Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) – Violin Concertos (complete)

Já fazia algum tempo que eu havia separado este CD para postar. Não sei o porquê de ter demorado tanto para trazê-lo à tona. Talvez estivesse tentando achar uma ocasião especial. Mas sou sabedor de que para postar Mozart não existe uma condicional. Wolfgang é bem vindo todos os dias, independente da ocasião. E digo mais: não se trata de qualquer post de Mozart. Traz os 5 concertos para violino, algo para o qual dispensamos maiores comentários. Vale um pequeno adendo sobre o violinista. Simplesmente Giuliano Carmignola, um dos maiores nomes para o instrumento na atualidade. É uma grande gravação na qual conseguimos perceber toda mestria e versatilidade do moço interpretando esses magníficos concertos compostos por Mozart no ano de 1775. Carmignola toca em um violino de época, o Pietro Guarnieri di Venezia, de 1733. Vale a pena conferir. Boa apreciação!

P.S. Quem quiser ter um extraordinário encontro com esses concertos, numa fusão de belas cenas naturais, poesia e literatura, assista ao filme sino-francês Balzac e a costureirinha chinesa.

Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) – Violin Concertos (complete)

Disco 1

Violin Concerto No. 1 in B flat major, KV 207
01. Allegro moderato
02. Adagio
03. Presto

Rondo for violin & orchestra in flat major, KV 269
04. Allegro

Violin Concerto No. 2 in D major, KV 211
05. Allegro moderato
06. Andante
07. Rondeau, allegro

Violin Concerto No. 3 in G major, KV 216
08. Allegro
09. Adagio
10. Rondeau, allegro

Disco 2

Violin Concerto No. 4 in D major, KV 218
01. Allegro
02. Andante cantabile
03. Rondeau, andante grazioso-allegro ma non troppo

Violin Concerto No. 5 in A major, KV 219
04. Allegro aperto
05. Adagio
06. Rondeau, tempo di menuetto

Adagio for violin & orchestra in E major, KV261
07. Adagio for violin & orchestra in E major, KV261

Rondo for violin & orchestra in C major, KV 373
08. Rondo for violin & orchestra in C major, KV 373

Il Quartettone
Carlo de Martini, diretor
Giuliano Carmignola, violino

BAIXAR AQUI CD1
BAIXAR AQUI CD2

Carlinus

5 comments / Add your comment below

  1. Olá Carlinus!

    Foi bem dito que não há condicional para Mozart, claro! ele sempre é bem vindo! Estou ouvindo a 1ª faixa do 1º CD e já tenho motivo suficiente para concordar, incondicionalmente! a respeito do caro Wolfgang! Aposto que se o ator que o interpretou no filme “Amadeus” lesse isto aqui soltaria uma daquelas gargalhadas que escandalizavam Salieri.

    Até o próximo Chopin!

  2. Postei o mesmo Carmignola tocando estes mesmos concertos há algum tempo, mas na gravação mais recente que fez com o Abbado. Apesar dos entendidos de plantão dizerem que não apreciavam o violino barroco de Carmignola tocando estes concertos foi uma das minhas postagens mais baixadas. Assim que possível irei baixar esta sua postagem para fazer as devidas comparações, afinal alguns anos se passaram entre as duas gravações e vai ser interessante observar a própria evolução do Carmignola enquanto intérprete.

  3. Estes concertos de Mozart são obras magnificas, sinceramente só consigo ver tal hamornia, equilibrio e melodia nos concertos de violino de Bach, sendo este, denso, comum que era ao Barroco Pré-Classico e aquele um Rococó quanto ao estilo … mas com uma delicia no KERNEL do concerto com uma melodia que só Jonhann Crisothomus Wolfang Theophilous Mozart era capaz de conceber.
    WAM THE BEST …

Deixe uma resposta