Arvo Pärt (1935) — Henryk Górecki (1933-2010) — Galina Ustvolskaya (1919-2006) : Solo Piano Works

A capa deste álbum incomoda em três pontos: no design feio, no marketing e no esquecimento (ou será machismo?) de Ustvolskaya. A feiura da capa vocês podem perceber. O design é marketeiro pois coloca o nome de Górecki em caixa muito mais alta do que o nome de Pärt, que em 1994 — época do lançamento deste álbum — era menos conhecido que Górecki suponho eu. Esquecida pois mesmo as obras de Ustvolskaya ocupando a maior parte do álbum, o nome dela nem aparece na capa, só na parte de trás.

Mas apesar desses escorregões, é um álbum razoável.

As obras de Pärt vocês já estão cansados de ouvir. A sonata no. 1 e os quatro prelúdios de Górecki são tensos, imprevisíveis e violentos em alguns momentos. Algo que é inteiramente diferente da calmaria das obras de Pärt no começo do álbum, o que causa um estranhamento se ouvimos tudo em sequência.

Mas nada supera a deliciosa violência e tensão do piano de Ustvolskaya. Seus prelúdios dançam entre a leveza e a tensão. Se ouvirmos puramente os doze prelúdios, nos parece que falta algo na obra, como se estivesse inacabada. O álbum termina com a sonata no. 6 de Galina, tensa, densa e pesada. Tipicamente o estilo de Galina que assusta uns e leva outros ao gozo.

Arvo Pärt (1935):

01 Fur Alina

Variationen Zur Gesundung Von Arinushka
02 I: Moderato
03 II
04 III
05 IV: Piu Mosso
06 V
07 VI

Henryk Górecki (1933-2010):

Sonata No. 1
08 Allegro Molto, Con Fuoco
09 Grave Pesante E Corale
10 Allegro Vivace, Ma Non Troppo

Four Preludes
11 Molto Agitato
12 Lento-recitativo
13 Allegro Scherzando
14 Molto Allegro Quasi Presto

Galina Ustvolskaya (1919-2006):

Twelve Preludes
15 I
16 II
17 III
18 IV
19 V
20 VI
21 VII
22 VIII
23 IX
24 X
25 XI
26 XII

27 Sonata No. 6

David Arden, piano

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

Apesar de sua música ser anormalmente tensa, Galina sabia sorrir muito bem.
Apesar de sua música ser anormalmente tensa, Galina sabia sorrir muito bem.

Luke

10 comments / Add your comment below

  1. Desculpem-me, tanto PQP quanto Luke Chevalier. O post foi deste último, a quem dirijo as palavras anteriores (ora mantidas). Que mal há numa mulher que tem cabeça grande? 😉

  2. Resolvi baixar esse arquivo também para testar o One Drive e este foi o resultado:
    0 B/s – 114 MB de 126 MB.
    Resolvi pausar para tentar retomar o download, mas logo veio a mensagem “Erro de rede desconhecido”.
    Alguém mais teve este problema?

      1. Grato pela resposta, vou reinstalar o Firefox.
        Este “Erro de rede desconhecido” realmente tem um quê de sádico, como apontou o Charles Campos, pois quando o arquivo está para chegar, trava tudo e daí para a frente não há mais nada o que fazer, pelo menos não no Chrome.
        Coisas da Era Digital…

  3. Nunca consegui baixar os álbuns que você disponibiliza, Luke. Comigo sempre acontece esse problema reportado pelo Nelson. O que eu lamento bastante, tratando-se de Pärt. Qual o problema de disponibilizar esses arquivos pelo PQP Share?

  4. O problema é que para manter o servidor do PQPshare é preciso pagar uma quantia que por enquanto não posso arcar, já o OneDrive é gratuito. Acredito que o problema possa ser seu provedor de internet também, esse problema é bem recorrente entre os internautas por aí, com uma rápida pesquisa no google vocês podem encontrar outras soluções:
    https://goo.gl/cYMwSN
    A sugestão que lhes dei do navegador era uma, mas vocês podem tentar outras.

Deixe um comentário