Gustav Mahler (1860-1911) – Canções de “Das Knaben Wunderhorn”

Gosto muito desta versão para piano do ciclo de canções “Das Knaben Wunderhorn”. O nome, que significa algo como “A trompa mágica do menino”, é uma coleção de poemas populares, publicada em três volumes em Heidelberg pelos poetas e escritores alemães Achim von Arnim e Clemens Brentano entre 1805 e 1808. A coleção contém canções da Idade Média até o Século XVIII.

As canções foram musicadas – entre outros – por Gustav Mahler entre 1892 a 1901. Alguns autores as mencionam em número de 13, porém o compositor musicou, na verdade, 24 daqueles poemas. Cada intérprete escolhe o quais deseja cantar. Também não há uma seqüência de apresentação.

Acho o ciclo divertidíssimo e minha preferência vai para “Wer hat dies Liedlein erdacht?!”, “Des Antonius von Padua Fischpredigt” e “Wo die schnen Trompeten blasen”, talvez a primeira música de Mahler que tenha ouvido. Sim, há mais de 30 anos.

O barítono Thomas Hampson, há pouco tempo, esteve em São Paulo apresentando este programa.

P.Q.P. Bach.

1. Der Schildwache Nachtlied
2. Revelge
3. Rheinlegendchen
4. Wer hat dies Liedlein erdacht?!
5. Verlorne Mh’!
6. Trost im Unglck
7. Lob des hohen Verstands
8. Des Antonius von Padua Fischpredigt
9. Lied des Verfolgten im Turm
10. Der Tamboursg’sell
11. Wo die schnen Trompeten blasen
12. Das irdische Leben
13. Das himmlische Leben
14. Urlicht
15. “Es sungen drei Engel einen sen Gesang”

Thomas Hampson (Baritone)
Geoffrey Parsons (Piano)

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

4 comments / Add your comment below

  1. PQPBach, esse é o melhor blog de música erudita que eu já achei… tb tenho um mais voltado ao canto e violão classico (mas acabo postando otras cositas mas). Gostaria da sua permissão pra usar alguns posts seus no meu blog. Esse do Thomas Hampson, por exemplo, é fantástico…se quizer dar uma olhadinha lá pra conferir, tá aqui o link…luzpave.blogspot.com

Deixe uma resposta