John Adams (1947): Harmonielehre / The Chairman Dances / Tromba Lontana / Short Ride in a Fast Machine


IM-PER-DÍ-VEL !!!

Em termos de qualidade, creio que a trindade do minimalismo estadunidense seja formada por Reich, Riley e Adams. John Adams é daqueles caras que os críticos ouviram e logo disseram que ia desaparecer assim como chegou. Nada disso, muito pelo contrário. Adams já é figurinha comum no repertório das orquestras e, por exemplo, sua ópera Nixon in China tem sido repetidamente montada. Este disco — com luxuosa regência de Simon Rattle — mostra um repertório exuberante e dá ideia do tamanho de Adams.

(É claro que vocês sabem que Rattle pediu demissão da Filarmônica de Berlim, não? Fez bem. A liberdade de repertório que ele tinha na CBSO era o ar de que se alimentava. Esperamos que Rattle volte com outra orquestra e com tudo, novamente!).

John Adams (1947): Harmonielehre / The Chairman Dances
/ Tromba Lontana / Short Ride in a Fast Machine

1. Harmonielehre: Part I 17:29
2. Harmonielehre: Part II – The Anfortas Wound 12:26
3. Harmonielehre: Part III – Meister Eckhardt and Quackie 10:34

4. The Chairman Dances – Foxtrot for orchestra 12:47

5. Tromba lontana 4:07

6. Short Ride in a Fast Machine – Fanfare for orchestra 4:24

City Of Birmingham Symphony Orchestra
Sir Simon Rattle

BAIXE AQUI — DOWNLOAD HERE

Adams: um dia vocês vão ouvir falar MUITO nele
Adams: um dia vocês vão ouvir falar MUITO nele

PQP

8 comments / Add your comment below

  1. Adams é um gênio!!!!!! Ele é bom demais, e sua música é extremamente melódica.
    Obs: a terceira parte de Harmonielehre e The Chairman Dances são utilizados na trilha sonora do excelente filme “Um Sonho de Amor” (Io Sono l’amore). Vale ver.

  2. Pessoal, vcs têm o Harmonium também pelo Rattle?

    É que eu vi uma versão dele regendo no Youtube e achei IMPRESSIONANTE, mas não achei pra baixar (a interpretação do Rattle) em nenhum lugar 🙁

    Abraços.

    1. Existem diversos aplicativos que podem ser usados para baixar vídeos e até mesmo o áudio em MP3 do you tube.Eu utilizo o atube catcher downloader.Ele vem com um aplicativo chamado MP3 Downloader usado para extrair o áudio em mp3 do video.

      1. Sim, eu fiz isso para baixar o Momente de Stockhausen na versão que eu queria, mas esse vídeo que estou falando tem umas partes em que a música é interrompida pro Rattle falar numa entrevista… ou outro cara, nem lembro. Enfim, não é a música completa.

  3. Normalmente esquecido nas citações, o mais significativo expoente do minimalismo americano, eu creio, é o La Monte Young. Alguns, como Ed Strickland, consideram-no inclusive como o criador do movimento. De qualquer forma, criador ou não, é o mais louco e radical dos minimalistas, e o menos preso a fórmulas composicionais. O Terry Riley, inclusive, participou, no início dos anos 60, do grupo criado pelo Young para suas experimentações (algo como o “Teatro da Música Eterna”). Vale experimentar, apesar de ser difícil de engolir !

Deixe uma resposta