C. P. E. Bach (1714-1788) – Sonatas para pianoforte com acompanhamento de violino e violoncelo (Five Piano Trios)

Adoro este CD do Trio 1790. Adotei a longa caracterização original de C.P.E., mas trata-se apenas daquilo que chamaríamos simplesmente de “Trios para piano”. E por que gosto tanto dele? Ora, A MÚSICA DE MEU IRMÃO É MUITO BOA e a SONORIDADE do Trio 1790 me é absolutamente SEDUTORA. Cada vez que coloco este CD da cpo no CD Player, ele fica ali por dias e dias, tantas são as vezes que o ouço. Quando o trio faz um tutti tenho vontade de voltar um pouquinho para reouvi-lo. Talvez um dia ME DÊ O DESEJO DE LAMBER O CD, mas ainda não foi necessário, principalmente porque há COISAS MAIS LAMBÍVEIS aqui em casa. Sou ESPECIALMENTE ADITO do pernicioso, estranho e viciante Arioso com nove variações, mas o restante também é bom e não causa dependência química, apenas timbrística.

Excelente CD.

C. P. E. Bach – Sonatas para pianoforte com acompanhamento de violino e violoncelo

1. Son Wq 90 No.3 in C: Allegro Di Molto
2. Son Wq 90 No.3 in C: Larghetto
3. Son Wq 90 No.3 in C: Allegretto

4. Son Wq 89 No.1 in B flat: Allegretto
5. Son Wq 89 No.1 in B flat: Larghetto
6. Son Wq 89 No.1 in B flat: Allegro

7. Son Wq 91 No.3 in F: Andante – Allegro Assai
8. Son Wq 91 No.3 in F: Adagio
9. Son Wq 91 No.3 in F: Allegretto

10. Son Wq 89 No.5 in e: Allegretto
11. Son Wq 89 No.5 in e: Larghetto
12. Son Wq 89 No.5 in e: Allegro

13. Son Wq 89 No.6 in D: Allegro
14. Son Wq 89 No.6 in D: Andantino
15. Son Wq 89 No.6 in D: Allegro

16. Son Wq 91 No.4 in C: Arioso With Nine Vars

Trio 1790
Harald Hoeren, pianoforte
Matthias Fischer, violino
Philipp Bosbach, violoncelo

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

PQP

8 comments / Add your comment below

  1. Mas você sabe fazer propaganda de uma música, hein, seu PQP? Só pela lambida, o arioso foi a primeira faixa que ouvi: delicioso de lamber-se, tanto quanto de ouvir-se, já que desce pelas grutas dos ouvidos, alcança as grotas das narinas e afunda pela garganta, impregnando, entorpecendo e embalando…
    A língua reverte seu destino e corre atrás do líquido que escorre dos instrumentos, como se eles fossem um trio em que não se sabe quem é esposo, quem é amante…
    Seu criado,
    Rameau

  2. Olá. Esse comentário é só para agradecer o puta trabalho que você empreende nesse blog. além de disponibilizar links valiosíssimos, suas resenhas são sempre despretensiosas, sem que isso soe como uma crítica: é um grande elogio. (Além de ser , é claro, uma delícia de ler). Para mim, que pouco entendo de música erudita, mas decidida a educar meus ouvidos,seu blog caiu como uma luva. O meu melhor muito obrigada para você. 😀

    1. Gabriela, este é o maior dos elogios que poderia receber. Irrita-me profundamente a pretensão de certos comentadores que parecem comprazer-se em que a música erudita seja apenas para iniciados. Já fui um deles, escrevia coisas áridas e cheias de referências — quanto mais obscuras, melhor –; hoje, tal pretensão me repugna. Estamos divulgando coisas. Há outros locais para papos acadêmicos.

  3. Caro PQP Bach, permita-me tirar alguns instantes do seu tempo e abusar de vossa paciência bachiana.

    Ontem baixei o 8 CD da coleção Obras completas de Bach para orquestra. Eram as suites, desde BVW 1066 até 1069. Porém, a última faixa do CD, o último movimento da Suíte nº 4 está corrompida, pois a música fica travando a partir da metade mais ou menos.

    Espero, com paciência filial e devota ao vosso blog, que, um dia, eu possa baixar aqui a referida última faixa e ouvi-la completa.
    Obrigado.

  4. Olá!
    Imagine o tempo que me demorou a corrigir os vosso link… mas já está!!!

    O problema é o tempo ser limitado.

    OPS – parece ser interessante.

    Anseio por ter tempo para vir cá mais vezes e por poder dar tempo as coisas de que gosto…

    e olhe eu vou passar a comentar videos de música na Ilha dos Amores, o que eu pensara fazer só na Lira, mas não dá tempo para tanto…

    Até!
    Cumpt

  5. Prezado pqpBach: Parabens pelo seu site educativo. Gosto de música e tenho uma discoteca razoável para um amador. Do C P E Bach tenho somente um CD da Harmonia Mundi com as sinfonias Wq 173, 178 e 179 e concertos Wq 20 (cravo) e Wq 170 (Violoncelo). Gostaria de ter as sonatas para cravo. Onde posso obtê-las?
    Grato por qualquer ajuda. Ventura

    PS: sou comprador cadastrado da PrestoClassical (Inglaterra) mas não consta em seu catálogo nada além do que já tenho.

Deixe uma resposta