Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) – Clarinet Concerto n°1, in A major, K. 622 – Franz Krommer – Clarinet Concerto, in F flat major, op. 36 – Sharom Kam, Württembergisches Kammerorchester Heillbronn – Jörg Faerber

411Lrl-pL3LEsse é o segundo cd da coleção da clarinetista Sharon Kam. Aqui temos a obra prima mozartiana, o Concerto para Clarinete K. 622, última obra composta pelo gênio de Salzsburg. A outra obra é de um contemporâneo de Mozart, Franz Krommer. Mas a jóia da coroa mesmo aqui é o concerto de Mozart.
Gosto do timbre do clarinete de Sharon Kam, ele é suave, não agride os ouvidos, e o considero o ideal para essa obra de Mozart. A suavidade e delicadeza da melodia encaixa perfeitamente, tudo é correto, nada falta ou sobra. Música ideal para relaxar num final de tarde, depois de um dia cansativo. Músicos do porte de Karl Leister, talvez o maior clarinetista do século XX, ou mais recentemente Sabine Meyer, também realizaram gravações fundamentais dessa obra, e não temo em colocar estas três gravações no mesmo nível.
Mesmo sendo até então desconhecida por mim, assim como seu regente, a Württembergisches Kammerorchester Heillbronn faz um acompanhamento um tanto quando discreto, mas isso não a descredencia, talvez seja uma questão de escolha do maestro e até mesmo da solista. Um bom exemplo disso é o magnífico adagio mozartiano,  tão suave e delicado que parece muitas vezes que flutuamos entre nuvens. Mas, enfim, encontrar o equilíbrio entre solista e orquestra é o grande segredo de todas as interpretações, e neste cd Kam encontra em Faerber um parceiro à altura de seu talento.

1 W.A. Mozart – Clarinet Concerto in A major K. 622 – 1. Allegro
2 Adagio
3 Rondo_ Allegro
F.V. Krommer – Clarinet Concerto in E flat major op. 36 – 1. Allegro
2 Adagio
3 Rondo – Allegro moderato

Sharom Kam – Clarinet
Württembergisches Kammerorchester Heillbronn
Jörg Faerber – Conductor

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

FDPBach

3 comments / Add your comment below

  1. Obrigado, FDP, por mais esta grande postagem!
    Só uma observação: a Württembergisches Kammerorchester Heilbronn (Orquestra de câmara de Heilbronn em Württemberg) é, na realidade, uma das mais renomadas orquestras alemãs e acho que não mereceria ser simplesmente tachada de “completamente desconhecida” (se bem que por aqui …). Muitos grandes solistas, como Alfred Brendel, Martha Argerich, Kremer, Mullova, Mutter etc etc, já atuaram e gravaram com ela.
    Abraço!

    1. Barto, volto a reconhecer minha total ignorância com relação a esta orquestra. A desconhecia totalmente até ter acesso a essa gravação.

Deixe um comentário