Heitor Villa-Lobos (1887-1959) – Villa-Lobos em Paris

Nota: esta postagem, assim como todas as demais com obras de Heitor Villa-Lobos, não contém links para arquivos de áudio, pelos motivos expostos AQUI

 

Esse é um dos CDs mais ousados e bem produzidos nos últimos tempos sobre Villa-Lobos; reproduz o programa do primeiro concerto do nosso Villa em Paris, em 1924.

Eu pulo direto para o Noneto – obra sem parelelo, mesmo dentro do catálogo villalobiano – mas inventei de escutar o CD a partir do começo e acabei ficando perplexo com a beleza do Quarteto Simbólico, o qual não ouvia há tempos. As outras obras, deixo à apreciação de vocês, mas sei que os pianólatras terão ressalvas sobre a primeira série da Prole do Bebê.

Quanto ao Noneto, Villa-Lobos foi de uma audácia sem precedentes no uso técnico do coral. Fiquei particularmente impressionado com a passagem zombeteira e bem ritmada no final, onde eu jurava que entendia “Samba sem sapato tá dançando o orangotango”. Porém, comprei recentemente o livro Heitor Villa-Lobos: Processos composicionais, de Paulo de Tarso Salles, e lá assinalava o texto correto, outra brincadeira onomatopaica típica do nosso genioso compositor: “Zango! Zizanbango! Dangozangorangotango!”, mas dessa vez para gerar sugestões fonéticas africanas, em lugar das indígenas a que estamos acostumados.

Claro que o Noneto não é um apanhado de passagens “exóticas”; ele é muito complexo na estruturação e na harmonia. O melhor mesmo é viajar pelos temas que se apresentam e se retiram ao longo dos doze minutos de duração.

Só agora, após uma passada de vista via Google, descobri que o CD recebeu o Diapason de ouro.

***

Villa-Lobos em Paris (2005)

Revista Diapason
“Prêmio Diapason de Ouro”

1-3. Quatuor
Toninho Carrasqueira, flauta – Dilson Florêncio, sax – Luba Klevsotova, harpa – Maria Elisa Risarto, celesta – Mara Campos, Reg. Preparadora do Coro Feminino – Gil Jardim, Regente.

4-11. A Prole do Bebê nº1
Nahim Marum, piano

12-19. Epigramas Irônicos e Sentimentais
Claudia Ricchitelli, soprano – Nahim Marum, piano

20. Pensées D’Enfant
Claudia Ricchitelli, soprano – Toninho Carrasqueira, flauta – Sérgui Burgani, clarinete – Watson Clis, violoncelo

21. Noneto
Toninho Carrasqueira, flauta – Luis Carlos Justi, oboé – Sérgio Burgani, clarinete – Aloysio Fagerlande, fagote – Dilson Florêncio, sax – Silas Lima, harpa – Maria Elisa Risarto, celesta – Paulo Braga, piano – Elizabeth Del Grande, Ricardo Bologna e Eduardo Gianesella, percussão – Mara Campos, Regente Preparadora do Coro Misto – Gil Jardim, Regente.

BAIXE AQUI

CVL

9 comments / Add your comment below

  1. Descobri recentemente este site e fiquei surpreso com o nível de organização e boa colocação dos downloads. Agradeço essas disposição de compartilhar conhecimentos, compartilhar cultura assim… Abraço virtual, desejo sucesso.

    o/

  2. que ótimo saber que vcs todos gostaram!
    tenho orgulho de dizer que participei das sessões de gravação do Noneto deste álbum. sessões estas, aliás, que nos deram muito trabalho. o reconhecimento do público e o prêmio Diapason nos faz contentes e com aquela sensação ótima de “não perdemos nosso tempo”. 🙂

    1. Quanto a isso, não tenha dúvidas: conheço quatro gravações do Noneto e essa é a melhor até aqui, a mais bem cuidada, a mais bem pensada. É referência de nível internacional.

Deixe um comentário