Pyotr Ilyich Tchaikovsky (1840-1893) – Liturgia de São João Crisóstomo, Op. 41 – NOVOS LINKS


POSTAGEM ORIGINAL DE CARLINUS EM 8/5/2010, NOVOS LINKS FORNECIDOS POR VASSILY E AVICENNA EM 27/8/2015

Dia desses, nosso SAC recebeu um pedido para revalidar a linda Liturgia de São João Crisóstomo, de Tchaikovsky. Não tinha a gravação postada pelo Carlinus, então tive que recorrer a uma das duas de que dispunha. A de melhor som é aquela moderna da Hyperion, com os Corydon Singers, mas achei que o sotaque russo desta envolvente gravação soviética da Melodiya lhe conceda uma vantagem considerável.

 

Vassily Genrikhovich

POSTAGEM ORIGINAL DE CARLINUS EM 8/5/2010

O segundo post em homenagem a Tchaikovsky é a – não muito conhecida – Liturgia de São João Crisóstomo. Trata-se de uma obra de beleza incomum.  A audição desta liturgia nos remete aos desertos, aos monastérios do início da era cristã. Segundo a História, Crisóstomo (cognominado “o boca de ouro”, pelo poder de sua oratória), um dos pais da igreja cristã do oriente, teria elaborado esta liturgia a partir da Liturgia de São Basílio. Esta liturgia compõe, juntamente com a Liturgia dos Dons Pré-Santificados, as formas de celebração eucarística do rito bizantino. A Liturgia de São João Crisóstomo é usada na maior parte do ano litúrtgico das igrejas orientais. A grande questão é que este CD imprime profundos efeitos na alma do ouvinte. A última vez que senti efeitos tão marcantes em minha interioridade foi quando comecei a ver ao filme São Jerônimo, do diretor brasileiro Júlio Bressane. A película de Bressane é cheia de arrebatamentos místicos, de simbolismos metafísicos. Não é brincadeira ouvir uma peça destas. A alma  necessariamente solitária gravita em busca de paisagens idílicas.  Não deixe de ouvir este CD e se transformar num eremita, num ermitão, que não se corrompe com o ouro e com a prata oferecida pelo mundo. Mas se volta para os valores etéreos, de possibilidades arrebatoras. Minha nossa! Hoje eu estou impossível. Chega!

Quem quiser conhecer a LITURGIA

Carlinus

 

51AvKAaqFiLPyotr Ilyich Tchaikovsky (1840-1893) – Liturgia de São João Crisóstomo, Op. 41

1 – Amin. Gospodi pomilui
2 – Slava: Edinorodniy Syne
3 – Priidite, poklonimsya
4 – Alliluiya
5 – Slava tyebe gospodi
6 – Kheruvimskaya pyesn
7 – Gospodi pomilui
8 – Veruyu vo Yedinago Boga Otsa
9 – Milost mira
10 – Tyebe poyem
11 – Dostoino yest
12 – Amin. I so dukhom tvoyim, Gospodi, pomilui
13 – Otche nash
14 – Khvalitye Gospoda s nebyes
15 – Blagoslovyen gryadiy vo imya Gospodnye

Coro de Câmara do Ministério da Cultura da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas
Valery Polyansky, regente

BAIXAR AQUI (link de Vassily)

15 comments / Add your comment below

  1. Meu Deus, Carlinus!!! Essa obra é o que há. Um achado pelo qual dou meus parabéns. Da primeira vez que a ouvi não acreditei que fosse de Tchaikóvski, tamanha a transcendentalidade que guia essa partitura.

  2. Espero que continue a chegar mais e mais obras de Piotr Ilitch Tchaikovsky… Este é um preciso site. Sinceramente, obrigado.

  3. Este santo não foi aquele cujas relíquias o finado João Paulo II devolveu ao patriarca de Constantinopla, que tinham sido roubadas e trazidas ao Ocidente pelos cruzados? Depois de uns 800 anos, vai saber se eram as mesmas relíquia…Até esqueço, a Rússia segue o rito bizantino, são ortodoxos orientais! Desculpe a inutilidade do comentário, é que faço história e sou fascinado por Bizâncio…Vou baixar, me interessou! rs

  4. Cara, vida eterna ao site!!!

    Conheço pouco de música erudita, e além do mais tenho que estudar muito para medicina.

    Resolvi juntar o útil ao agradável; vou usar os cds de musica clássica para me manter acordado nos momentos de maior cansaço.

    PARABÉNS!

    1. Somos dois então Nícolas, estou estudando muito para medicina também, e faço o mesmo que você. Pena que aqui tenho que escutar baixinho pois não há quem compartilhe meus gostos musicais. Me acham um chato, hehehe.

      Boa sorte no vestibular, ok?

      Abraços.

  5. ô Dotor pqpbach, ô senhô não teria aí na fonte do seu tezouro a sinfonia inacabada (Nº07) do tataravô tiacóvisqui pá postá pá eu? hein, o senhô tem?

    Ass:. Eu, Pantaleon, pela canonização de pqpbach.

  6. Obrigado, pessoal!

    Eu que tinha pedido, um tempo atrás, no SAC! Valeu, vocês são demais, eu peço uma gravação, vocês já vêm com duas!

Deixe uma resposta