J. S. Bach (1685-1750): A Oferenda Musical · BWV 1079 “Musikalisches Opfer / Offrande Musicale / Sacrificio Musicale / Musical Offering”

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Eu amava Karl Richter na minha adolescência. Ele era meu ídolo, era o mensageiro de Bach que vinha me curar da hipobachemia juvenil. Mas hoje… Se ainda dá para ouvir esta Oferenda Musical, as Sinfonias das Cantatas presentes neste disco são um horror. A música historicamente informada não deixou pedra sobre pedra para estas gravações com dezenas de violinos modernos vibratando em nossa alma. Faça o seguinte: ouça esta versão da Oferenda e depois fuja para as montanhas. Ou para os braços de alguém historicamente informado!

A Oferenda Musical · BWV 1079 “Musikalisches Opfer c-moll / Offrande Musicale / Sacrificio Musicale / Musical Offering”

1 Ricercare (A 3) 5:14
2 Canon Perpetuus Super Thema Regium 0:31
Canones Diversi Super Thema Regium
3 Canon A 2 0:52
4 Canon A 2. Violini In Unisono 0:37
5 Canon A 2. Per Motum Contrarium 0:28
6 Canon A 2. Per Augmentationen, Ccontrario Motu 2:02
7 Canon A 2. (Per Tonos) 2:27
8 Fuga Canonica In Epidipente 1:51
9 Ricercare A 6 6:37
Canon A 2. (Quaerendo Invenietis)
10 Fassung A 1:01
11 Fassung B 1:04
12 Canon A 4 2:19
Trio Sonata
13 Largo 7:10
14 Allegro 6:15
15 Andante 2:54
16 Allegro 3:01
17 Canone Perpetuo 1:24

18 Sinfonia da Cantata BWV 4
19 Sinfonia da Cantata BWV 12
20 Sinfonia da Cantata BWV 21
21 Sinfonia da Cantata BWV 106
22 Sinfonia da Cantata BWV 182

Violin – Otto Büchner, Kurt Guntner
Viola – Siegfried Meinecke
Cello – Fritz Kiskalt
Recorder – Aurèle Nicolet
Harpsichord – Hedwig Bilgram
Orchestra – Münchener Bach-Orchester
Conductor – Karl Richter

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Richter refletindo sobre quantos milhões de violinistas colocará em seu Bach
Richter refletindo sobre quantos milhões de violinistas colocará em seu Bach

PQP

8 comments / Add your comment below

  1. Exatamente, a música historicamente informada não deixou pedra sobre pedra, dinamitou tudo que havia de bom. Hoje só temos ruínas, choupanas e barracos no lugar dos suntuosos castelos de outrora…

    1. Meu, o timbre deste CD e de outros daquela época são horríveis. Nada a ver com Bach. Suntuoso castelo kitsch… HAHAHAHAHAHA

      1. Tudo a seu tempo! Dificilmente teríamos a performance histórica sem Karl Richter como um dos grandes divulgadores de Bach no séc. XX.
        Não se pode desconsiderar, por exemplo, a sua importância como Diretor do Festival Bach de Munique.
        São estilos diferentes, assim como Glenn Gould.

  2. Pois se os blogueiros são “filhos renegados” do pai Bach, eu sou um “filho espiritual” dele e posso afirmar que o mesmo adoraria a sonoridade com instrumentos modernos mas não gostaria nada desse falso “retorno às origens”. 🙂

    1. ouvi um kunst der fuge com göbel e o musica antiqua köln…confesso que nao gostei. depois ouvi a mesma obra com karl münchinger e a stuttgarter kammerorchester. ach weh! das ist das anders! amo karl richter cada vez mais, com o passar do tempo. muitas vezes,certas gravações em period acabam deixando a obra pasteurizada, sem sua personalidade; ritmos completamente descaracterizados

  3. Comparação muito interessante desta gravação histórica, com produções habituais de hoje. Aqui, para mim não existe o conceito de como bom ou mau, mas é importante ser capaz de ouvir o que exemplo. Bach queria transmitir-nos com sua música.
    Obrigado por Karl Richter, muito prazer!

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