Um pouco de radicalismo nesta manhã quente em Porto Alegre: este é o melhor CD de obras de Purcell que possuo e é o ponto alto da carreira de René Jacobs como cantor. Tinha este CD em vinil e agora comprei-o num ultra “budget price” da Amazon. A gravação é de 1978 e, apesar de todas as Nancy Argentas, Emma Kirkbys e outra(o)s terem tentado — algumas mais de uma vez –, ninguém chegou perto do trio Jacobs – W. Kuijken – Junghänel deste registro da Accent. Mais um CD fundamental para quem ama o barroco.
As canções são extraordinárias. Minhas preferidas são Musick for a While — é óbvio –, Retir’d from any mortal’s sight, Ah! cruel nymph!, as grandiosas Incassum, Lesbia, Young Thirsis’ fate e talvez todas as outras. É surpreendente que Purcell tenha sua melhor produção na música para o teatro e que, contrariamente à grande maioria, sua obra sacra seja menor.
Imperdível!
Henry Purcell – “Tis nature`s Voice” e outras canções e elegias
01 Tis Nature’s voice
02 Musick for a While (from “Oedipus”), song, Z. 583/2
03 Retir’d from any mortal’s sight (from “The History of King Richard II”), song, Z. 581/1
04 Since from my dear Astrea’s sight (from “Prophetess”), aria for soprano, Z. 627/App2
05 Pious Celinda goes to prayers, song, Z. 410
06 Incassum, Lesbia, incassum rogas (The Queen Epicedium), song, Z. 383
07 Ah! cruel nymph! you give despair for soprano & continuo, Z. 352
08 The fatal hour comes on apace, song, Z. 421
09 As Amoret and Thirsis lay, song (from “The Old Bachelor”), Z. 607/11
10 Sweeter than roses (from “Pausanius”), song, Z. 585/1
11 I lov’d fair Celia, song, Z. 381
12 Young Thyrsis’ fate, ye hills and groves, deplore (On the death of Thomas Farmer), song for soprano, bass & continuo, Z. 473
René Jacobs, contratenor
Wieland Kuijken, viola da gamba
Konrad Junghanel, tiorba
PQP
Tudo bem PQP, Jacobs e seu trio são muito grandes, porém não nos esqueçamos de Alfred Deller e seu Consort. Por tudo que Deller fez considero-o ”Hors Concours”.
Mas dou um desconto para sua empolgação que deve,e muito, estar vindo do Timinho Colorado que conseguiu alguns resultados positivos.Faça um favor: não esqueça de levar o Burricy para o Colorado no ano que vem, pelo amor de Deus….rsrs…
Pelamoededeus, deixa o Burricy aí!
Caro PQP, admiradores da musica erudita em geral,
Já venho há tempos utilizando este blog para adquirir gravações de músicas que procurava há tempos, e para adquirir outras versões de algumas músicas clássicas (como as Danças Húngaras para 2 pianos!), mas pela primeira vez venho a público suplicar-lhe por uma gravação (ok, serei sincero, esta súplica vem com um adicional: uma crítica)
Caro PQP, sei que não se empolga muito com o som de uma flauta doce, mas creio que saiba que existem vários flautistas de altíssimo nível, que fizeram gravações extraordinárias, e que há flautistas em massa (como eu) que não tem acesso a cd’s deles, pq são pouco divulgados. Então, peço-te, publique cd’s de, por exemplo, Walter van Hauwe, Jacob van Eyck, Marion Verbruggen, e claro: Franz Brüggen. Este, o mentor dos anteriores, possui algumas gravações sensacionais, como de algumas Fantasias e Sonatas de Telemann.
PQP, estamos ávidos por cd’s de flauta doce.
Saudações!