Talvez eu esteja exagerando, ou então é meio cedo para afirmar isso, mas este é um dos mais belos CDs que tive a oportunidade de ouvir nesse ano. Reconheço que até então estas obras me eram desconhecidas, talvez por falta de oportunidade, de tempo, ou até mesmo desinteresse. A obra de Rachmaninov para mim até então se resumia a seus três primeiros concertos para piano, e os admirava antes de tudo por seu romantismo exacerbado, o conheci na juventude, primeiro romance adolescente, essas coisas.
Mas veio a idade, e com ela a maturidade, e então, eis que de repente este CD magnífico me cai em mãos em momento mais que oportuno, um momento de transição em minha vida, e fez com que eu percebesse que nem tudo é exatamente como eu queria, ou melhor, como eu então imaginava. Conceitos existem para serem derrubados, ou melhorados, melhor dizendo, e preciso reconhecer que sim, existe vida na obra de Rachmaninov além de seus indefectíveis Segundo e Terceiro Concertos.
Ah, mas o FDPBach sempre foi um romântico às antigas, alguns de nossos leitores podem sem dúvida comentar, mas entendam que não estou negando isso, e jamais o farei. O que quero dizer é que, ao ouvir esta Barcarolle do op. 11 algo mudou, como se portas até então fechadas tivessem sido abertas. E não apenas este movimento da Suite merece nossa atenção, mas sim todo o disco. As ‘Fantasie-Tableaux’ são algo que estão além de nossa primeira impressão, é preciso atenção desde os primeiros compassos, nada ali está por acaso, nada sobra nem falta. Acho que poucas obras fazem tão jus ao nome quanto as Fantasias. Elas nos remetem a um mundo onírico, de sonhos, onde tudo é tênue e se desfaz como seu fosse uma névoa .
A primeira vez que ouvi esta obra foi com o Duo Louis Lortie e Helène Mercier, em um belo registro ao vivo, disponível abaixo no link do Youtube. Em comum com a dupla Genova and Dimitrov, temos aqui uma parceria de mais de vinte e cinco anos, então o nível de cumplicidade é muito alto.
O Duo Genova and Dimitrov está muito a vontade neste repertório. Vale e muito a audição deste belíssimo CD, que faço questão de mostrar para os senhores. Se acharem que exagero nos adjetivos entendam por favor que somos seres volúveis e que estamos sempre a mercê das ondas desse mar que é a vida. E neste momento sinto que a maré virou a meu favor e está me empurrando novamente em direção à praia.
CD 1
01 – 5 Morceaux de fantaisie, Op. 3 No. 2, Prélude in C-Sharp Minor (Version for Piano Duo)
02 – Russian Rhapsody in E Minor
03 – Suite No. 1 in G Minor, Op. 5 Fantaisie-tableaux I. Barcarolle
04 – Suite No. 1 in G Minor, Op. 5 Fantaisie-tableaux II. Oh Night, Oh Love
05 – Suite No. 1 in G Minor, Op. 5 Fantaisie-tableaux III. Tears
06 – Suite No. 1 in G Minor, Op. 5 Fantaisie-tableaux IV. Easter
07 – The Rock, Op. 7 (Version for Piano Duo)
08 – Suite No. 2 in C Major, Op. 17 I. Introduction
09 – Suite No. 2 in C Major, Op. 17 II. Waltz
10 – Suite No. 2 in C Major, Op. 17 III. Romance
11 – Suite No. 2 in C Major, Op. 17 IV. Tarantella
12 – Romance for Piano 4-Hands in G Major
13 – Polka italienne
CD 2
01 – 6 Morceaux, Op. 11 No. 1, Barcarolle
02 – 6 Morceaux, Op. 11 No. 2, Scherzo
03 – 6 Morceaux, Op. 11 No. 3, Thème russe
04 – 6 Morceaux, Op. 11 No. 4, Valse
05 – 6 Morceaux, Op. 11 No. 5, Romance
06 – 6 Morceaux, Op. 11 No. 6, Glory
07 – Capriccio on Gypsy Themes, Op. 12 (Version for Piano Duo)
08 – Symphonic Dances, Op. 45 (Version for Piano Duo) I. Non allegro
09 – Symphonic Dances, Op. 45 (Version for Piano Duo) II. Andante con moto. Tempo di valse
10 – Symphonic Dances, Op. 45 (Version for Piano Duo) III. Lento assai – Allegro vivace
Aglika Genova & Liuben Dimitrov – Pianos
FDP Bach, que belíssimo texto! Vou apreciar essa obra com ouvidos de quem já viu a maré ir e vir muitas vezes também, obrigado por compartilhar.