Édouard Lalo (1823-1892) – Ouverture to ‘Le Roi d’Ys’, Violin Concerto in F major Op.20, Scherzo in D minor, Concerto russe Op.29 – Charlier, BBCP, Tortelier

front1-e1388097039498-1019x1024Acho que preciso da  ajuda dos senhores para tentarem me convencer que este cd merece as quatro estrelas e meia que os clientes da amazon.com lhe concedem. Tudo bem que Olivier Charlier não é um Itzhak Perlman mas muitas vezes me parece que ele meio que tenta tirar leite de pedra neste CD com obras de Édouard Lalo para violino e orquestra. Aliás, preciso confessar que depois de ouvir esse CD entendi porque a Symphonie espagnole é a obra mais gravada do francês. A abertura da ópera “Le Roi d’Ys” traz bons momentos, mas também não me convenceu. O Scherzo in D Minor é mais dinâmico, traz idéias bem desenvolvidas, assim como o Concerto Russe, onde Charlier pode mostrar um pouco mais o seu talento.
Mesmo o Concerto para Violino não é tão vultuoso e imponente quanto a Symphonie espagnole. Nem virtuosístico, eu diria, apesar de ter sido escrito quase que na mesma época da Symphonie, e de também ter sido composta para o grande Pablo de Sarasate, o grande violinista do século XIX, ao lado de Paganini e de Joseph Joachim.
Apesar das críticas positivas da amazon a respeito do CD, considero estas obras bem inferiores à Symphonie Espagnole. Tortelier também não em convence, parece meio apático, mesmo a frente da excelente BBC Philharmonic. Enfim, em minha opinião, um cd um tanto quanto tedioso. Mas deixo a critério dos senhores as considerações finais.

01. Ouverture to ‘Le Roi d’Ys’
02. Violin Concerto in F major Op.20, I. Première partie Adante – Allegro
03. Violin Concerto in F major Op.20, II. Deuxième partie Andantino –
04. Violin Concerto in F major Op.20, Allegro con fuoco
05. Scherzo in D minor
06. Concerto russe Op.29, I. Prélude – Allegro
07. Concerto russe Op.29, II. Chants russes
08. Concerto russe Op.29, III. Intermezzo
09. Concerto russe Op.29, IV. Introduction – Chants russes

Olivier Charlier – Violin
BBC Philharmonic
Yan Pascal Tortelier – Conductor

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

1 comment / Add your comment below

Deixe um comentário