Johan Halvorsen (1864-1935) – Orchestral Works, Vol. 4

E para concluir esta bela coleção trago o quarto CD, que já há algum tempo espera pacientemente sua vez para ser disponibilizado. Sempre é bom conhecermos coisas novas, não acham? E a música deste norueguês, amigo de Grieg, é muito bonita, sempre se utilizando de temas do folclore de seu país.Ouçam as belas Rapsódias Norueguesas, presentes neste cd, para entenderem o que estou falando.
A média de downloads dos outros três cds se manteve por volta de 110, o que é um número interessante, visto que pouca gente conhecia este compositor.
Neeme Járvi continua impecável, para variar, regendo a Bergen Philharmonic Orchestra, nos trazendo uma música leve, solta, sem pretensões, porém muito emotiva. Eu já comentei com os senhores que o próprio Halvorsen foi violinista e diretor desta mesma orquestra? Ou seja, a música de Halvorsen está no DNA da orquestra, assim como a música de Beethoven está no DNA da Filarmônica de Berlim, e a de Mahler, no DNA da Filarmônica de Viena ou da Orquestra do Concertgebow de Amsterdam.
Chove muito aqui em meu estado. Estamos em constante estado de alerta, com o temor de novas enchentes aqui em minha cidade. E não faz muito tempo, menos de um ano, que sofremos com uma, de trágicas proporções.
Mas tenho de ir trabalhar. Porém lhes deixo em boa companhia.

P.S. Abaixo do link, anexei uma foto da bela cidade de Bergen, Noruega. Paisagens para Halvorsen se inspirar não faltavam.

1 Rhapsodie norvégienne No. 1
2 Rhapsodie norvégienne No. 2
3 Brudefølget drager forbi
4 Passacaglia, Op. 20 No. 2*
5 Dance Scene from ‘Queen Tamara’
6 Symphonic Intermezzo from ‘The King’
7 Norsk Festouverture, Op. 16
8-12 Norske Eventyrbilleder, Op. 37

Melina Mandozzi violin*
Ilze Klava viola*
Bergen Philharmonic Orchestra
Melina Mandozzi leader
Neeme Järvi

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

 

FDP

0 comments / Add your comment below

  1. Após essa bela apresentação decidi ouvir com atenção cada uma das postagens, FDP. Adoro esses compositores nórdicos. Já há um certo tempo eu procuro as Rapsódias Norueguesas de Svendsen, mas até hoje não não encontrei. Até que achei um CD da Naxos na Amazon, mas não quis me envolver com trâmites burocráticos-financeiros de nível internacional. Abortei a compra. Mas ainda não me dei por convencido.

    Abraços!

  2. Só hoje baixei o arquivo, FDP. Eis ai uma música super-atraente, com esses toques folclóricos. Esse tipo de pós-romantismo me lembra muito certos filmes de Hollywood, pelo menos no que se refere aos clássicos cinematográficos que foram rodados nas décadas de 40 e 50.

    Acho que foi de um post seu que no ano passado baixei um disco com músicas escandinavas, com a Orquestra de Sófia. Ouço sempre esse disco, e acho que tambem ouvirei muito o Halvorsen.

    Obrigado por disponibilizar essas jóias no site PQP.

Deixe uma resposta