Ludwig van Beethoven (1770-1827) – Sonata No. 21 in C Major Op. 53 "Waldstein", Sonata No. 17 in D Minor Op. 31 No. 2 "Tempest" e Sonata No. 26 in E Flat Major Op. 81a "Les Adieux"

Geralmente posto aquilo que ouço. Mas com relação ao CD que ora posto há muito tempo que eu desejava publicizá-lo. Comprei-o há algum tempo numa dessas lojas de shopping. Confesso que não se trata de uma grande gravação como a de um Pollini, Kempff ou Argerich. Mas Jenö Jandó, o interpréte, consegue dá conta do recado nestas três das mais signficativas sonatas de Beethoven – Waldstein, A Tempestade e O Adeus. O húngaro é um competente pianista. Consegue interpretar muito bem. Considero que vale o registro. Confira! A Sonata Waldstein foi escrita em 1803 e 1804 e publicada no ano seguinte. Beethoven a dedicou ao Conde de Waldstein. A sonata explora extraordinariamente a sonoridade do piano, instrumento que Ludwig dominava com grande mestria. Já a Sonata a Tempestade foi composta pelo grande gênio de Bonn em 1802. Segundo certa lenda, afirma-se que Beethoven quando perguntado sobre o significado da peça, aconselhou que o interlocultor lesse A Tempestade, de Shakespeare. Por sua vez, a Sonata O Adeus (Les Adieux) foi composta em 1809. Beethoven escreveu assim no manuscrito do primeiro movimento uma explicação adicional: “O Adeus, Viena, 4 de maio de 1809, na partida de Sua Alteza Imperial o Arquiduque Rudolph” e no mvimento final: “A Chegada de Sua Alteza Imperial o venerado Arquiduque Rudolph, 30 de janeiro de 1810”. Boa apreciação!

Ludwig van Beethoven (1770-1827) – Piano Sonatas

Sonata No. 21 in C Major Op. 53 “Waldstein”
01. Allegro con brio 10:25
02. Introduzione: Molto adagio 3:55
03. Rondo: Allegretto moderato 9:00

Sonata No. 17 in D Minor Op. 31 No. 2 “Tempest”
04. Largo – Allegro 8:56
05. Adagio 8:11
06. Allegretto 6:11

Sonata No. 26 in E Flat Major Op. 81a “Les Adieux”
07. Adagio – Allegro (Les adieux) 7:02
08. Andante expressivo (L’absence) 4:28
09. Vivacissimamente (Le retour) 5:31

Jenö Jandó, piano

BAIXAR AQUI

Carlinus

5 comments / Add your comment below

  1. Carlinus, deu erro aqui:
    A Faixa 3, que seria o fim da Sonata Waldstein, é o 1º Movimento da Sonata “Tempestade”, e o erro acontece assim sucessiamente.

  2. Como Rodrigo disse, tem um probleminha no nome dos arquivos.
    Nada demais. É só nomear de acorodo com o post.

    Carlinus, PQP, FDP, alguém, pleeease. Faz tempo que eu queria pedir/sugerir um post com a integral das sonatas para piano de Beethoven. ?Seria essa a melhor ocasião ou espero outra?
    Já baixei uma vez um torrent com todas as sonatas, mas me arrependi. ´Menos de um mês depois, apaguei os arquivos. As sonatas estavam em um único arquivo cada uma, e não um arquivo para cada movimento. Orrível, com “o” maiúsculo. E além disso, as sonatas que eu conheço estavam com uma péssima interpretação. A “Ao luar”, por exemplo EU toco melhor NO VIOLÃO (pelo menos o primeiro movimento).
    Enfim, pessoal, vocês poderiam atender esse pedido, ou me indicar um torrent com uma boa interpretação?

    Em todo caso, valeu pelo post.

  3. Duda, se você procurar no link referente ao Beethoven (se não estou enganado), você encontrará as sonatas do compositor. No passado, FDP deve ter feito essas postagens. Não cheguei a verificar agora. Trata-se de um pensamento remoto. Mas acredito que as 32 sonatas para piano de Beethoven estejam aqui no PQP Bach. Acredito já tê-las baixado.

    Com relação ao erro apontado pelo Rodrigo e bem observado por você, quanto à renomeação dos artigos, o problema é que usei o mediaplayer para fazer a conversão do CD para MP3 e acabou que a análise do programa gerou essa impropriedade. Não é nada que atrapalhe a audição. O problema surge com relação aos nomes embutidos nas faixas.

    Obrigado.

    Com relação a postar as sonatas de Beethoven mais uma vez, não tenho intenções por agora – a não ser que os outros membros do PQP o façam. Talvez futuramente eu volte a pensar no fato. Já pensei em postar com o Barenboim, Goode, Ashkhenazy, Kovacevich, Kempff ou Brendel e o próprio Jandó, mas nada que tenha se materializado. Quem sabe futuramente.

    Abraços! Espero ter sido razoável.

  4. Carlinus
    Estou envergonhado.
    Agora todo mundo sabe que eu sou um preguiçoso que sai pedindo as coisas antes de procurar.
    Procurei dez minutinhos e encontrei.

    Caso algum preguiçoso além de mim apareça, os links para os posts são esses aqui:

    CDs 1 a 5
    http://pqpbach.opensadorselvagem.org/ludwig-van-beethoven-1770-1827-sonatas-para-piano-cds-de-1-a-5/

    CDS 6 a 10:
    http://pqpbach.opensadorselvagem.org/the-sostenes-files-ludwig-van-beethoven-1770-1827-sonatas-para-piano-cds-de-6-a-10/

    Todos os links funcionando (acabei de testar toos com meu JDownloader.

    Carlinus e pessoal do PQP, valeu de novo.

  5. Duda, sem problemas. Não há com que se envergonhar. Uma vez aconteceu comigo aqui no PQP Bach. Pedi a sonata primavera de Beethoven, sendo que a mesma já estava postada. FDP me respondeu com muita classe, mais ou menos assim: “Meu filho, o negócio está aí embaixo!” Pensei comigo: “Puxa! Que bisonho que eu sou”. Acontece.

    Abraços!

Deixe uma resposta