Jan Dismas Zelenka (1679-1745): Três Sonatas para Oboés, Fagote e Baixo Contínuo

Outra interpretação de três das Sonatas que postei dois dias atrás. Zelenka é mestre.

Jan Dismas Zelenka nasceu o 16 de outubro de 1679 em Lunovice, um pequeno povo ao sudoeste de Praga na República Checa. Ainda que não se conhece muito de sua infância e juventude, provavelmente foi seu pai, professor e organista desta cidade, quem o introduziu no mundo da música. Pensa-se que pôde ter recebido uma educação musical no colégio jesuita de Praga, chamado Clementinum.

Em 1709 foi contrabajo da capilla do Conde J.L. von Hartig em Praga e em 1710 da Capilla Real Sajona de Dresde. De 1715 a 1719 estudou com Johann Joseph Fux em Viena e com Antonio Lotti e Alessandro Scarlatti na Itália]]. Em 1719 fixou sua residência definitiva em Dresde, onde foi nomeado em 1721 vicemaestro de capilla no corte de Augusto II da Polónia, se convertendo em ayudante do grande compositor Johann David Heinichen. Em 1729 recebe o cargo de director de música da Igreja. Permaneceu nesta cidade até sua morte, em 1745.

Retirado daqui.

Jan Dismas Zelenka (1679-1745): Três Sonatas para Oboés, Fagote e Baixo Contínuo

1. Son V: Allegro
2. Son V: Adagio (Cantabile)
3. Son V: Allegro

4. Son VI: Andante
5. Son VI: Allegro
6. Son VI: Adagio
7. Son VI: Allegro

8. Son II: Andante
9. Son II: Allegro
10. Son II: Andante
11. Son II: Allegro

Ensemble Zefiro


BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE (RapidShare)

Apoie os bons artistas, compre suas músicas.
Apesar de raramente respondidos, os comentários dos leitores e ouvintes são apreciadíssimos. São nosso combustível.
Comente a postagem!

PQP

3 comments / Add your comment below

  1. PQP, eu escrevi dias atrás para o Carlinus e o CVL… Eu agradeço muito pelo blog, porque é uma das coisas mais legais da minha vida. Hoje eu toco Cello por influência do blog, que foi onde comecei a aprender muito sobre múscia clássica. Sou muito grato pelo blog existir. TODOS os dias eu acesso, mesmo que não tenha alguma novidade (o que é difícil). Eu queria muito fazer um pedido (o Carlinus que me deu a dica de pedir a você, porque, afinal, você é o especialista e filho do Bach): Notei que um tempinho atrás você respostou alguns excelentes cds. Queria saber se tem como você postar novamente o cd 4 de ” O Cravo Bem Temperado ” com o Daniel Chorzempa. Eu baixei todos os outros, mas não tem mais o cd 4 pra baixar. E tem outra pérola que eu queria (e que vale) respostar: um cd de Bach (é em faixa única) com o Alexei Lubimov – “Tschudi” harpsichord, London 1766. Ficarei bastante agradecido só de ver o meu comentário comentado por você. Entendo que por muitas razões você possa não postar novamente, mas fica registrado o meu pedido e o meu carinho enorme por você e por todos que fazem o PQP Bach. Valeu, abraço!
    OBS: Quem tiver esses cds, se também puder me ajudar, fico grato!

Deixe um comentário