uma edição em uma coleção chamada Masters e, na linha da DG, as capas traziam pinturas de grandes mestres… Vai daí os caras foram ficando sem pinturas e começaram os desvarios… Dê uma espiada no Google com a entrada “Brahms Wiener Philharmoniker Bernstein” e coloque em “imagens” e verá as muitas vezes em que essas gravações apareceram…
      Falando em capas, gosto muito das capas da Hyperion… Mas, de vez em quando, o pessoal dá o que nos chamamos aqui, uma varada…
      Abraços!
      Mário

  2. Aí, pessoal, a página de vocês andou alguns momentos sob um ataque de hackers??? Seria por causa da capa do disco??
    Boa sorte!
    Abraços
    Mário

  3. Essa interpretação do Kremer é bem animal, acho uma das melhores!

    Quanto ao concerto duplo, não gosto muito, nem sei dizer qual a minha gravação preferida…

  4. Quanto tempo!!! e o guepardo continua na mesma posição!
    Eu sou pela seriedade das capas dos LPs(Cds). Estamos
    tratando de música erudita e não de pinturas insípidas.
    tchau

  5. dizem por ai que é uma chita e nao um guepardo… sei la… tambem nao gostei da capa.

    Fernand Edmond Jean Marie Khnopff (Grembergen, 12 de setembro de 1858 – Bruxelas, 12 de novembro de 1921) foi um pintor simbolista belga.

    Em “A carícia” (1896) representa o mito de Édipo e da Esfinge, representada por uma criatura com cabeça de mulher e corpo de chita (muitas vezes, erroneamente identificada como um leopardo). A utilização das chitas como animais de estimação exóticos é representada, por exemplo, numa peça de escultura art déco de cerca de 1925, da Wiener Werkstätte (oficina de Viena).

    https://artesehumordemulher.wordpress.com/pinturas-de-fernand-khnopff/

  6. Um padre está numa missão em África, quando lhe aparece pela frente um enorme leão faminto. O leão lambe os lábios e prepara-se para o atacar. O padre ajoelha-se e diz:
    – Meu Senhor, incute nesta fera sentimentos cristãos!

    E o leão:
    – Senhor, abençoai este alimento que vou receber!
    *******Rir é o melhor remédio*********
    abraços, Mário.

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