Richard Wagner – Götterdämerung – Karajan

Enfim, chegamos ao final de mais uma postagem do ciclo do Anel dos Nibelungos, a obra prima de Richard Wagner, tão amado por alguns, e tão odiado por outros. E trouxe uma de suas melhores gravações, com o grande Herbert von Karajan e a Filarmônica de Berlim, e com um timaço de cantores. Na verdade, herr Karajan contou com que existia de melhor naquele momento, tanto em material humano quanto em tecnologia de gravação. Curiosamente, outras gravações suas de outras óperas de Wagner não são tão bem aceitas quanto esta do Anel, principalmente se realizadas a partir dos anos 70.
Sempre recomendo o excelente site de luiz de lucca, que traz o libreto das óperas devidamente traduzidos para o português, e o conhecimento do enredo é fundamental em obra de tal envergadura.
Boa audição.

CD 1
01. – Einleitung zum Vorspiel
02. “Welch Licht leuchtet dort”
03. Orchesterzwischenspiel (Tagesanbruch)
04. “Zu neuen Taten, teurer Helde”
05. Mehr gabst du
06. Orchesterzwischenspiel (Siegfrieds Rheinfahrt)
07. Szene 1 “Nun hör, Hagen, sage mir, Held”
08. Was weckst du Zweifel und Zwist! (Gunther, Hagen, Gutrune)
09. “Vom Rhein her tönt das Horn”
10. Szene 2 “Heil Siegfried, teurer Held”
11. Begrüße froh, o Held, die Halle
12. “Willkommen, Gast, in Gibichs Haus”

CD 2
01. Hast du, Gunther, ein Weib (Siegfried, Gunther)
02. Blut-Brüderschaft schwöre ein Eid! (Siegfried, Gunther, Hagen, Gutrune)
03. “Hier sitz’ ich zur Wacht”
04. Orchesterzwischenspiel
05. Szene 3 “Altgewohntes Geräusch raunt meinem Ohr in die Ferne”
06. “Seit er von dir geschieden, zur Schlacht nicht mehr”
07. “Da sann ich nach Von seiner Seite durch stumme”
08. Blitzend Gewölk, vom Wind getragen, stürme dahin (Brünnhilde, Siegfried)
09. Jetzt bist du mein, Brünnhilde, Gunthers Braut (Siegfried, Brünnhilde)

CD 3
01. Orchestervorspiel
02. Szene 1 “Schläfst du, Hagen, mein Sohn”
03. Orchesterzwischenspiel – Szene 2 “Hoiho Hagen! Müder Mann!” (Siegfried, Hagen)
04. “Hoiho! Hoihohoho! Ihr Gibichsmannen”
05. Szene 4 “Heil dir, Gunther!”
06. “Brünnhild’, die hehrste Frau”
07. Was ist ihr Ist sie entrückt (Mannen, Siegfried, Brünnhilde, Hagen, Gunther, G
08. Achtest du so der eigenen Ehre (Siegfried, Brünnhilde, Mannen, Frauen, Gunther
09. “Helle Wehr! Heilige Waffe!”
10. Szene 5 “Welches Unholds List liegt hier verhohlen”
11. “Dir hilft kein Hirn, dir hilft keine Hand”
12. Muss sein Tod sie betrüben, verhehlt sei ihr die Tat (Hagen, Gunther, Brünnhil
13. Orchestervorspiel
14. Szene 1 “Frau Sonne sendet lichte Strahlen”
15. Ich höre sein Horn (Woglinde, Wellgunde, Floßhilde, Siegfried)

CD 4

01. Was leid’ ich doch das karge Lob
02. Szene 2 “Hoiho!”
03. “Mime hieß ein mürrischer Zwerg”
04. Was hör’ ich! (Gunther, Hagen, Mannen)
05. Brünnhilde, heilige Braut (Siegfrieds Tod)
06. Trauermarsch
07. Szene 3 “War das sein Horn”
08. “Schweigt eures Jammers jauchzenden Schwall”
09. “Starke Scheite schichtet mir dort”
10. “Mein Erbe nun nehm’ ich zu eigen”
11. Fliegt heim, ihr Raben! (Immolation Scene)
12. “Zurück vom Ring!”

Siegfried – Helge Brilioth
Gunther – Thomas Stewart
Alberich – Zoltan Kelemen
Hagen – Karl Ridderbusch
Brünhilde – Helga Dernesch
Gutrune – Gundula Janowitz
Waltraute – Christa Ludwig

Berliner Philharmoniker
Herbert von Karajan – Conductor

CDS 1 E 2 – BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
CDS 3 E 4 – BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

FDPBach

16 comments / Add your comment below

  1. Prezado FDPBach
    Você pode me indicar o endereço do site do Luiz de Lucca?. Fico grato `a sua atenção.
    Possuo uma coleção de 16 discos de vinil com a ópera do Anel da Phillips.Orquestra do Festival de Bayreuth, Regente Karl Böhm. Estou bem servido?. Se sim, fica à sua disposição para converter e postar.

  2. Ari, tens como dizer o ano dessa gravação e quem são os intérpretes? Gosto muito do Böhm regendo Wagner (na verdade, não ouvi nada do Böhm de que não tenha gostado), tenho um bela versão do Tristão, também gravado ao vivo em Bayreuth. O site do Luiz de Lucca está indicado na primeira postagem do ciclo do anel: http://www.luiz.delucca.nom.br .

  3. antes de mais nada é claro que baixei todos os arquivos e gostei muito da postagem. mas devo dizer que wagner me provoca alguns desânimos. para mim, ele foi um gênio, até reconheço seus talentos. mas seu estilo é que é inconveniente. não gosto dele pelo que ele mesmo decidiu fazer. é uma música que não nos deixa aproximar dela. temos sempre de estar boquiabertos, embasbacados. e isso é cansativo quando é em excesso. penso que essa pode ser uma das razões de muita gente torcer o nariz pro alemão.

  4. Excelente postagem, FDP.
    Aproveito a deixa pra pedir 24 caprichos de Paganini, com belíssima e talentosa intérprete Julia Fischer.
    Ah! Os links do Piazolla infelizmente expiraram.

  5. Eu acho que Wagner pode ser uma experiência musical absolutamente interessante e não necessariamente cansativa. Há pouco eu baixei aqui mesmo uma versão absolutamente esplêndida de Parsifal, de regência de Hans Knappertsbusch em Bayreuth. Ouvi umas trocentas vezes, sem cansar.

    O que eu acho que é alguns regentes – e Karajan é um deles – deixam-se levar pela magnificência egocêntrica do pathos wagneriano e simplesmente se rendem a ela. De regentes, acabam se tornando ‘regidos” pela monumentalidade e intensidade de suas óperas.

    Ainda acho que Wagner é a experiência musical mais interessante que a tradição operística nos legou. Embora as minhas óperas preferidas sejam do séc. XX – Salomé, O Castelo do Barba Azul e Wozzeck -, Wagner, no conjunto, é o maior compositor do gênero. Ou, ao menos, o mais instigante.

    Confesso que a ópera não enche muito meus olhos como outros gêneros de composição “clássica”, mas faço concessões com alguns compositores. Wagner, sem dúvidas, é aquele que mais me interessa. Acho, apesar de tudo, que vale o esforço de deixar-se levar pelo mundo de hipérboles inconciliáveis, esse notável reencontro com a tragédia.

  6. FDP Bom dia
    A gravação foi feita ao vivo no Festival de Bayreuth de 1977. Intérpretes:
    Theo Adams, Gerd Nienstedt, Hermin Esser, Wolfgang Windgassen, Gustav Neidlinger, Erwwin Wohlfahrt, Marit Talvela, Kurt Böhme,Annelies Burmeister, Anja Silja, Vera Soukupova, Dorothea Siebert, Helga Dernesch, Ruth Hesse, James King, Leonie Rysanek, Birgit Nisson, Danica Mastilovic, Gertraud Hopf, Sieglinde Wagner, Liane synek, Elisabeth Schärtel, Sona bCervena, Erika Köth, Thomas Stewart,Josef Greindl, Ludmilla Dvorakova, Martha Mödl, Marga Hoeffgen, Orquestra do Festival de Bayreuth, Regente : Karl Böhm

  7. o Bohm pegou um elenco experiente´mas já envelhecido. De qualquer forma, deve realmente ser ima boa gravação. Agradeço a atenção e a gentileza da oferta.

  8. Até agora ninguem teve a capacidade de ter agradecer pela repostagem. Desde já te agradeço, mais uma vez muito obrigado. Eu até consegui baixar em outro site mas tive que converter para mp3, eu até tenho o programa, mas ficou o inconvinienete de ficar cada apenas uma faixa por cd. Vou aqui o quanto antes.
    Muito obrigado

  9. Caro FDP, grande postagem. Fazia tempo que não me entusiasmava com wagner, mas acho que aqui Karajan conseguiu extrair um “algo” a mais. Da até pra imaginar um Wagner menos carrancudo.
    Abraços

  10. Também quero agradecê-lo, caríssimo FDP! Maravilhoso todo o ciclo, obra fundamental para a música universal… Continue sempre nos enchendo a vida de luz, é ótimo poder sempre contar com a equipe deste Blog com B maiúsculo. Obrigado.

  11. Agradeço ao blogueiro pelo post, desse grandioso compositor que é Richard Wagner e desse grande regente que é Herbert von karajan. Infelizmente, o megaupload foi fechado bem no dia que iria fazer o download do Götterdämmerung e completar o ciclo do anel(obtive as três outras partes por aqui no FDP Bach e adorei!). Se não for muito incômodo, gostaria de saber se há outros links da obra com esse interprete, visto que por hora não tenho condições de comprá-la. Agradeço desde já a ajuda.

  12. Lamento, Tiago, mas enquanto não a situação não se estabilizar, e continuarmos a viver neste clima de incerteza, é pouco provável que eu encare novamente uma postagem desse tamanho. Sugiro procurares esta coleção em torrents ou em algum outro blog listado aí ao lado.

Deixe uma resposta