PQPBach, 7 anos!

Eita!

Esse 2013 foi bastante atribulado para a equipe pequepiana e uma data muito especial passou batida: o dia 15 de Novembro. Para além de ser o dia da Proclamação da República (1889), é o dia do nascimento deste sítio (2006), data em que o chefão-sumo-sacerdote postou o Quinteto para Piano, Flauta, Clarinete, Trompa e Fagote de Rimsky-Korsakov, inaugurando uma sequência crescente de postagens que até a véspera desta aqui somavam 3.438! Os compositores avançaram para muito além do papai Johann Sebastian Bach (este blog que o homenageia nem começou com obra dele…) e as categorias que os marcam são hoje nada menos 1.233!

E durante essa viagem de 7 anos o PQPBach foi cooptando seguidores tais como FDP, CDF, CVL, Bluedog, Strava, Ranulfus, Carlinus, Avicenna, Gabrieldelaclarinet, Itadakimasu, Bisnaga e, este ano, o caçulinha: Das Chucruten. E o mais interessante disso tudo é que, apesar de nossa atividade ser de polinizar beleza pela blogosfera e suas margens, quem mais se diverte somos nós (vocês não fazem ideia do que é o nosso grupo interno de e-mails)! Cada comentário gera uma euforia! Abrimos nossas caudas de pavão a cada elogio! E quando o número de downloads é expressivo, passamos a mostrar o feito aos outros colegas.

Infelizmente não podemos nos dedicar ao blog tanto quanto gostaríamos, fazendo duas ou três postagens por dia, como alguns outros Blogs fazem. Temos nossas vidas, famílias, compromissos, trabalho. Nos dedicamos ao PQPBach de corpo e alma, mas dentro das nossas condições e possibilidades. Não estamos ganhando nada por isso, é o nosso hobby. Enquanto alguns jogam tênis ou praticam algum outro esporte nós do PQPBach passamos a maior parte de nosso tempo escolhendo cds para passar para vocês, lhes dando a oportunidade de ter acesso a este imenso e inesgotável mundo da boa música. É essa nossa paixão pela música nos impulsiona, que nos dá a força necessária para seguirmos em frente, apesar dos problemas de ordem técnica que por vezes enfrentamos, das broncas que temos de dar em alguns comentaristas devido a comentários por vezes impertinentes e até mesmo insultantes. Mas também entendemos que a grande maioria silenciosa, aquela que dificilmente se manifesta, às vezes por timidez, às vezes por não saber como nos apoiar, continua e continuará nos dando o alento necessário para continuarmos nessa nossa missão.

Claro, além disso tivemos ao longo desse tempo várias dores de cabeça com os provedores e HDs virtuais onde hospedamos os arquivos. Muita coisa aqui postada foi apagada, colegas perderam contas inteiras (e muito tempo de dedicação). Mas, se a gente esmorece um pouco com esses incidentes, em pouco tempo nos reorganizamos e tocamos em frente! Muitos blogs conhecidos, amigos e preciosíssimos fecharam, para nossa tristeza. Mas nós teimamos e continuamos, apesar de todos os tropeços, pois compartilhar boa música nos dá um prazer inominável. Talvez por esse motivo o PQPBach continue prezando por fazer suas postagens descontraidamente, com uma dose de humor, tirando um sarro da cara de louco do intérprete, da gostosura da musicista ou da feiúra do autor. Essa irreverência se tornou uma característica e um diferencial do site: não tem porque ser sisudo e chato pra falar de música clássica, uma coisa tão legal!

Com o tempo, com o aumento da quantidade e da variedade das peças e compositores aqui disponibilizados, o blog cresceu de forma tal que provavelmente o pai da criança, Peter Qualvoll Publizieren Bach, não imaginaria: o total de acessos está chegando aos 4,0 milhões e 30% deles é feito por usuários de outros países, que devem penar para entender o idioma português (língua lindíssima, mas difíííícil…). O PQPBach já foi citado em sites, revistas e jornais de vários países, e vira-e-mexe encontramos o blog sendo recomendado em cursos de música, graças ao repertório aqui depositado. Dá gosto!

Dessa forma, então, nós, da equipe do PQPBach ainda ativa, e claro, os que por aqui passaram (e que desejamos que voltem), desejamos a todos os nossos leitores um Feliz 2014 regado a muita música boa.

Um brinde! Que venham mais anos, mais músicas e mais descobertas! PQPBach: SETE Anos !!!

Bisnaga, Avicenna, PQPBach e FDPBach.

33 comments / Add your comment below

  1. Acompanho este blog desde seu primeiro ano, e apesar de raramente comentar sou imensamente grato pelo trabalho de vocês… Quantas descobertas, quanta beleza… Tenho aprendido muito com vossas postagens, sou muito grato por tudo. Desejo tudo de bom pra vocês em 2014. Obrigado.

  2. parabens PQP ! Acompanho diariamente os posts do PQP . Com os meus 65 anos , sendo mais de 50 como fanático de música clássica , consigo descobrir obras e compositores desconhecidos !Longa vida para o melhor site musical que eu conheço !!

  3. Excelente blog! Também os acompanho há um bom tempinho por indicação de um amigo meu (que, aliás, nem sei como agradecê-lo também por me apresentar a essa imensa obra prima que é esse blog!). Como disseram, também me encaixo nestes que pouco falam e postam no blog, mas independentemente disso, digo agora que, por todo esse tempo, vocês puderam me proporcionar uma imensa alegria ao poder desfrutar de um material tão excelente como este que vocês postam. De fato, um trabalho que realmente acredito que seja árduo, ainda mais por nenhum fim lucrativo, e sim por pura boa vontade. Mas, realmente, graças a vocês, uma imensa quantidade de pessoas puderam e podem se deleitar nesse estupendo universo erudito. Novamente deixo aqui a minha imensa gratidão por terem criado esse blog. Um excelente fim de ano, um feliz 2014 e que o PQPBach possa passar ainda mais desses 4 milhões!! Um abraço!

  4. Parabéns, pessoal, pelos 7 aninhos de vida!
    Blog extraordinário! Inteligente, instrutivo, divertido, difunde o melhor da cultura musical e leva verdadeiros tesouros à casa de quem estiver pronto para receber. Algo fantástico vem acontecendo nestes seus 7 anos atividades altruísticas! Obrigado e viva a Música!

  5. Acompanho o blog desde 2010 e sempre está no primeiro lugar de indicações para encontrar boa música. Não é exagero dizer que o PQPBach é melhor que qualquer site de BitTorrent, e quiçá qualquer outro blog por aí. Nele, vemos que a pessoa que posta o álbum, realmente o faz com paixão. Agradeço de coração à equipe do site por ter me proporcionado as melhores músicas da minha vida! (O repertório Barroco daqui é simplesmente estupendo! Lembro como se fosse hoje, a minha empolgação ao baixar As quatro estações interpretada pelo Il Giardino Armonico… Sem contar, que certas obras você só consegue encontrar uma gravação decente aqui, como por exemplo, a suíte Holberg do Grieg, que cá entre nós, está incluida no meu repertório obrigatório diário)

  6. Olá a todos dessa maravilhosa equipe de difusores da boa música!

    Sou um assíduo “downloader” do blog e peço desculpas por quase nunca comentar nada! Mas me redimo agora, resumidamente: PARABÉNS!!!! VOCÊS SÃO ÓTIMOS E O SERVIÇO QUE PRESTAM AOS AMANTES DA BOA MÚSICA É INENARRÁVEL!!!

    Um forte abraço,
    Robson Leitão

  7. Toda saúde e paz a vcs neste novo ano, grandes benfeitores da cultura, que com incomparável generosidade nos presenteiam com tantas maravilhas. Eternamente grato. Felicidades a todos vcs, que o Grande Pai João Sebastião os abençoe.

  8. Caros:
    Viva! Que belos foram esses 7 anos na companhia do PQP!
    Lembro-me que, ao encontrar o PQP numa busca por Arnold Schoenberg, compositor que venho apreciado muito, (enquanto escrevo estas ouço-o: ‘ Verklärte Nacht), lá pelos idos de 2008, eu achava que já conhecia o suficiente da música clássica… ah!ah!ah! que leviandade! Tampouco hoje posso afirmar isso!
    De lá pra cá foram muitos downloads diários, com uma avidez que beira a obsessão, prática que solidificou o meu gosto pela intensidade emotiva de Brahms, de Mahler (o adagietto da 5ª conduziu-me, sim! ao PQP!, pela inovação e energia de Bartók (e outros do leste europeu), pela religiosidade atéia inspiradora de Bach, pela intensidade libertando-se do classicismo de Beethoven, pela delicadeza de Tchaikovsky, pelo Mendelssohn além da Marcha Nupcial, pela alegria e melancolia de Vivaldi, do Barroco Profundo (pois extenso: 3000 obras!) de Telemann, pela perfeição admirável de Mozart e a não menos admirável de Haydn. Em acréscimo, pela compreensão e paixão por Villa-Lobos, especialmente por seus piano concertos e quartetos de cordas, e falando nesses, por Dvorák e enfim, e ainda não, por Rachmaninoff. É mister citar a Música Colonial postada por Avicenna, conterrâneo, salve! Que faz-me olhar para o interior do Brasil e suas igrejas. Isso posto de memória pois se revisar a lista de compositores irá dobrar.
    Permitam-me mostar uma de minhas pastas de música, oportuna na comemoração desses 7 anos on-line:
    “Arensky – Trio Op 32, Rimsky-Korsakov – Quinteto (1876) (1º Post PQP)”
    De todos os seguidores baixei as postagens, uns mais outros menos, pequei algumas vezes em escrever “obrigado por mais essa postagem”, noutras, arrependido, escrevi “ obrigado! obrigado!”
    De minha parte, sem querer ser leviano, pois reconheço o esforço de vocês, e também sem querer comparar sacrifícios, também tenho minhas lutas, algumas vezes ligo o PC, disparo o download e saio; em outras, só no final da noite posso sentar-me diante do PC para acessar o PQP. E o tempo todo levo comigo a música em meu MP3, no carro, no ônibus, onde puder.
    Enfim, se às vezes penso em ficar um dia sem internet, já lamento: mas daí não vou poder acessar o PQP?! Como fico?!
    Permitam-me, antes que mais coisas venham-me à memória, juntar a minha taça à de vocês e partilhar desse brinde, no limiar do novo ano, desejando outros 7 anos à bela missão de Peter Qualvoll Publizieren Bach e sua Equipe.
    Viva! Que os vindouros 7 anos sejam tão encantadores, na companhia do PQP, quanto os últimos!

  9. Acompanho vocês desde 2010. Tenho 77 anos e sempre apreciei a música, popular, religiosa e clássica. Conhecer vocês foi um achado maravilhoso, pois me permitiu alargar muito meu horizonte musical. Parabéns! Muito obrigado! Votos de muitos e felizes ‘anos novos’!
    Abraço todos, especialmente Avicena com quem mantive contato e me presenteou com um preciosíssimo DVD. Aguardo as postagens do ano que vem!

  10. Estou com vocês estes mesmos 7 anos e posso lhes garantir que sou um músico mais feliz graças a vocês. As postagens me lembram o quanto é importante minha profissão e o quanto ela me estimula… divulgo esse site a todos que conheço, e o retorno é sempre: “cara como é que eu não conhecia isso antes…” então, muito obrigado a todos que fazem este Blog, vida longa à ele e seus administradores, FELIZ ANO MUSICAL NOVO!!!

  11. Sou daqueles frequentadores que ficam só olhando escondido, não comenta nada. Mas tenham certeza que muito tirei daqui e muito passei para outros amigos.

    Parabéns!

  12. À família PQP,

    Meus parabéns pelos sete anos! Que se dupliquem, tripliquem, quadrupliquem…
    Uma de minhas rotinas diárias é visitar este maravilhoso blog.
    Long live the PQP!
    Feliz 2014 para vocês e muito obrigado pelo inestimável serviço de polinização da beleza pela internet…
    Seu humilde servo,
    Rameau

  13. Parabéns: é o mínimo que se pode dizer e desejar a essa equipe. Claro que vocês são culpados por eu ter adquirido meu primeiro HD externo. Já fui logo para um de 2 TB. Mas não importa: será o primeiro de muitos e com imenso prazer. Em aula, ao citar alguma composição, sempre recomendo o blog de vocês e da maravilha que ele é. E é fantástica a força de vontade: acompanhei várias vezes as políticas de provedores (rapidshare) perda de outros (megaupload) e outros baratos mais. Mas sempre estiveram ali. Espero continuar por muitos anos os acompanhando. Mais uma vez parabéns e um 2014 com muitas postagens.

  14. Vocês formam uma orquestra afinadíssima e fazem a diferença no nosso planeta. Saúde a todos que o resto a gente vai dando um jeito.
    Um forte abraço do Dirceu com gratidão.

  15. Sou muito grato pelo que tenho aprendido e usufruído desde quando comecei a acompanhar este blog.É uma contribuição inestimável que vocês prestam a quem aprecia a música de qualidade.
    Ari

  16. Conheci o blog em 2007 e desde lá venho frequentemente dar uma espiada e uma baixadinha. Meus caros , que o trabalho – hobby – de vocês siga por muitos e muitos anos, estreitando os laços entre os apreciadores da boa música e mesmo não os conhecendo, digo por todos, creio, que os senhores são nossos amigos virtuais, de quem sempre estamos esperando aquela piada, aquele comentário divertido, e claro aquele IM-PER-DÍ-VEL!
    Grato e uma maravilhoso 2014 a todos vocês e suas famílias.

  17. Antes do PQPBach meu HD de música possuía cerca de 100GB de música popular internacional, cerca de 100GB de música popular brasileira e no máximo 300mb de música clássica. Hoje tenho orgulho de estar chegando aos 70GB de música clássica e caminhando pra ultrapassar meus antigos interesses por uma margem satisfatória. Muito obrigado a vocês, do grupo PQPBach por me abrirem tantas portas, por me incentivarem com seus textos a ouvir tanta coisa que eu consideraria desimportantes otherwise, por terem feito do meu ano um ano muito melhor. Feliz ano novo pra todos vocês!

  18. Conheci este blog há 3 anos, e desde então permaneço atento às novidades trazidas pelos colegas diariamente. Agradeço imensamente aos colaboradores que compartilham de seu arcabouço cultural para que muitos outros como eu possam amealhar obras de qualidade a seu repertório musical.
    Aos mantenedores, colaboradores, comentadores e demais participantes deste domínio virtual, meus desejos de felicidades, saúde, paz, e certamente de muitas descobertas neste ano que chegou. E que continuemos mais um ano juntos usufruindo de toda essa riqueza artística. Abraços a todos!

  19. Posso dizer que antes do PQP eu não sabia o que era música.

    Eu descobri não só música clássica, mas que ouvi-la é, de longe, o que mais amo.

  20. Eu pertenço a maioria silenciosa, muito raramente me manifesto. Entretanto sou grande admirador e usuário do blog há alguns anos. Mas hoje não pude resistir e escrevo para desejar os meus parabéns pela qualidade e dedicação, e que continuem nos trazendo boas músicas e histórias. Obrigado!

  21. Parabéns! O trabalho de vocês é fantástico. Muito obrigado por nos disponibilizarem tantas obras maravilhosas. E que o seu sucesso seja cada vez maior!

  22. só agradecer sempre agradecer pelo que pqp faz pela música e por nós ouvintes e admiradores desta música, pelo conhecimento que nos traz; obrigado e muitos e muitos anos de vida e FELIZ 2014.

  23. Belíssimo texto, disse tudo e muito bem dito! E a-do-rei a tirinha do Calvin! Está meio esquisito desejar um feliz 2014 em março mas não poderia deixar de comemorar aqui esses 7 anos da mais pura felicidade por ter a companhia de voces!

Deixe um comentário