J. S. Bach (1685-1750): Concertos para Flauta

Um bom disco. Um daqueles concertos reconstruídos, o quinto de Brandemburgo e a Abertura Nº 2, com sua Badinerie de todos os celulares. O cravista inventa bastante na cadenza do 5º brandenburguês… É um pouco decepcionante para quem ama aquele solo, mas OK, estamos no fim-de-semana, não vamos nos exaltar. É engraçado como ficou bonito e atlético — à exceção de sublime Andante — o concerto reconstruído a partir de três Cantatas. Vale a pena baixar, sim.

J. S. Bach (1685-1750): Concertos para Flauta

1 Flute Concerto in B Minor (reconstructed by F. Zimei): I. [Allegro] (after Non sa che sia dolore, BWV 209: Sinfonia) 5:52
2 Flute Concerto in B Minor (reconstructed by F. Zimei): II. [Andante] (after Durchlauchtster Leopold, BWV 173a: Aria: Guldner Sonnen frohe Stunden) 9:03
3 Flute Concerto in B Minor (reconstructed by F. Zimei): III. [Allegro] (after Vereinigte Zwietracht der wechselnden Saiten, BWV207: Aria: Augustus’ Namenstages Schimmer) 3:34

4 Concerto in D Major, BWV 1050a, “Brandenburg Concerto No. 5, early version”: I. Allegro 7:33
5 Concerto in D Major, BWV 1050a, “Brandenburg Concerto No. 5, early version”: II. Adagio 1:28
6 Concerto in D Major, BWV 1050a, “Brandenburg Concerto No. 5, early version”: III. Allegro 5:07

7 Overture (Suite) No. 2 in B Minor, BWV 1067: I. Ouverture 10:16
8 Overture (Suite) No. 2 in B Minor, BWV 1067: II. Rondeau 1:46
9 Overture (Suite) No. 2 in B Minor, BWV 1067: III. Sarabande 3:00
10 Overture (Suite) No. 2 in B Minor, BWV 1067: IV. Bourree I-II 2:09
11 Overture (Suite) No. 2 in B Minor, BWV 1067: V. Polonaise – Double 3:53
12 Overture (Suite) No. 2 in B Minor, BWV 1067: VI. Menuet 1:18
13 Overture (Suite) No. 2 in B Minor, BWV 1067: VII. Badinerie 1:27

Ensemble Aurora
Enrico Gatti, maestro di concerto

Marcello Gatti, traverso

Enrico Gatti, violin
Rossella Croce, violin
Joanna Huszcza, viola
Judith-Maria Olofsson, cello
Riccardo Coelati, violone
Michele Barchi, harpsichord

BAIXE AQUI — DOWNLOAD HERE

Ô, Marcello, dá uma chamada neste cravista, aê.
Ô, Marcello, dá uma chamada nesse cravista, aê.

PQP

4 comments / Add your comment below

  1. Esse comentário não tem nenhuma relação com o post (que pretendo baixar!). Não sei se vocês usam o Last.fm, mas se usam sabem da dificuldade que é para colocar as tags nas faixas. Num cd do Bowie ou da Rita Lee é fácil, mas agora nesse cd, por exemplo, o “artista” é Bach, o maestro ou os músicos? Numa sinfonia, o compositor, o maestro ou a orquestra inteira?

    Que vocês recomendam/usam em suas músicas?

    1. Eu uso o iTunes.
      Me acostumei a mexer e escutar as músicas organizadas numa espécie de tabela. Acho muito bom, fácil de separar coisas por gênero, compositor, artista, ano, data de inclusão na biblioteca. Funciona bem na minha cabeça de engenheiro. É grátis. Tags eu conserto manualmente.

  2. Gosto desse disco aí, acho uma boa interpretação, que como diz o post, as vezes é meio incomum.
    Mas no final vale a pena.
    Outra coisa que recomendaria e que ouço bastante ultimamente é uma jóia da música instrumental brasileira. Esse disco, Em Concerto com Raphael Rabello e Armandinho, certamente pode ser considerar um clássico absoluto da música brasileira. Fato curioso: há uma apresentação dos artistas recitada por ninguém menos que Gilberto Gil na primeira faixa (diga quem já conhece o disco se esse recitativo é ou não é um poema?). Recomendo demais essa gravação ao vivo, ambos artistas ótimos em solar e em acompanhar solos. Verdadeiros mestres de seus instrumentos. O repertório é sensacional, tem músicas e texturas de Espanha, música clássica, bossa nova, choro é outras coisas mais, tudo marcado inequivocamente com um toque brasileiro.
    Alguém aí do blog conhece?

  3. Por favor, seria possivel enviar uma lista de outros sites de musica classica com acervos semelhantes ao seu? Eu me lembro que voces costumavam incluir os links de alguns excelentes sites.

    Obrigado

Deixe uma resposta