Karajan Conducts Tchaikovsky – CD 8 de 8 – Concerto for Piano & Orch. Nr.1 in B flat minor, Op.23, 04 – Tchaikovsky_ Concerto for Violon & Orch. in D major, Op.35 – Karajan, Richter, Ferras, BPO

Esta excelente caixa da DG acaba em grande estilo, trazendo os dois concertos mais famosos de Tchaikovsky com dois instrumentistas peso-pesados que dispensam comentários.
O Concerto para piano com certeza é o mais famoso dos concertos já compostos para este instrumento. Sviatoslav Richter e Karajan dão um banho nessa gravação. Richter foi um gigante dos teclados, e sua interpretação é tão coesa, não dando margens à especulações e dúvidas, que até hoje, quase cinquenta anos depois de realizada (é de 1963) ainda é considerada um dos grandes momentos da indústria fonográfica.
E para completar a caixa, outro peso pesado, o violinista Christian Ferras, interpreta o Concerto para violino. Emocionante, vibrante, atordoante, são adjetivos que cabem facilmente para este concerto e para a interpretação de Christian Ferras. Para fechar a caixa com chave de ouro.

Karajan Conducts Tchaikovsky – CD 8 de 8 – Concerto for Piano & Orch. Nr.1 in B flat minor, Op.23, – Concerto for Violon & Orch. in D major, Op.35 – Karajan, Richter, Ferras, BPO

01 – Concerto for Piano & Orch. Nr.1 in B flat minor, Op.23_ 1. Allegro non troppo e molto maestoso – Allegro com spirito

02 – Concerto for Piano & Orch. Nr.1 in B flat minor, Op.23_ 2. Andantino semplice – Prestíssimo – Tempo I

03 – Concerto for Piano & Orch. Nr.1 in B flat minor, Op.23_ 2. Allegro con fuoco

04 – Concerto for Violon & Orch. in D major, Op.35_ 1. Allegro moderato

05 – Concerto for Violon & Orch. in D major, Op.35_ 2. Canzonetta. Andante – attaca

06 – Concerto for Violon & Orch. in D major, Op.35_ 3. Finale. allegro vivacíssimo

Sviatoslav Richter – Piano

Christian Ferras – Violin

Berliner Philharmoniker

Herbert von Karajan – Conductor

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

FDPBach

11 comments / Add your comment below

  1. Engraçado que juntaram inglês “Concerto for” com francês violon, que signofica violino.

    Mas isso é trivialidade, aliás, perto de Ricther e Karajan qualquer coisa é trivial.

  2. FDP mencionou que o primeiro concerto é o mais famoso do gênero. Saibam que o fundador do Conservatório de Moscou, Nicholas Rubinstein, a quem seria dedicado o concerto, atacou-o com veemência, quando Tschaikowsky, que trabalhava para ele, apresentou-o ao piano em sua casa, numa reunião de amigos… Disse que, a rigor, duas ou três páginas poderiam salvar-se, que seria preciso refazer o concerto do princípio ao fim, que os seus temas já estavam gastos, mal-ajambrados, e mesmo que não tinha valor algum, era inexecutável! Ainda bem que o compositor respondeu: “Não mudarei uma nota sequer – imprimi-lo-ei tal como está!”

  3. Caro PQP,
    Gostaria de solicitar humildemente, que estas obras : Karajan Conducts Tchaikovsky, fossem postadas novamente, haja visto que foram perdidas pelo megaupload. Muito obrigado por tudo que voce e seus associados postam. Desde já agradeço,
    Marcos.

    1. Marcos, sendo honesto contigo, não tenho condições de reupar essa coleção. A não ser que algum colega do blog se dê a este trabalho.

        1. Agradeço a iniciativa, André. Meus problemas com conexão da internet já são mais que conhecidos, e subir 8 cds novamente está totalmente fora de cogitação. Minha esperança é que meus netos ou bisnetos consigam ter uma internet decente, porque se depender da OI, estou literalmente ferrado. é o preço de viver longe da cidade, em um sítio…

          1. Por nada, FDP. Infelizmente, eu só ouço reclamações da Oi mesmo, seja em internet (geralmente 3G) ou telefonia.

            Aliás, se algum outro leitor se dispusesse a upar os outros CDs, eu ficaria grato também, pois, por coincidência, o único que tenho é o que o Marcos pediu.

            Pra quem é de SP, esse ano vai ter a 4a e a 6a do Tchai na OSESP e, se não me engano, a 2a na OSSA (Santo André)., bem como a abertura 1812.

            Abraços.

  4. Caro Andre e FDP, agradeço muito pelo retorno e pelo link ( já fiz o download). Fico muito feliz de saber que neste mundo existem pessoas como vocês. Um abraço,
    Marcos.

Deixe uma resposta