.:interlúdio:. – Wynton Marsalis Septet – Citi Movement

Esta postagem é em homenagem ao Milton Ribeiro (que fez aniversário semana passada), e que recomendou um cd deste mesmo Wynton Marsalis Septet em seu blog, “In This House, In this Morning”. Na verdade, estou arriscando com esta postagem, sem saber se ele possui esse CD, mas deixo ao critério dos senhores a devida apreciação, que posso definir da seguinte forma, sendo curto e grosso: é do caralho, com o perdão da expressão. Impossível ficar indiferente com esse tour de force, já que a obra é tocada em um fôlego só, sem pausas.

O texto abaixo foi tirado do encarte do CD:

“Citi Movement was written by Wynton Marsalis for Griot New York, a modern ballet choreographed by Garth Fagan. Its premier performance at the Brooklin Academy of Music in 1991 was received by cheering audiences and drew praising rewiews. With this recording the music stands quite tall alone and now does its own dances. The three-part composition uses jazz to render the feeling of a city, the waves and wages of history, and the emotional references connected to styles and rythmic grooves.

In keeping with the leasury, sequestered situations in wich jazz composers do their work, free of intrusians from the external world, this extended piece was written in a month, while the Marsalis band was on the road, performing every night and giving master classes in the daytime. Herb Harris was playing soprano anda tenor saxophones while Citi Movement was composed: ‘It was crazy. Amazing. We were working all these gigs and Wynton was giving this talks and instructions to students musicians during the day, running to get some food before the concert anda going into this room every night to compose. It shocked all of us. With all he had to do, you wouldn´t have expected him to come up with this kind of music. But there it is’. “

Bem, trata-se de música extremamente elaborada, pensada em cada detalhe,  que mostra um compositor ciente de sua capacidade e profundo conhecimento da linguagem jazzistica, e claro, musical, sem esquecer, seu profundo conhecimento da própria história do jazz. Como o Milton comenta em seu blog, o Septeto é simplesmente perfeito.

Não estou exagerando quando afirmo que se trata de um dos melhores cds de jazz que já tive a oportunidade de ouvir. Se fosse para escolher uma faixa com certeza ficaria com a última do primeiro CD, “Spring Yaoundé”, que traz Eric Reed ao piano e o próprio Marsalis num dueto de arrepiar…

Interlúdio – Wynton Marsalis Septet – Citi Movement

CD 1
1. Hustle Bustle
2. City Beat
3. Daylight Dinosaurs
4. Down The Avenue
5. Stop And Go
6. Nightlife-Highlife (Yas, Yas)
7. How Long?
8. I See The Light (Vocal Version)
9. I See The Light (Instrumental Version)
10. Duway Dialogue
11. Dark Heart Beat
12. Cross Court Capers
13. Bayou Baroque
14. Marthaniel
15. Spring Yaoundé

CD 2
1. The End
2. The Legend Of Buddy Bolden
3. Swingdown, Swingtown
4. Highrise Riff
5. Modern Vistas (As Far As The Eye Can See)
6. Curtain Call

Wynton Marsalis – Trumpet
Todd Williams – Tenor & Soprano Saxophones
Wes Anderson – Alto Saxophone
Wycliffe Gordon – Trombone
Reginald Veal – Bass
Herlin Riley – Drums
Eric Reed – Piano
Herb Harris – tenor sax in “I see the Light (Instrumental) and “Curtain Call
Marthaniel Roberts – Piano on “Marthaniel”, “The End”, “Swingdown, Swintown” and “Curtan Call”.

CD 1 – BAIXE AQUI – DONWLOAD HERE

CD 2 – BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

FDP Bach

5 comments / Add your comment below

  1. O trabalho de Marsalis é uma mistura minimalista com improvisos de Stravinsky conteporanio de uma atualizada releitura do jazz. Jovem talentoso e de um brilho impar se comparado a genialidade de grandes músicos com: Mies Davis, John Coltrane, Chet Baker, e outros monstros sagrados. Uma ótima pedida.

  2. Oh Luiz carlos, maldade, o PQP BACh so posta grandes cds, é um belo trabalho, os de jazz, não baixo porque não gosto mesmo do estilo, mas tenho certeza de que se trata de grandes discos, o blog continua o mesmo, vede as postagens de Villa, Mozart e as obras completas de Bach em andamento!

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