Valentin Silvestrov (1937): Silent Songs

PQP,
é uma obra prima se não conhece.
abs
dr cravinhos.


O e-mail que o Dr. Cravinhos enviou não passava disso. E nem precisava. Como sempre faço, levei meses para ouvir o CD. Vou contar pra vocês, ele tem toda a razão. Silvestrov é um compositor erudito ucraniano. A maioria de seus trabalhos podem ser considerados neoclássicos. São tonais, delicados e melodiosos. São mais, são de alta densidade emocional, qualidade que Silvestrov considera sacrificada em grande parte da música contemporânea. “Eu não escrevo nova música. Minha música é uma resposta a um eco que existe em mim”. Em Silent Songs, Silvestrov pediu que “os intérpretes demonstrassem uma expressão de quem se rende a alguém ou a uma situação, uma expressão vencida, subjugada, mas sem psicologia”. A simplicidade de Martinov é fiel à intenção do compositor. É uma interpretação privada, ultracamarística, espantosamente bela e triste. Pena não termos os poemas cantados em russo. A nominata dos poetas revela bom gosto literário.

Estamos frente a uma das maiores coleções de lieder compostas no século XX. Ah, você duvida? Então baixe e ouça, tolinho.

IMPERDÍVEL!!!

Valentin Silvestrov (1937): Silent Songs (twenty-four songs), a vocal cycle in four sections on poems by classical poets for soprano or baritone and piano (1974-1977)

I. Five Songs on texts by: Evgeni Boratynski, John Keats, Alexander Pushkin and Taras Shevtschenko
1. Poetry heals the ailing spirit (Boratynski)
2. There where storms and bad weather (Boratynski)
3. La Belle Dame sans merci (Keats, russian by B. Levik)
4. Melancholy time! Enchantment for the eyes!) (Pushkin)
5. Farewell, o world! Farewell, o Earth) (Shevtschenko)

II. Eleven Songs on texts after Pushkin, Mikhail Lermontov, Fiodor Tjutshev, Percy Bysshe Shelley and Sergei Jessenin
1. What is my name to you? (Pushkin)
2. I will tell you with complete directness (Mandelstam)
3. I drink to the health of Mary’s health (Pushkin)
4. Through waving mists (Pushkin)
5. A solitary sail shines white (Lermontov)
6. I met you … (Tiutshev)
7. The isle (Shelley)
8. Indescribable blue, tender (Jessenin)
9. Autumn song (Jessenin)
10. Swamps and marshes (Jessenin)
11. Winter evening (Pushkin)

III. Three Songs after Lermontov
1. When the yellowing cornfield stirs
2. I go out alone on to the road
3. The mountain summits

IV. Five Songs on texts after Pushkin, Tiutshev, Ossip Mandelstam and Vassili Shukovski
1. Elegy (Verses composed at night, during insomnia) (Pushkin)
2. Chorale (God has taken all away from me in punishment) (Tiutshev)
3. Meditation (It is time, my friend) (Pushkin)
4. Ode (And Schubert on water) (Mandelstam)
5. Postludium (Don’t talk with sorrow about the dear companions) (Shukovski)

Megadisc MDC 7840/41 (2000)

Alexei Martynov, Barítono
Aleksei Lubimov, Piano

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

Silvestrov
Silvestrov: belíssima coleção de canções

PQP

22 comments / Add your comment below

    1. Nesse sentido, ouça – dentre os compositores brasileiros – Amaral Vieira, Daniel Wolff, Clóvis Pereira, Sergio Vasconcellos Corrêa e Ernani Aguiar

      …E algumas coisas de Marlos Nobre, Edino Krieger, Jorge Antunes, Liduíno Pitombeira e Eli-Eri Moura.

  1. Olá PQP e FDP. Estou curtindo demais o blog de vocês, parabéns pelo bom gosto, acervo e tudo o mais.
    Gostaria de deixar uma dica para vocês: uma versão diferente das quatro estações de Vivaldi, mesclando instrumentos mais tradicionais, como celo, violino, flauta, com guitarra, baixo,teclados, feita por um músico chamado Moe Koffman – encontrei esses dias na internet. O cara manda muito bem, vale a pena conferir – http://soundological.blogspot.com/2009/02/moe-koffman-four-seasons.html
    Um abraço !

  2. Hmm, eu ouvi os cds apenas uma vez mas alguma coisa me incomodou nesta música. Não é ruim de forma alguma, muito pelo contrário! Mas não sei, falta algo para mim. Irei reouvir em breve para não ser injusto e então emito uma opnião decente. Grande abraço a todos!

    PS: CVL, você conhece a obra do Mário Ficarelli? Ele foi meu professor em São Paulo e eu realmente acho sua obra incrível, sem puxa-saquice.

    1. Por incrível que pareça: não, Gilberto. Nunca consegui um CD sequer de coisas dele. Se você tiver algo digno de ser ouvido, pode me mandar. Abraço.

      1. CVL, eu tenho sim várias obras do Ficarelli em cd. Posso te enviar, por exemplo, as sinfonias, que são minhas obras favoritas e acho que você irá gostar. Me passe o seu email, por favor. Grande abraço!

  3. Boa Tarde
    Não esta dando para baixar essa obra…
    Poderia por fazendo um favor para baixar por outro lugar alem do rapidshare?
    Obrigado.

  4. A “mais maior coleção de lieder composta no século XX”… só se for em tamanho. Porque são ótimas, realmente, com um mistério prórprio e original. Mas no começo do século XX apareceram os últimos ciclos de lieder do Mahler, depois vieram outros do Schönberg, depois…

    Talvez a mais bela coleção de lieder da segunda metade do século XX. E parabéns pelo achado.

  5. Truly excellent blog! Please let me know if you happen to have the heavenly Silvestrov album “Sacred Works”. Label: ECM/New Series. Thank you ! Regards, Jan

  6. PQPBACH e DR.CRAVINHOS: mais um serviço público inestimável. Como é que essas coisas acontecem no mundo e é tão difícil a gente descobrir? Viele danke…

  7. E isso não é cantado em russo? o ucraniano é muito parecido – não consigo identificar . Será que se pode encontrar as letras em russo?

  8. Muito, muito obrigado. Conto nos dedos de uma mão os contemporâneos que suporto ouvir – Preisner, Arvo Part e agora Silvestrov. Espetáculo de beleza e expressão. Sempre cultivarei estas canções. Gratíssimo.

Deixe uma resposta