Wojciech Kilar (1932-) – Lamento para Coro a Cappella e “September Symphony”

Este CD traz dois trabalhos inspirados no 11 de Setembro. Não, não estou referindo-me ao dia do assassinato de Salvador Allende nem ao dia da morte de Joe Zawinul; Kilar resolveu deixar de lado tais acontecimentos para dedicar sua atenção à implosão das Torres Gêmeas. O Lamento é boa música — apesar de possuir sonoridades “antigas demais”, diria — , mas o que interessa neste CD é a notável “September Symphony”.

A “September Symphony” foi composta nos quatro movimentos clássicos: dois grandes Largos, com um Allegro no meio e um Moderato final. O primeiro Largo é bastante original, introspectivo e trágico. O Allegro parece trilha sonora de filme de Alfred Hitchcock e deve significar o atentado. O segundo Largo é belíssimo. Kilar fez sua própria mistura das obras mais trágicas de Shostakovich e Barber e o resultado foi excepcional. A calma do final do movimento não pode ser mais shostakovichana. O final tem características de uma composição de Bernstein que não vou lembrar… A Sinfonia é dedicada a Antoni Wit e é muito boa. Nem chega perto do kitsch que poderia ser.

Kilar – Lamento para Coro a Cappella e “September Symphony”

01 Lament For Choir

September Symphony
02 Movement I [Largo]
03 Movement II [Allegro]
04 Movement III [Largo]
05 Movement IV [Moderato]

Warsaw Philharmonic Choir
Henryk Wojnarowski

Warsaw Philharmonic Symphony Orchestra
Antoni Wit

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

PQP

2 comments / Add your comment below

  1. PQP, muito obrigado, como sempre, pelo conteúdo. Sem querer ser chato, podemos esperar a integral dos quartetos de Shostakovich? Sou muito fã e estou garimpando tudo dele por aqui! Valeu.

Deixe uma resposta