Richard Wagner (1823-1883) – Tannhauser Overture & Venusberg, The Mastersingers Of Nuremberg: Prelude To Act III & Tristan And Isolde: Prelude

Ok, os pedidos foram tantos e tão insistentes que resolvi ceder, em parte. Afora alguns desbocados, devidamente removidos, os demais pedidos foram feitos com educação e de certa forma vieram de encontro à um antigo desejo de postar Wagner, mas sempre aparecia alguma coisa que impedia.
Resolvi, portanto, começar pelo começo, com o perdão da redundãncia. Fâ desde criança do gênio wagneriano, tive meus horizontes abertos ao ter o privilégio de participar da comunidade orkutiana Richard Wagner Brasil, moderada pelo incrível Velius, que possui um acervo de fazer inveja a qualquer um. Pois ali nesta comunidade aprendi a conhecer intérpretes, regentes, gravações famosas, outras meia bocas, sempre com os comentários e análises de quem realmente entende do assunto.
Mas , vou como comentei acima, vou começar pelo começo. Digamos que esta postagem seja uma introdução para o que virá pela frente. Pretendo postar um ciclo do Anel dos Nibelungos, na sua versão mais famosa, a de George Solti, um Tannhauser também famoso, do Sinopoli, e ainda não sei mais o que poderá vir pela frente. Dependerá apenas da recepção que estas postagens terão.
Este cd ´que estou postando pertence à serie “KARAJAN GOLD”, uma homenagem da gravadora Deutsche Grammophone ao seu “best-seller”, a um dos maiores regentes do século XX, Herbert von Karajan. Foi uma série de 31 cds, com as gravações mais destacadas deste maestro austríaco. Um destes cds é dedicado à Wagner. Nele, são interpretadas a famosa Abertura de Tannhauser, além de sua seqüência, “Venusberg”. Em seguida, temos o Prelúdio do 3º ato de “Os Mestres Cantores de Nüremberg”,e para finalizar, um Prelúdio de “Tristão e Isolda” além de “A Morte de Isolda”, da mesma ópera.
Espero que apreciem.

Richard Wagner (1823-1883) – Tannhauser Overture & Venusberg, The Mastersingers Of Nuremberg: Prelude To Act III & Tristan And Isolde: Prelude

1 – Tannhauser und der Sängerkrieg auf Wartburg – Overtüre – Bacchanale (Venusberg)
2 – Die Meistersinger von Nürnberg – Vorspiel zum 3. Aufzug
3 – Tristan und Isolde – Vorspiel – Isoldes Liebestod

Berliner Philarmoniker
Herbert von Karajan

BAIXE AQUI

11 comments / Add your comment below

  1. Wagner é sempre bem vindo, e tava falatando ele aqui…hehehenão tenho certeza mas acredito que essa versão da abertura Tanhauser é a versão ”partitura de paris”??porque não gosto nem um pouco desta versão e a propósito, Karajan realmente ”acertava” em várias de suas interpretações, porém essa série ”Karajan Gold”, recomendo pouquíssimas coisas… acredito que ele estava ficando ”caduco” e acabava por ser ”porco” em alguns detalhes.Outra coisa que me incomoda no Karajan é o fato de suas gravações com Berlim, ele evidentemente pedo pros trompetistas tocarem forte demais, embolando o ”resto” da orquestra e transformando o maravilhoso timbre do trompete em uma ”mescla” que me lembra mais um ”pato donald” que um ”trompete”…Enfim, Wagner, com algumas exceções, considero as interpretações de Georg Solti as melhores. Melhor inclusive que a Tanhauser de Sinopoli…

  2. sabe… será q vcs teriam alguma Cantata ou alguma Paixão de Telemann?não acho música vocal do telemann em lugar nenhum, só esse conglomerado de consertos, sonatas, trios, quartetos ad nauseam.me li q a cantata ‘Ino’ e a Paixão Segundo São Marcos seriam as maiores obras de Telemann, dignas de Bach.fica ai uma sugestao.um abraço.

  3. sabe… será q vcs teriam alguma Cantata ou alguma Paixão de Telemann?não acho música vocal do telemann em lugar nenhum, só esse conglomerado de consertos, sonatas, trios, quartetos ad nauseam.me li q a cantata ‘Ino’ e a Paixão Segundo São Marcos seriam as maiores obras de Telemann, dignas de Bach.fica ai uma sugestao.um abraço.

  4. Anônimo 1:Realmente tem coisas desta série da Karajan Gold que deixam a desejar. Mas outras são excelentes, como o concerto duplo de Brahms com a Mutter e o nosso Menezes, que já postei aqui. Na verdade, me equivoquei: o Tannhauser que postarei é uma gravação do Sawalisch, com o Windegassen, e Fischer-Dieskau, se não me engano foi gravada ao vivo em Bayreuth. Colecionador fanático: tenho a Cantata “Ino” de Telemann, e será postada assim que possível.

  5. Marco Aurélio – Goiânia, realmente estava faltando Wagner, obrigado por sua iniciativa. Isso tem contribuido muito para meus estudos.Só uma sugestão, Vi a portagem da Cecília, se tiver algum CD do JUAN DIEGO FLOREZ, acho a voz muito bonita, não q eu entenda muito, estou começando a estudar agora, ainda falta muito chão… Um abraço.

  6. Wagner…Não é preciso dizer nada sobre um dos maiores nomes do romantismo não é?Obrigado pelas postagens, cada dia esse blog fica melhor e mais completo! Parabéns!Se não for pedir muito, eu gostaria de que postassem obras pós-românticas como as sinfonias restantes de Mahler ou O Sonho de Gerontius de Elgar…Obrigado desde já!

  7. Guilherme, As sinfonias de Mahler serão completadas com o decorrer do tempo. essa outra peça de Elgar lamento não possuir… não poderei te ajudar. A seu dispor FDP Bach,

  8. Também lançarei meu pedido novamente ao SAC, com ínfimas esperanças de um atendimento rápido (ou mesmo demorado hehe).

    Alguma previsão para o ‘Des Ring Der Nibelungen’? Sei que P.Q.P o tem em seu TOP10 hehe.

Deixe uma resposta