O imenso mar barroco permite encontros sem fim. Permite, por exemplo, que se encontre um tremendo compositor como Fasch, um cara realmente talentoso e criativo. Seus trabalhos incluem cantatas, concertos, sinfonias e música de câmara. Nenhuma de suas músicas foi publicada durante sua existência e, de acordo com o New Grove Dictionary of Music “parece que a maioria de suas obras vocais (incluindo 9 ciclos completos de cantatas, pelo menos 14 missas e quatro óperas) estão perdidas”. Ainda bem que sobraram algumas obras instrumentais. No entanto, sua música foi amplamente tocada em sua época. Imaginem que Georg Philipp Telemann dirigiu um ciclo de cantatas suas em 1733 na cidade de Hamburgo. Há uma peça para órgão atribuída a Johann Sebastian Bach (BWV 585), que na verdade é um arranjo de movimentos de uma trio sonata de Fasch e o Collegium Musicum de Bach em Leipzig interpretou algumas das Suites Orquestras de Fasch. Ou seja, é conhecer o que não se perdeu. Vale a pena!
Ah, o grupo de curioso nome — Les Amis de Philippe — é ESPLÊNDIDO.
Johann Friedrich Fasch (1688-1758): Dresden Overtures, Sinfonias and Concertos
Ouvertüre (Suite) F-Dur (für 2 Hörner, 2 Oboen, Fagott, Streicher und Basso continuo)
1. Ouverture
2. Air: Andante
3. Allegro
Sinfonia für Streicher und Basso continuo A-Dur
1. Sinfonia
2. Andante, un poco piano
3. Presto
Konzert für 2 Corni da caccia, 2 Oboen, Fagott, Violine, Streicher und Basso continuo F-Dur
1. Allegro
2. Largo
3. Allegro
Ouvertüre (Suite) A-Dur (für 2 Flöten, 2 Oboen, Streicher und Basso continuo)
1. Ouverture
2. Un poco vivace
3. Allegro
Sinfonia für Streicher und Basso continuo G-Dur
1. Allegro
2. Andante
3. Allabreve
4. Presto
Konzert für 2 Flöten, 2 Oboen, Fagott, Streicher und Basso continuo D-Dur
1. Un poco allegro
2. Andante
3. Allegro
Les Amis de Philippe
Ludger Remy
PQP