Henry Purcell (1659-1695) – “Tis nature`s Voice” e outras canções e elegias

Um pouco de radicalismo nesta manhã quente em Porto Alegre: este é o melhor CD de obras de Purcell que possuo e é o ponto alto da carreira de René Jacobs como cantor. Tinha este CD em vinil e agora comprei-o num ultra “budget price” da Amazon. A gravação é de 1978 e, apesar de todas as Nancy Argentas, Emma Kirkbys e outra(o)s terem tentado — algumas mais de uma vez –, ninguém chegou perto do trio Jacobs – W. Kuijken – Junghänel deste registro da Accent. Mais um CD fundamental para quem ama o barroco.

As canções são extraordinárias. Minhas preferidas são Musick for a While — é óbvio –, Retir’d from any mortal’s sight, Ah! cruel nymph!, as grandiosas Incassum, Lesbia, Young Thirsis’ fate e talvez todas as outras. É surpreendente que Purcell tenha sua melhor produção na música para o teatro e que, contrariamente à grande maioria, sua obra sacra seja menor.

Imperdível!

Henry Purcell – “Tis nature`s Voice” e outras canções e elegias

01 Tis Nature’s voice
02 Musick for a While (from “Oedipus”), song, Z. 583/2
03 Retir’d from any mortal’s sight (from “The History of King Richard II”), song, Z. 581/1
04 Since from my dear Astrea’s sight (from “Prophetess”), aria for soprano, Z. 627/App2
05 Pious Celinda goes to prayers, song, Z. 410
06 Incassum, Lesbia, incassum rogas (The Queen Epicedium), song, Z. 383
07 Ah! cruel nymph! you give despair for soprano & continuo, Z. 352
08 The fatal hour comes on apace, song, Z. 421
09 As Amoret and Thirsis lay, song (from “The Old Bachelor”), Z. 607/11
10 Sweeter than roses (from “Pausanius”), song, Z. 585/1
11 I lov’d fair Celia, song, Z. 381
12 Young Thyrsis’ fate, ye hills and groves, deplore (On the death of Thomas Farmer), song for soprano, bass & continuo, Z. 473

René Jacobs, contratenor
Wieland Kuijken, viola da gamba
Konrad Junghanel, tiorba

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

PQP

3 comments / Add your comment below

  1. Tudo bem PQP, Jacobs e seu trio são muito grandes, porém não nos esqueçamos de Alfred Deller e seu Consort. Por tudo que Deller fez considero-o ”Hors Concours”.
    Mas dou um desconto para sua empolgação que deve,e muito, estar vindo do Timinho Colorado que conseguiu alguns resultados positivos.Faça um favor: não esqueça de levar o Burricy para o Colorado no ano que vem, pelo amor de Deus….rsrs…

  2. Caro PQP, admiradores da musica erudita em geral,

    Já venho há tempos utilizando este blog para adquirir gravações de músicas que procurava há tempos, e para adquirir outras versões de algumas músicas clássicas (como as Danças Húngaras para 2 pianos!), mas pela primeira vez venho a público suplicar-lhe por uma gravação (ok, serei sincero, esta súplica vem com um adicional: uma crítica)

    Caro PQP, sei que não se empolga muito com o som de uma flauta doce, mas creio que saiba que existem vários flautistas de altíssimo nível, que fizeram gravações extraordinárias, e que há flautistas em massa (como eu) que não tem acesso a cd’s deles, pq são pouco divulgados. Então, peço-te, publique cd’s de, por exemplo, Walter van Hauwe, Jacob van Eyck, Marion Verbruggen, e claro: Franz Brüggen. Este, o mentor dos anteriores, possui algumas gravações sensacionais, como de algumas Fantasias e Sonatas de Telemann.

    PQP, estamos ávidos por cd’s de flauta doce.

    Saudações!

Deixe uma resposta