Ludwig van Beethoven (1770-1827) – Sinfonia No. 3 em Mi bemol maior, Op. 55 – "Heróica"

null

Depois de uma semana de silêncio pleno, estou de volta com um baita CD, daqueles que fazem a gente perder a voz e ouvir com absurda devoção. Afinal, trata-se de Beethoven, do inominável Beethoven. Entre as sinfonias do alemão, a de número 3 é uma das minhas preferidas. Ela constitui uma plêiade de sentimentos morais. É um micro-mundo, uma representação da existencialidade complexa de Beethoven. O compositor era um campo de batalha. Este CD é um portento. Uma maravilha. É uma gravação realizada no ano de 1958 por Ferenc Fricsay à frente da Filarmônica de Berlim. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Ludwig van Beethoven (1770-1827) – Sinfonia No. 3 em Mi bemol maior, Op. 55 – “Heróica”
01. Allegro con brio
02. Marcia funebre: Adagio assai
03. Scherzo: Allegro vivace
04. Finale: Allegro molto

Berliner Philharmoniker
Ferenc Fricsay, regente

BAIXAR AQUI

Carlinus

6 comments / Add your comment below

  1. Há uns dois ou três anos atrás postei uma gravação da Nona Sinfonia com o mesmo Fricsay e que foi um sucesso absoluto. Na verdade, tornou-se minha versão favorita dessa sinfonia. Até hoje tem mais de 2000 downloads. Lembro que quem me passou essa gravação foi a Laís Vogel, que por algum motivo, sumiu de nosso contato.
    Ferenc Fricsay foi um baita dum regente, qualquer gravação sua é um feito notável de competência e apuradíssimo senso estético.

  2. A versão da Nona com Fricsay é uma das melhores que já ouvi. Uma verdadeira obra de arte. Digna de Beethoven. As gravações de Fricsay como você disse, FDP, são verdadeiros eventos, marcos extraordinários. Concordo plenamente.

    Abraços!

  3. Beethoven acreditava no homem, e quando Napoleao destruiu a imagem que Beethoven tinha dele, deu-nos a tao magnifica dedicatoria! Das 9 sinfonias, a 3ª está entre as 4 que mais ouço: a 5ª, 7ª e a 9ª são as outras. Ja estou baixando, com Fricsay regendo é um primor! Muito obrigado pelo post!

  4. Excelente! Acabei baixando também a nona – Fricsay – citada no primeiro comentário. Realmente…Não saem mais do ipod…

  5. Pqp, mr.PQP!

    É a mais incrível versão do segundo movimento da 3a de Beethoven que eu já ouvi! Inclusive das que pude escutar ao vivo…

    Se não bastasse os concertos para piano de Bartok com o Fricsay – fundamental em qualquer instância – arrisco a dizer que, pelo menos o segundo movimento dessa 3a, é uma das mais fantásticas que existem.

    Aquela luz e obrigado pela postagem!

    D.K..

Deixe uma resposta