Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) – String Quartets – CDs 5 e 6 de 8 – Quartetto Italiano

Talvez os senhores não saibam que o nosso mentor, guru espiritual, PQPBach, está ausente do blog por um motivo muito nobre: está viajando pelo Velho Mundo, de onde já mandou notícias de Londres. Estará ausente até depois do Carnaval.

Portanto, a bola está nos pés dos demais membros do PQP, que se limitam a uns dois ou três, ocasionalmente quatro. Entendo que seus compromissos acabem afastando-os do PQP, afinal nem todo mundo tem tempo disponível. Eu mesmo, de vez em quando, preciso fazer algumas manobras para conseguir este tempo. Mestre Avicenna, por já estar aposentado, creio que não tenha esse problema. Biasnaga sofre com os problemas de sua internet de má qualidade, enquanto que Carlinus precisa tocar seu excelente blog, O Ser da Mùsica. Então sobra para o membro fundador, eu, FDPBach, preencher as lacunas. Tentarei na medida do possível. Se der tudo certo, concluo esta coleção dos quartetos de Mozart até o Carnaval, mas possivelmente deixarei postagens agendadas para aquele período, pois também preciso de descanso, e irei viajar para descansar, voltando apenas na quarta feira de cinzas.

Eis então os cds 5 e 6 desta excepcional coleção. Espero que apreciem..

CD 5

01 – String Quartet No.16 In E Flat Major, KV 428-421b – 1. Allegro Ma Non Troppo
02 – String Quartet No.16 In E Flat Major, KV 428-421b – 2. Andante Con Moto
03 – String Quartet No.16 In E Flat Major, KV 428-421b – 3. Allegretto
04 – String Quartet No.16 In E Flat Major, KV 428-421b – 4. Allegro Vivace
05 – String Quartet No.17 In B Flat Major, KV 458 ‘Hunt’ – 1. Allegro Vivace Assai
06 – String Quartet No.17 In B Flat Major, KV 458 ‘Hunt’ – 2. Menuetto. Moderato
07 – String Quartet No.17 In B Flat Major, KV 458 ‘Hunt’ – 3. Adagio
08 – String Quartet No.17 In B Flat Major, KV 458 ‘Hunt’ – 4. Allegro Assai

CD 6

01 – String Quartet No.18 In A Major, KV 464 – 1. Allegro
02 – String Quartet No.18 In A Major, KV 464 – 2. Menuetto
03 – String Quartet No.18 In A Major, KV 464 – 3. Andante
04 – String Quartet No.18 In A Major, KV 464 – 4. Allegro Non Troppo
05 – String Quartet No.19 In C Major, KV 465 ‘Dissonance’ – 1. Adagio – Allegro
06 – String Quartet No.19 In C Major, KV 465 ‘Dissonance’ – 2. Andante Cantabile
07 – String Quartet No.19 In C Major, KV 465 ‘Dissonance’ – 3. Allegretto
08 – String Quartet No.19 In C Major, KV 465 ‘Dissonance’ – 4. Allegro Molto

Quartetto Italiano

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

FDPBach

17 comments / Add your comment below

  1. Obrigado por mais estes CDs! Esta série com o Quartetto Italiano está fantástica!
    Desta vez passou um errinho no título: Mozart nasceu em 1756 e não em 1758!
    Abraço

  2. Bom, pelo que me parece teremos um pouco menos de postagens até o Carnaval. Então o PQP tá em Londres? Se ele te contactar por e-mail, diga-lhe que eu lhe desejo uma boa viagem. E quanto à sua postagem, nada do que reclamar, FDP. Tá muito boa!

  3. Uai, mas não tem o Blue Dog na equipe também? Eu sei que ele não aparece muito, mas aqueles álbuns de jazz que ele arruma são insanos, no mínimo! (sem a intenção de denegrir a postagem do Sr FDP).

    1. Na verdade, Guilherme, nosso querido bluedog já está há mais de ano afastado. Tentamos de diversas maneiras fazer com que ele voltasse, mas tá difícil. Creio que a postagem que ele fez semanas atrás foi a primeira em mais de ano, se não estou enganado.

  4. FDP, que postagem! Parabéns! Antes dessa série post não achei esses quartetos de Mozart em lugar algum!!!

    Que bom que ainda temos a você, nesta ocasião de ausência do PQP.

    Acho que o quarteto é o gênero que atribui o pedigree do compositor, né?
    Como se fosse um instrumento de medida de aspectos fundamentais como: clareza de estilo/poder de construção musical/inventividade.

    1. Caio, realmente é difícil encontrarmos essa obra de Mozart numa integral. Sei que a DG tem em seu catálogo uma caixa com 6 cds creio na gravação do Amadeus Quartet, já tive inclusive a possilidade de acesso a esta coleção, não sei se é integral, mas acabei deixando de lado. Com certeza deve ser uma gravação excepcional devido à qualidade dos intérpretes.

  5. Postagens maravilhosas e há muito tenho o PQP Bach como sítio dileto. Estive fora do Brasil e ao voltar… meu Deus quantas surpresas de postagens. Também descobri o de Carlinus (O Ser da Música) muito recentemente: ótimo. Como professor tenho recomendado muito a alunos.

    1. Agracecemos os elogios, Marcelo, e sua indicação aos seus alunos. O Carlinus é uma grande figura, pena que participa tão pouco do PQP, mas entendemos seus motivos, vida de professor é fogo…

    1. Oi, Laís, que bom te ver por aqui novamente… vou dar uma olhada em casa, de noite, para ver o que aconteceu. Participe mais, você sempre foi uma de nossas melhores comentaristas e além disso também é uma expert na área.

  6. Bondade sua Luis… Acompanho na torcida esse maravilhoso blog… Não tenho tido muito tempo ultimamente, mas sempre com saudades do intercambio, com você o PQP e os demais…

  7. Mozart era um compositor sinfonico … ele teve que se disciplinar pra se resumir num quarteto, pois Haydn avisou a ele que um Mestre deveria saber compor em qualquer area (vocal, religiosa, sonata, concerto, solo, sinfonico e … CAMARA) … os ultimos quartetos são dedicados a … HAYDN, o pai dos quartetos de corda.
    Theophilous, Gottlieb ou Amadeus … sentia-se a vontade nos quintetos e ate nos divertimentos, nos quartetos o Mestre teve que resumir em quatro instrumentos toda sonoridade que emanava de seu espirto e mente.

Deixe uma resposta