.: interlúdio :.

Antes de mudar o jazz, o Coltrane pós-Miles Davis Quintet produziu um par de discos de hard-bop. Este é o primeiro deles, considerado a estréia de Trane como músico completo – saxofonista, compositor e band leader.

Blue Train foi gravado no dia 15 de setembro de 1957, e traz como abertura uma das faixas mais memoráveis do estilo, um dos riffs mais grudentos e reconhecíveis do jazz. Ao longo das cinco músicas, apenas um standard; e delas, duas – Moment’s Notice e Lazy Bird – trazem já a marca do ‘Blue Trane’ que surgiria poucos anos depois.

A edição trazida aqui é a de 1997, com dois takes alternativos. Os arquivos .rar são independentes e podem ser extraídos em separado; os takes adicionais estão no segundo pacote.

Blue Train

John Coltrane – Blue Train (320)
John Coltrane: tenor saxophone
Lee Morgan: trumpet
Curtis Fuller: trombone
Paul Chambers: bass
Kenny Drew: piano
Philly Joe Jones: drums
produzido por Alfred Lion para a Blue Note

download AQUI – parte 1 (93 MB) parte 2 (37 MB)
01 Blue Train – 10’41
02 Moment’s Notice – 9’09
03 Locomotion – 7’13
04 I’m Old Fashioned (Kern, Mercer) – 7’57
05 Lazy Bird – 7’05
06 Blue Train alt take – 9’56
07 Lazy Bird alt take – 7’14

Boa audição!
Blue Dog

5 comments / Add your comment below

  1. PQP, FDP, Clara e Blue Dog,Esse é só para dizer que entendi, finalmente, o nick de Blue Dog: BL(ued)OG. Não que eu duvide da existência jazística desse mestre azul e triste, mas, que na internet de tudo tem, ah, isso tem!Rameau

  2. Caro PQP, enquanto espero os 48 min que me faltam para baixar este Blue Train, queria te consultar sobre um disco de Mark Whitfield, “7th Avenue”. Ouvi-o num bar, e é tão bom que fui ao balcão perguntar o que era aquele som fantástico.
    Depois disso fui às lojas de cds, inclusive uma especializada em jazz, onde me informaram que este disco estava esgotado…
    Resumindo: por acaso você o terá?
    Posso assegurar: é muito boa música.
    Um abraço. Obrigada.
    Ana Lúcia

Deixe uma resposta