Nicolo Paganini – The 6 Concertos – Salvatore Accardo – LPO – Dutoit

Esta coleção foi postada originalmente há uns três anos atrás, mais ou menos, mas os links se apagaram. Demorei para repostá-los devido ao simples fato de não estar mais conseguindo encontrar os cds. Mas depois de muito fuçar minha bagunça, eis que os encontrei, e agora aqui está.
Estou fazendo uma megapostagem, com os três cds em um arquivo só no Megaupload. Tenho tido alguns aborrecimentos com o Hotfile, e o estou deixando de lado por um tempo até eles resolverem alguns questões.
Não vou falar muito sobre esta postagem, pois Paganini ocasiona algumas discussões violentas. Alguns o consideram superficial, apenas um virtuose cheio de frescuras, que não se preocupa com a parte orquestral, deixando o violino o tempo todo em primeiro plano. Outros o amam. Ou seja, trata-se de uma questão de amor e ódio. Serei breve em meu comentário: adoro estes concertos, e não ligo para a parte orquestral pobre, pois o que quero mesmo é ouvir o violino, já que o compositor é considerado um dos maiores violinistas de todos os tempos. Infelizmente não existia a indústria fonográfica naquela época para podermos melhor apreciar, mas deixemos isso então nas mãos deste gigante do instrumento, Salvatore Accardo. O regente é o sempre competente Charles Dutoit e a orquestra é “apenas” a Filarmônica de Londres. É pouco ou querem mais?

Nicolo Paganini – The 6 Concertos – Salvatore Accardo – LPO – Dutoit

CD 1
01 – Concerto #1 in D major,op.6- Allegro maestoso
02 – Concerto #1 in D major,op.6- Adagio
03 – Concerto #1 in D major,op.6- Rondo. Allegro spiritu
04 – Concerto #2 in B minor,op.7- Allegro maestoso
05 – Concerto #2 in B minor,op.7- Adagio

CD 2

01 – Concerto No 3 in E major- 1. Introduzione
02 – Concerto No 3 in E major- 2. Adagio. Cantabile Spianato
03 – Concerto No 3 in E major- 3. Andantino vivace
04 – Concerto No 6 in E minor op. post.- 1. Risoluto
05 – Concerto No 6 in E minor op. post.- 2. Adagio
06 – Concerto No 6 in E minor op. post.- 3. Rondo ossia Polonese

CD 3
01 – Concerto No 4 in D minor- 1. Allegro maestoso
02 – Concerto No 4 in D minor- 2. Adagio flebile con sentimento
03 – Concerto No 4 in D minor- 3. Rondo galante. Andantino gaio
04 – Concerto No 5 in A minor- 1. Allegro maestoso
05 – Concerto No 5 in A minor- 2. Andante, un poco sostenuto
06 – Concerto No 5 in A minor- 3. Finale – Rondo. Andantino quasi Allegretto

Salvatore Accardo – Violino
London Philharmonic Orchestra
Charles Dutoit – Conductor

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
FDPBach

19 comments / Add your comment below

  1. Realmente Paganini é pobre no desenvolvimento da orquestração, más creio que o ”marketing” verdadeiro dele, esteja concentrado de fato, na figura solista do violino. Más são incríveis obras. Obrigado pelo post…

    Fabiano.

  2. Bem tenho essa gravação, que baixei de uma extinta comunidade no orkut, bem tá a orquestração é pobre? Mas é fato o “rei” aqui é o violino, nem adianta discutir..E a interpretação do Accardo é excepcional. Bem eu tenho um caso de amor com o 3º rs, mas todos são ótimos e o adágio do 1º um caso a parte..
    Valeu FDPBach

  3. Paganini criava temas e melodias excelentes.
    Concordo sobre as limitações de suas orquestrações, embora ele vez ou outra ele mostrasse alguns lampejos de inspiração, como no trecho extremamente alucinante do primeiro movimento Concerto No. 2 (6:24-7:10).

  4. Gostei da descrição e concordo com ela,
    na música de Paganini quero escutar o violino.
    Excelente postagem esta!

    É um caso de amor com a musica deste virtuose!

  5. honestamente? paganini poderia nos ter poupado dos concertos e ter composto so a parte do violino; concerto é um concerto, e nesse caso aí, são desconcertos para violino e orquestra, ou concertos para violino contra orquestra; de q adianta o cara ser o “cróis” no violino, se todo o resto peca? desculpem-me os paganinianos, gosto de ouvir concertos em sequencia, mas nao passei do nº3 com paganini. Ainda bem q Chopin compôs apenas 2 concertos pra seu instrumento, a orquestração chega a funcionar com ele, mas paganini…

  6. Sei lá, sou leigo para falar em orquestração, mas gosto de alguns concertos de Paganini, não só pelo vistuosismo demonstrado pelo solista,mas sim pelo conjunto. Os concertos 1,2 e 5 que o digam. Excelente indicação deste conjunto com o Accardo, embora em alguns concertos tenha outras preferências, um exemplo é o Gitlis no 2º, acredito que até Paganini ficaria incomodado se ouvisse 🙂

    http://www.youtube.com/watch?v=V97yWbApDlw

  7. orquestração pobre?
    alguem de vcs é violinista?
    deem uma olhada na grade da orquestra
    em especial a dos primeiros violinos
    tem no site imslp
    pesquisa assim no googole
    por concerto exemplo
    paganini violin n°1 imslp
    vamo ve se vcs ainda vão achar pobre
    o cara era um genio
    😛

  8. Fabrigala, não sei se os links ainda estão ativos, mas procure aí na lista do lado por Bruch, Postei a integral de seus concertos com o Accardo.
    Devo ter alguns concertos de Vivaldi com ele e com o I Musici, gravações tradicionalissímas dos anos 60 e 70 que creio que todos tenham. Mas não posso prometer postar tão cedo.

  9. Que papo chato esse de orquestração pobre, se fossem trinta concertos eu tá até compreenderia mas são apenas seis, seis preciosidades… Que bom eu ter minha cópia original do 1º e 6º pela D.G. com o Accardo guardadinha!

Deixe uma resposta