Heitor Villa-Lobos (1887 – 1959) – Os Chôros Completos (CD 2 de 4)

Nota: esta postagem, assim como todas as demais com obras de Heitor Villa-Lobos, não contém links para arquivos de áudio, pelos motivos expostos AQUI

 

Então tá. Já que o choro é grande, aqui vai mais um lote deles. O segundo lote não tem nada do aspecto camarístico do primeiro.

O de número dez é o mais aclamado de todos, ao lado do popular Nº 1. Escrito para coro e orquestra, culmina num grande “samba-enredo sinfônico”, contrapondo a melodia da canção Rasga o Coração, de Anacleto de Medeiros (gravada na época por Vicente Celestino) a um acompanhamento coral bem ritmado de onomatopéias supostamente indígenas – mas inventadas por Villa-Lobos – e a uma bateria marcada por ganzá, tamborim, reco-reco e cuíca.

Notem que o “CD” apresentado é uma produção by PQP Bach, pois mistura o CD da Naxos, regido por Kenneth Schermerhorn e a caixa Villa-Lobos Par Lui-Même, com regência do próprio Villa. Tudo para servir e agradar nossa seleta clientela.

Hoje não vou escrever muito. Até mesmo parte do curto texto acima foi tirado do Folha On Line. Mas não me peçam o endereço! Sei lá! Motivo: pressa.

Heitor Villa-Lobos: Chôros de 8 a 10

1. Chôros No.8 For Large Orchestra And Two Pianos
2. Chôros No.9 For Orchestra
Hong Kong Philharmonic Orchestra
Kenneth Schermerhorn

3. Chôros No. 10 “Rasga O Coração” For Chorus And Orchestra
Chorale Des Jeunesses Musicales De France
Orchestre National De La Radiodiffusion Française
Heitor Villa-Lobos

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

4 comments / Add your comment below

  1. Aproveitando o ensejo…. Mendelssohn anda meio esquecido -visito diariamente o blog-… Tendo em vista a importante contribuição que ele teve na “ressurreição” da obra do Mestre J. S. Bach, acho que merecia fossem postados seus Octetos (estou procurando-os há séculos).
    Obrigado! Feliz Nata pra Vocês! Abraços.

  2. Fer, nós somos muito desorganizados. Eu, pessoalmente, gosto muito de Mendelssohn, principalmente da Sinfonia “A Reforma”. Ele vem. É que aqui não há regras…

  3. Oi PQP! Tudo bem com você? Será que você conseguiria para o blog o novo cd da Martha Argerich com o Nelson Freire em Salzburg? Um grande abraço.

Deixe um comentário