Franz Schubert – Symphonies nº8 & 9 – Leonard Bernstein, Concertgebow Amsterdam

Leonard_Bernstein-Schubert_Mendelssohn_SchumannDuvido que alguém em sã consciência não tenha especial predileção por estas duas obras primas de Schubert, as sinfonias de nº 8 e 9.  Particularmente, tenho verdadeira adoração pela oitava, principalmente devido ao seu misterioso primeiro movimento, denso, angustiante por vezes, e de uma beleza ímpar. Já ouvi diversas interpretações, todas excelentes, e já declarei aqui mesmo minha veneração pela gravação que o bom velhinho Güenther Wand realizou. Está ali tudo o que quero destas sinfonias.
Já no final de sua vida, Lenny Bernstein realizou uma série de gravações pela DG, com diversas orquestras, e essas leituras de Schubert que ora vos trago com certeza estão entre as melhores que já tive a oportunidade de ouvir. Além de ser um maestro sempre inovador, ele contou com a parceria da Orquestra do Concertgebow de Amsterdam, o que por si só já é uma referência. O som das cordas desta orquestra sempre me deixa arrepiado.
Esse cd faz parte de uma coleção recentemente lançada pela DG, que traz exatamente estas últimas gravações do mítico maestro norte americano. São dezenas de cds, e vou trazer alguns de vez em quando. Vale cada centavo gasto em sua aquisição. Mostra um maestro em sua plenitude e maturidade, com identidade própria, e que nunca temeu as dificuldades que apareceram a sua frente.

1. Symphonie nº 8 – 01-1 Allegro moderato
2. Andante con moto
3. Symphonie nº 9 – 1 Andante-Allegro ma non troppo
4. 2 Andante con moto
5. 3 Scherzo Allegro vivace
6. 4_Allegro_vivace

Concertgebow Amsterdam Orchestra
Leonard Bernstein – Conductor

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

FDPBach

1097881583_850215_0000000000_sumario_normal
Leonard Bernstein – Um grande maestro, sem dúvida alguma

 

6 comments / Add your comment below

  1. Olá, muito obrigada pela postagem. Há algum tempo descobri em Schubert meu compositor favorito. Portanto, não hesito em baixar tudo o que você recomenda e tão generosamente disponibiliza.
    Meus mais sinceros agradecimentos.

  2. Caros,
    obrigado pela postagem, vou baixar e ouvir com atenção. E aproveito para lhes perguntar sem têm a versão dessas sinfonias com o Mackerras e a Orquestra da Época do Iluminismo, que ainda traz de presente a graciosa Sinf. 5. Para mim a melhor interpretação dessas maravilhosas obras.

  3. A sinfonia que me fez gostar de música clássica. Lembro-me que tinha um LP da Vox com as sinfonias: 8ª de Schubert na face B, e a 40ª de Mozart na A. Orquestra Sinfónica de Bamberg. Confesso que, talvez por serem as primeiras, essas sinfonias têm um lugar de topo na minha predilecção. Vamos ouvir pelo velho Bernstein. Até agora nunca ouvi uma versão de que não gostasse, mas confesso que adoraria ouvi-la dirigida pelo Fricsay. Como seria? Nunca a gravou, suponho. Mas como diz uma canção portuguesa ‘não há machado que corte a raiz ao pensamento’

  4. No seguimento do meu comentário anterior, acabei de ver, disponível no Youtube, a 8ª de Schubert pelo Fricsay (!!) Peço desculpa a todos pela minha ‘santa’ ignorância.

    1. Pois é, Rui, a produção do Fricsay foi impressionante, mesmo tendo morrido tão jovem. Eu recém adquiri uma caixa com toda as suas gravações pelo selo Deutsche Grammophon e ali está sua versão para a oitava de Schubert. Ainda não tive a oportunidade nem tempo para ouvir, mas tenho certeza de que deve ser fantástica. Fricsay tinha o toque de Midas, tudo o que tocava virava ouro.

Deixe um comentário