Guia dos Instrumentos antigos 8/8 – Classicismo + LIVRO 200 pág. [link atualizado 2017]

ES-PE-TA-CU-LAR !!!

Livro com oito CDs fenomenalmente cedido pelo internauta Camilo Di Giorgi! Não tem preço!!!

Os arquivos foram todos renomeados e o livro tem o texto reconhecível graças ao trabalho do Igor Freiberger! Mais uma contribuição impagável!

Tem na Amazon: aqui.

Chegamos, após uma semana toda de deleites arcaicizantes, à última, derradeira e gloriosa postagem desta série!

Espero que para vocês, nossos estimados usuários-ouvintes, esse passeio pela música com instrumentos de época tenha sido tão prazeroso quanto o foi para mim.

E hoje, neste ensolarado dia das mães (pelo menos aqui na cidade da minha, no pujante interior de paulista – aliás, previsão de sol, porque eu escrevi o texto na véspera), brindemos a completude desta pequena mas valorosa coleção com mais pesos-pesados como Haydn, Mozart e Beethoven, primorosamente escolhidos e executados por instrumentistas dos mais gabaritados.

E, como prometido inicialmente, sege, logo após o link para o 8º CD, o enlace para o riquíssimo livro dos instrumentos, uma pesquisa minuciosa e de uma qualidade inquestionável.

Esquema do funcionamento de um órgão de foles na página 152.
Na página 114, uma iluminura com uma gaita de foles e uma Musette de Cour, utilizada na faixa 14 deste CD.

Essa sequência de superlativações não é à toa: estamos diante de um material estupendo, que auxiliará muitos profissionais e amantes da música a conhecerem e ensinarem outras pessoas a se apaixonarem ainda mais por esse universo maravilhoso!

Ouça! Leia! Estude! Divulgue e… Deleite-se, sem medida!!!

Guide des Instruments Anciens – CD8
Classicismo

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE (CD8) 184Mb

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE (Livro/Book) 59Mb

Pronto! Finalmente toda a coleção está aqui: CD1CD2, CD3, CD4, CD5, CD6 e CD7. Ouça!

Partituras e outros que tais? Clique aqui

Tão bom quando vocês comentam… Pode comentar, pessoal!

– Ó, disse pra eu ficar à vontade, já fui ficando, tá?

Avicenna & Bisnaga

21 comments / Add your comment below

  1. Eu esperava ter o livro para abrir os arquivos musicais. É realmente fantástico, cada instrumento com a suas imagens, e todas essas ilustraçoes antigas… As traduções simultâneas (na mesma página) são muito práticas para confirmar (com Inglês e Francês no meu caso) o que foi lido. O mais cedo possível, eu començo de ouvir cd a cd lindo os textos simultaneamente. Obrigado a Bisnaga e Avicenna e ao colaborador Camilo di Giorgi por esta contribuição tão útil.

    1. Espero termos mais materiais como esse para postar futuramente. é de grande valia para todos os que trabalham com música, direta ou indiretamente.

  2. Bom primeiro quero agradecer pela magnifica postagem, estou endoidecendo aqui, é mito, mas muito bom mesmo… Agora.. Como assim tem o Vol 2??? Em estado de choque aqui.. Se acontecer a postagem do Vol 2 também, prometo fazer um altar pro Bisnaga e outro pro Avicenna 😀

    1. Ah, Rogério…
      Eu vi que tem um volume 2 dessa coleção, cons instrumentos de 1800 a 1950, mas nem eu tenho nem o Camilo Di Giorgi que nos passou disse ter.. Como eu o queria… 🙁

  3. Prezado Bisnaga,

    Desculpar a preguiça! Não basta o fabuloso presente que ganhamos!

    Na medida em que ia baixando os cd’s fui fazendo as devidas correções das faixas; tão fácil! Não fiz mais do que a minha obrigação.

    Mais uma vez, muitíssimo obrigado pelo Maravilhoso presente!

  4. Todos ficamos gratíssimos, ao compadre Bisnaga e ao queridíssmo Sr. Avicena, pela imensa generosidade de nos trazer esta série de postagens. Um material de grande beleza, erudição e importância musicológica. Parabéns ao PQP Bach por mais este vitorioso ponto em favor da disseminção da música, da cultura, da civilização.

    1. Seguimos, há oito anos e meio, fiéis ao propósito de “polinizar a beleza pela blogosfera”, como já afirmou o sumo-sacerdote PQPBach no estatuto do site.
      Creio que temos conseguido, com desdobramentos empolgantes de gente que conheceu, disseminou e repercutiu as pérolas que desvalvamos aqui.
      Fico extremamente contente com isso!

  5. Realmente, estão de parabéns! Essa coleção é para ser apreciada calmamente… Vou dividi-la com um amigo que gosta muito de música, mas não tem muita facilidade em baixar essas coisas dos sites.
    Mais uma vez, ótima postagem!
    Abraços
    Mário

  6. A coleção é fantástica. Obrigado pela excelente postagem.

    Como sou ligeiramente maníaco, organizei os discos corrigindo o nome dos arquivos e padronizando os dados IDv3. Também criei capas numeradas a partir da capa do livro. Se vocês acharem útil compartilhar essa versão, por favor me digam como fazer. Seria um prazer colaborar.

    1. Igor!
      Você é mais doido que a gente!
      Rapaz, se você puder subir em algum HD virtual, eu baixo aqui, subo no PQPShare e troco os links, e, claro, te dou crédito do seu trabalho.
      Se quiser mesmo se dar a esse trabalho, me avisa pelo [email protected].

      Um grande abraço.

      1. Finalmente acabei de subir os discos. O link para o disco virtual e outros dados foram enviados para o email informado. Aproveitei e também converti o livro, que originalmente é um PDF só com imagens, para um PDF com texto reconhecido. Com isso, é possível selecionar e copiar o texto para usar em algum serviço de tradução automática.

          1. Tem alguns programas que fazem isso. O mais usual é o Acrobat (não o Reader, leitor gratuito, mas o Acrobat completo). A não ser que o PDF esteja protegido, dá para editar quase tudo. Para Windows, tem também o FoxIt Phantom, muito bem conceituado. E para Mac, uma alternativa barata e de qualidade é o Nomad.

            Mas se você precisa converter apenas alguns PDFs, não vale a pena gastar dinheiro com isso. Entra em contato comigo que faço a conversão.

            Acrobat: https://acrobat.adobe.com/br/pt/acrobat.html
            FoxIt: http://www.foxitsoftware.com/portuguese/products/phantomPDF/
            Nomad: http://sintraworks.com/index.php/sintraworks/pdfnomad_home/

  7. Atrasado na postagem, mas não omisso: grato, meus caros Bisnaga e Avicena, pela octena!!! É que fiquei tão devoto que acabei esquecendo-me de manifestar a gratidão… Que feio de minha parte…

Deixe um comentário