Quando o CVL me perguntou que tipo de postagens eu faria, respondi: muita coisa para violoncelo. E eu não estava brincando. Vou dar um tempo nas postagens de violoncelo, mas não será agora. Ainda tem muita coisa que quero compartilhar com vocês. Vamos ao que interessa! Todos que fazem a família Bach aqui no blog tem um carinho especial, diferenciado, com alguma obra, de quem quer que seja… E isso pode acontecer por se tratar de um intérprete que gostamos muito acompanhado de uma das composições que mais amamos. Algumas interpretações marcam. E sentimos algo muito legal ao dividir algumas pérolas mais preciosas de nossa coroa. Ao ponto de sentirmos um misto de emoções que nos dividem entre a vontade de compartilhar e tornar a versão que tanto adoramos conhecida de muitos, e quem sabe, também tornar – se a versão preferida de alguém, e um pouquinho de ciúme que os outros passem a ouvir constantemente nossas pequenas jóias, que não serão mais só nossas. Estranho não é?! Sinto tudo isso ao fazer esse post. Esta versão das Suítes para Violoncelo de J. S. Bach é uma das minhas jóias mais preciosas. Sinceramente, não tenho mais nada para falar pra vocês a respeito. Só peço que cuidem desta magnífica versão com todo o carinho que ela merece. Esta versão é tão grandiosa que fala por si só. Se você duvida, abaixo está a lista de prêmios que ela ganhou. Baixe com muito carinho e admire com a alma e o espírito.
GRAMOPHONE AWARD WINNER – INSTRUMENTAL
BBC MUSIC MAGAZINE DISC OF THE MONTH
CD REVIEW DISC OF THE WEEK (BBC R3)
CD REVIEW LISTENERS’ DISC OF THE YEAR (BBC R3)
HENRY KELLY’S CD OF THE WEEK (CLASSIC FM)
CLASSIC FM MAGAZINE DISC OF THE MONTH
GRAMOPHONE EDITOR’S CHOICE
THE INDEPENDENT ALBUM OF THE WEEK
EVENING STANDARD CD OF THE WEEK
CHOC DU MONDE DE LA MUSIQUE
THE WEEK CLASSICAL CD OF THE WEEK
RONDO MAGAZINE CD OF THE MONTH
CLASSIC FM COLLECTOR’S CHOICE
GOLDBERG MAGAZINE 50 DISCS OF THE DECADE
J.S. Bach – As Seis Suítes para Violoncelo – Steven Isserlis
Cello Suite No 1 in G major, BWV1007 Johann Sebastian Bach (1685-1750)
CD1
1Movement 1: Prelude [2’29]
2Movement 2: Allemande [3’22]
3Movement 3: Courante [2’30]
4Movement 4: Sarabande [2’46]
5Movement 5: Menuet I – Menuet II [3’19]
6Movement 6: Gigue [1’41]
Cello Suite No 2 in D minor, BWV1008 Johann Sebastian Bach (1685-1750)
7Movement 1: Prelude [3’43]
8Movement 2: Allemande [2’33]
9Movement 3: Courante [2’01]
10Movement 4: Sarabande [3’55]
11Movement 5: Menuet I – Menuet II [2’45]
12Movement 6: Gigue [2’27]
Cello Suite No 3 in C major, BWV1009 Johann Sebastian Bach (1685-1750)
13Movement 1: Prelude [3’24]
14Movement 2: Allemande [3’19]
15Movement 3: Courante [2’44]
16Movement 4: Sarabande [3’53]
17Movement 5: Bourrée I – Bourrée II [3’17]
18Movement 6: Gigue [3’06]
Cello Suite No 4 in E flat major, BWV1010 Johann Sebastian Bach (1685-1750)
19Movement 1: Prelude [3’31]
20Movement 2: Allemande [3’27]
21Movement 3: Courante [3’22]
22Movement 4: Sarabande [3’56]
23Movement 5: Bourrée I – Bourre II [4’42]
24Movement 6: Gigue [2’32]
Cello Suite No 5 in C minor, BWV1011 Johann Sebastian Bach (1685-1750)
CD2
1Movement 1: Prelude [5’55]
2Movement 2: Allemande [5’30]
3Movement 3: Courante [1’59]
4Movement 4: Sarabande [3’33]
5Movement 5: Gavotte I – Gavotte II [4’27]
6Movement 6: Gigue [2’37]
Cello Suite No 6 in D major, BWV1012 Johann Sebastian Bach (1685-1750)
7Movement 1: Prelude [4’33]
8Movement 2: Allemande [7’37]
9Movement 3: Courante [3’26]
10Movement 4: Sarabande [4’35]
11Movement 5: Gavotte I – Gavotte II [3’09]
12Movement 6: Gigue [4’03]
13The Song of the Birds [2’44] Anonymous – traditional, arr. Sally Beamish (b1956)
Cello Suite No 1 in G major, BWV1007 Johann Sebastian Bach (1685-1750)
14Movement 1: Prelude, from the Anna Magdalena manuscript [2’24]
15Movement 1: Prelude, from the Johann Peter Kellner manuscript [2’21]
16Movement 1: Prelude, from the collection of Johann Christoph Westphal [2’29]
CD1&2 flac (525 MB) – BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
CD1&2 mp3 (324 MB) – BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
Steven Isserlis; violoncelo
Raphael Cello



Eu adoro os compositores românticos… Tenho uma admiração especial pela música de Schumann, como também pela de Brahms… Acho Schumann extremamente apaixonante. O mais interessante aqui neste cd é perceber não só os sentimentos que se encontram na obra, mas o diálogo construído entre o cello e o piano. A música de Schumann não é parecida com o romântico bobo que chora pelos cantos da parede, suspirando porque não tem sua amada ao seu lado. É como um diálogo apaixonado coerente (se é que isso é possível), onde os personagens (o cello e o piano) conversam a respeito do que funcionou ou não na relação de amor (ou ódio). E se funcionou ou não, por que? Qual o motivo? Não se deixem enganar por Schumann. Ele é um romântico esperto que constrói diálogos inteligentes e muito bem delineados. Acho um erro tremendo analisar a obra apenas pela biografia do autor. Todos ficam dizendo que Schumann era corno, etc, etc. Pela análise da biografia, Schumann era um imbecil, que levava a maior gaia e nem estava aí pra isso. Pela análise musical, Schumann não apenas sabia que sua mulher tinha um caso, como ele mesmo incentivava esse caso e era um voyeur. Portanto, prefiro deixar a biografia de lado e focar na música! Steven Isserlis não é um violoncelista normal (pela aparência dele você já pode perceber isso). Ele é DEMAIS! MUITO BOM! EXCELENTE! E para mim (lá vem as pedradas) um dos principais candidatos a assumir o posto do GRANDE e MAGNÍFICO Rostropovich. O Isserlis manda bem em tudo. Música barroca, romântica, moderna. Sua técnica, sua expressão musical, sua interpretação são perfeitas. Ah, tem mais uma coisa: em qualquer música que vocês ouvirem interpretada pelo Steven Isserlis, vocês irão perceber não apenas os traços do autor, mas também do intérprete. Ele faz questão de deixar sua assinatura. Quando isso é feito na medida certa, não significa orgulho por parte do artista, e sim ousadia. Tem que saber fazer. E ser muito bom naquilo que faz. E se garantir mesmo. É isso aí mô véi! Sacou a parada?! Baixa!








