Cussy de Almeida Netto (1936-2010)

O maestro Cussy de Almeida, 74 anos, faleceu às 21h30 desta sexta-feira no Hospital Santa Joana, onde estava internado para se tratar de uma deficiência pulmonar. Segundo a família, seu corpo será velado e cremado neste sábado no Cemitério Morada da Paz, em Paulista. Ele tinha uma doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), o que fazia com que apenas 28% do seu pulmão funcionasse.

Nascido em Natal, Cussy de Almeida deixou cinco filhos. Há dez anos ele se dedicava a dirigir a Orquestra Cidadã Meninos do Coque, que foi indicada em 2010 pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um dos 100 melhores projetos sociais do mundo. A seleção final ocorrerá em outubro, com a escolha dos 10 melhores projetos em todo o mundo, em uma festa em Dubai, nos Emirados Árabes.

A Orquestra Criança Cidadã, como era mais conhecida, deverá voltar a se apresentar no dia 5 de agosto, regida por um maestro italiano convidado. O repertório será formado por músicas de Luiz Gonzaga e contará com a participação de Alcimar Monteiro. O show deverá se transformar numa grande homenagem ao próprio Cussy.

Maestro, violinista e compositor, Cussy de Almeida realizou, com apenas seis anos, seu primeiro recital em público no Teatro Carlos Gomes, em Natal. Aos onze realizava concertos em várias cidades do Brasil o que motivou seu pai, o pianista, Waldemar de Almeida, a transferir a família para o estado de Pernambuco.

Ao longo de sua carreira, Cussy de Almeida se apresentou em vários países europeus e tornou-se professor das universidades federais da Paraíba e do Rio Grande do Norte e professor convidado da Universidade Federal de Pernambuco. Foi também diretor do Conservatório Pernambucano de Música, onde criou a Orquestra Armorial de Câmara. Criou ainda a Orquestra de Cordas Dedilhadas, a primeira no Brasil formada com instrumentos populares: violões, violas sertanejas de 12 cordas, bandolins e cavaquinho.

Da Redação do Diario de Pernambuco

***

CVL

5 comments / Add your comment below

  1. Penso que para homenagear o maestro Cussy seria muito bom encontrar e postar o Lp LATINO AMÉRICA PARA DUAS GUITARRAS Duo Assad Continental 1.35.404.006 (1977) que traz o Concerto para 2 Violões, Oboé e Orquestra de Cordas de Radamés Gnattali – com Moacir de Freitas (oboé), Sergio e Odair Assad (violões) Orquestra Armorial de Pernambuco reg. Cussy de Almeida. É um Lp raro e não se trata do Latin American Music For Two Guitars

  2. 1) Que temporada, hem?, CVL! O Radegundis, o Paulo Moura, agora o Cussy – e, embora em outro campo, o Al Jarreau em estado crítico. Que coisa!

    2) Tenho o LP de que o Fausto fala. Quero dizer, preciso verificar se de fato ainda tenho – mas se tiver posso programar sua digitalização.

  3. Bom, acabo de checar e de fato TENHO o LP com o Concerto de Radamés Gnattali. Agora é só um pouco de paciência, pois não tenho certeza sobre em quantos dias estará digitalizado e postado, já que também estou enfrentando outras questões.

    Além desse, tenho o primeiro Orquestra Armorial, de 1975 (creio que é o primeiro), mas esse já existe digitalizado na net. Quem sabe também seja interessante postá-lo, não é mesmo? Isso seria um pouco mais rápido.

Deixe uma resposta