Mozart (1756-1791): Concertos para piano nº 9 e 20, Sonatas nº 5, 11, 15 / Beethoven (1770-1827): Concerto nº 5 – The Classical Novaes

Até meados do século XX, Mozart era considerado um compositor ‘ligeiro’. Feliz demais, diziam alguns. Para dar um ar de gravidade e não fazê-lo destoar música séria de Beethoven, muitos maestros e músicos antigos davam uma segurada nos andamentos. Os resultados são os mais diversos e dependem do gosto. Evito o Mozart de Karajan, mas adoro a Flauta Mágica com Klemperer e os concertos para piano com Michelangeli, apesar da lentidão. Nas últimas décadas uma galera mais jovem (hoje já velha…) como Abbado, René Jacobs, Immerseel e Brautigam tem estudado os documentos de época e tocado Mozart bem mais depressa, às vezes até exagerando no sentido oposto.

Estes 2 CDs mostram o Mozart de Guiomar Novaes como bem mais moderno e historicamente correto do que a média da época dela (destaque para o historicamente, pois em arte não deveria haver correto). Seus andantes andam sem parar, seus allegros são pura alegria, de modo que o concerto nº 20 em ré menor, por exemplo, dura quase cinco minutos a menos do que a gravação de Michelangeli. Nunca ouvi o Romanze deste concerto tão bonito e cantabile como o de Guiomar.

Por outro lado, não posso elogiar a orquestra, que soa pesada, antiquada e não tão nítida nessas gravações dos anos 1950. E o Beethoven de Guiomar é inferior ao Mozart. A leveza e o cantabile da pianista combinam mais com o austríaco do que com o concerto Imperador do alemão, embora tudo aqui seja de alto nível.

A assinatura de Guiomar exibia o “Pinto” de seu marido. Foto digitalizada pelo Instituto Piano Brasileiro

Como diz uma das resenhas da Amazon: Her Mozart was in a class by itself. Indispensable!

CD 1
Beethoven: Piano Concerto no. 5 Es-Dur Op 75 «Emperor»
1. I. Allegro
2. II. Adagio un poco mosso
3. III. Rondo allegro
Mozart: Piano Sonata no. 5 G-Dur K 283
4. I. Allegro
5. II. Andante
6. III. Presto
Mozart: Piano Sonata no. 11 A-Dur K 331
7. I. Andante grazioso
8. II. Variations
9. III. Minuetto
10. IV. Trio
11. V. Alla turca
12. VI. Allegretto
CD 2
Mozart: Piano Concerto no. 20 d-moll K 466
1. I. Allegro
2. II. Romanze
3. III. Rondo
Mozart: Piano Concerto no. 9 Es-Dur K 271 «Jeunehomme»
4. I. Allegro
5. II. Andantino
6. III. Rondo
Mozart: Piano Sonata no. 15 C-Dur K 545
7. I. Allegro
8. II. Andante
9. III. Rondo: Allegro

Guiomar Novaes – Piano
Bamberg Symphony Orchestra, Jonel Perlea (Concerto de Beethoven)
Vienna Symphony Orchestra, Hans Swarowsky (Concertos de Mozart)

BAIXE AQUI (DOWNLOAD HERE) ou aqui (or here)

bologna_mozart_1777
Mozart aos 21 anos, idade em que compôs o concerto ‘Jeunehomme’

5 comments / Add your comment below

  1. Que felicidade!! Finalmente irei ouvir o Imperador da Guiomar!!

    Isso à parte os Mozarts – compositor de que em princípio não gosto, mas sendo por Guiomar, e com tal descrição, tenho certeza de que terei prazer em ouvir!

    Muitíssimo obrigado desde já!

  2. Oi Ranulfus – não te captei a ideia…é burrice minha, ou em Debussy estão faltando os arquivos: Lindaraja e Marche ecossaise?
    Estou em dificuldade com o OneDrive. Não está funcionando totalmente. Quem souber de uma solução, contate-me!

    abraços
    .

    1. Oi Manuel, Lindaraja é em um movimento só, Marche Écossaise também. Os arquivos foram nomeados 3.1 e 5.1 para seguir o padrão, mas eles não têm um nome à parte o nome geral da obra.

      Ademais, o material não está no OneDrive, está apenas no Mega. Ontem eu tive dificuldade em baixar coisas do Mega, espero que seja uma dificuldade transitória..

      Por último, por alguma razão você acabou comentando sobre a minha postagem de Debussy aqui na postagem de Mozart do colega Pleyel… rs. Se quiser continuar a conversa, vamos nos mudar para os comentários da minha própria postagem, que tal?

      1. Ranulfus, peço desculpas pela salada mista que andei servindo. No caso do OneDrive eu reinstalei o software e sincronizei as paginas mas ele não inicia o download dos arquivos como sempre fazia.
        Dependendo do arquivo, uma vez baixo pelo Mega, outra vez pelo Media Fire…enfim, vamos aguardar!
        Abraços.

Deixe um comentário