Frédéric Chopin (1810-1849) – Chopin Complete Edition – CDs 1 e 2 de 17 (novos links)


Durante muito tempo estive atrás desta coleção, desde que a vi disponível em algum destes blogs de compartilhamento de música, como o próprio PQPBach. E quando a consegui, fiquei muito feliz.
Não vou dizer que seja perfeita, as escolhas do pessoal da DG deixam a desejar, mas tem momentos que são simplesmente brilhantes. Outros, nem tanto. Cresci ouvindo Arthur Rubinstein tocando Chopin, e é difícil ouvir outro intérprete, depois de mais de trinta anos acostumado com a sonoridade do piano do bom velhinho, que até o final de sua vida foi um excepcional músico e intérprete. Mas aqui não temos Rubinstein, já que ele era artista exclusivo da RCA Victor. Nesta coleção de dezessete CDs temos gigantes do teclado, artistas da gigante DG, não tão grandes quando Rubinstein, porém satisfazem ouvidos mais exigentes. Porém em outros momentos, teremos decepções, reconheço antecipadamente. Para os que não satisfizerem, bem, existem dezenas, quiçá centenas de outras opções no mercado.
Os dois primeiros CDs trazem os concertos para piano, além de outras obras para piano e orquestra. Nos concertos, temos o então jovem pianista polonês, Kristian Zimerman, que se tornou um especialista no repertório, mas que também não se restringiu à obra de seu conterrâneo, encarando o repertório romântico com maestria. Enfim, no primeiro concerto Zimerman está ao lado de Kiril Kondrashin, creio que uma das últimas gravações do grande maestro russo. No segundo concerto, Zimerman está ao lado de Giuilni, na grande época em que este regente italiano esteve à frente da Filarmônica de Los Angeles. Dois grandes momentos, com certeza. O segundo CD traz obras menos conhecidas e executadas de Chopin, sendo Claudio Arrau o nome a destacar. Desconhecia até então Stefan Askenaze, que interpreta com vigor o “Rondo a La Krakoviak”. Zimerman retorna com estilo na “Grande Polonaise brilliante”, novamente ao lado de Giulini.

CD 1
Frederic Chopin – Piano Concerto No. 1, Op. 11 – 1 – Allegro Maestoso
Frederic Chopin – Piano Concerto No. 1, Op. 11 – 2 – Romance. Larghetto
Frederic Chopin – Piano Concerto No. 1, Op. 11 – 3 – Rondo. Vivace
Krystian Zimerman – Piano
Concertgebouworkest Amsterdam
Kiryll Kondrashin – Conductor

Frederic Chopin – Piano Concerto No. 2, Op. 21 – 1 – Maestoso
Frederic Chopin – Piano Concerto No. 2, Op. 21 – 2 – Larghetto
Frederic Chopin – Piano Concerto No. 2, Op. 21 – 3 – Allegro Vivace
Krystian Zimerman – Piano
Los Angeles Philharmonic Orchestra
Carlo Maria Giulini – Conductor

CD 2

Frederic Chopin – Variations on ‘La ci darem la mano’ op. 2
Frederic Chopin – Fantasy on Polish Airs, op. 13
Claudio Arrau – Piano
London Philharmonic Orchestra
Eliahu Inbal – Conductor

Frederic Chopin – Rondo a la krakowiak, op. 14
Stefan Askenase – Piano
Residentie Orkest Den Haag
Willem van Otterloo

Frederic Chopin – Andante Spianato and Grand Polonaise, op. 22_ 1. Andante Spianato. Tranquillo
Frederic Chopin – Andante Spianato and Grand Polonaise, op. 22_ 2. Polonaise. Allegro molto
Krystian Zimerman – Piano
Los Angeles Philharmonic Orchestra
Carlo Maria Giulini

CD 1 – BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
CD 2 – BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

FDPBach

0 comments / Add your comment below

  1. Desde que o megaupload extinguiu-se não havia onde conseguir a obra de chopin aqui no blog, somente fragmentos dela, visto que a maioria das postagens estava neste famigerado servidor. Eu, que nao tive oportunidade de fazer o download da obra antes da hecatombe, fico deveras agredecido pela nova empreitada.

Deixe um comentário