J. S. Bach (1685-1750): 6 Partitas, BWV 825-830 (Pinnock – Hänssler)

IM-PER-DÍ-VEL !!!

Eu sei que Trevor Pinnock tem grandes trabalhos como regente — seu Messiah é difícil de bater — , mas foi aqui, com as Partitas para teclado de Bach, que ele foi imbatível. A música é extraordinária, da lavra do melhor e mais inspirado Bach, e a resposta de Pinnock foi na mesma altura. E não ignoro que há adversários imensos, como Staier e Perahia. Este é um CD que todos deveriam ter. Ah, o álbum duplo original tem as Partitas em outra ordem. Aqui, eu as coloquei na ordem de 1 a 6. Fica melhor, né?

Ninguém vai se arrepender de ouvir.

J. S. Bach (1685-1750): 6 Partitas, BWV 825-830

1. Partita No. 1 in B flat major, BWV 825 : I. Prelude 2:08
2. Partita No. 1 in B flat major, BWV 825 : II. Allemande 4:06
3. Partita No. 1 in B flat major, BWV 825 : III. Corrente 2:59
4. Partita No. 1 in B flat major, BWV 825 : IV. Sarabande 5:28
5. Partita No. 1 in B flat major, BWV 825 : V. Menuet 1 and 2 2:40
6. Partita No. 1 in B flat major, BWV 825 : VI. Gigue 2:26

7. Partita No. 2 in C minor, BWV 826 : I. Sinfonia 4:49
8. Partita No. 2 in C minor, BWV 826 : II. Allemande 5:06
9. Partita No. 2 in C minor, BWV 826 : III. Courante 2:09
10. Partita No. 2 in C minor, BWV 826 : IV. Sarabande 3:37
11. Partita No. 2 in C minor, BWV 826 : V. Rondo 1:32
12. Partita No. 2 in C minor, BWV 826 : VI. Capriccio 3:48

1. Partita No. 3 in A minor, BWV 827 : I. Fantasia 2:14
2. Partita No. 3 in A minor, BWV 827 : II. Allemande 3:24
3. Partita No. 3 in A minor, BWV 827 : III. Corrente 2:53
4. Partita No. 3 in A minor, BWV 827 : IV. Sarabande 4:28
5. Partita No. 3 in A minor, BWV 827 : V. Burlesca 2:05
6. Partita No. 3 in A minor, BWV 827 : VI. Scherzo 1:15
7. Partita No. 3 in A minor, BWV 827 : VII. Gigue 3:43

8. Partita No. 4 in D major, BWV 828 : I. Overture 6:36
9. Partita No. 4 in D major, BWV 828 : II. Allemande 10:14
10. Partita No. 4 in D major, BWV 828 : III. Courante 3:28
11. Partita No. 4 in D major, BWV 828 : IV. Aria 2:18
12. Partita No. 4 in D major, BWV 828 : V. Sarabande 5:57
13. Partita No. 4 in D major, BWV 828 : VI. Menuet 1:25
14. Partita No. 4 in D major, BWV 828 : VII. Gigue 4:05

15. Partita No. 5 in G major, BWV 829 : I. Prelude 2:50
16. Partita No. 5 in G major, BWV 829 : II. Allemande 5:26
17. Partita No. 5 in G major, BWV 829 : III. Corrente 1:57
18. Partita No. 5 in G major, BWV 829 : IV. Sarabande 5:24
19. Partita No. 5 in G major, BWV 829 : V. Tempo di Minuetta 1:51
20. Partita No. 5 in G major, BWV 829 : VI. Passepied 1:34
21. Partita No. 5 in G major, BWV 829 : VII. Gigue 4:13

13. Partita No. 6 in E minor, BWV 830 : I. Toccata 7:20
14. Partita No. 6 in E minor, BWV 830 : II. Allemande 3:44
15. Partita No. 6 in E minor, BWV 830 : III. Corrente 4:28
16. Partita No. 6 in E minor, BWV 830 : IV. Air 1:40
17. Partita No. 6 in E minor, BWV 830 : V. Sarabande 5:48
18. Partita No. 6 in E minor, BWV 830 : VI. Tempo di Gavotta 2:08
19. Partita No. 6 in E minor, BWV 830 : VII. Gigue 6:23

Trevor Pinnock, cravo

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Trevor Pinnock: o maior trabalho de sua vida
Trevor Pinnock: o maior trabalho de sua vida

PQP

13 comments / Add your comment below

  1. Depois das minhas últimas tentativas mal interpretadas não queria mais comentar nada no blog. Mas ouvindo estas Partitas maravilhosas com o som lindíssimo do cravo de Pinnock não tem como não deixar meus parabéns e agradecimentos! Abraços a todos!

    1. Fiquei satisfeito com a grande interpretação do Pinnock mas gostaria de ouvi-la com Gould ou Leonardt. A obra bachiana é meu prazer supremo. Agradeço, mesmo com a resposta nada admirável de, não baixe, ora. Aos 63 anos, aposentado e cansado da lida de professor, encontro certo embaraço em mexer em compotadores. De qualquer forma, tenho me deliciado com as raridades que são aporesentadas aqui. Obrigado.

  2. Caro,Ubirajara parece que eu me enganei (ou melhor o site me enganou) pois apesar de dizer que disponibiliza as faixas para download o link só remete a uma página para ouvir em stream.Se você clicar novamente nesse link (cujo símbolo é um disquete) ele expõe a sua verdadeira função que é fazer você contribuir via paypal com a manutenção do site.Se você quiser apenas ouvir as faixas online aconselho a ouvir através do link cujo símbolo é um auto-falante.

  3. Há muitos anos atrás tive com Trevor Pinnock os cinco vinis com a obra para cravo e orquestra de Bach. Deplorei. Não havia nota longa ou minimamente pontuada que ele não ornamentasse, transformando as obras numa verdadeira penteadeira de bordel. Assim, fiquei desde então cismado com o intérprete e hesitei mesmo em baixar e ouvir esta gravação. Tendo enfim caído em tentação, me surpreendi. Formidável gravação destas obras queridíssimas – embora sempre vá preferi-las com o velho e sábio Leonhardt.

  4. Algum sábio saberia me dizer o que faz o cravo soar como pizicatto em alguns movimentos como o Rondeaux da Partita 2? Bahhh, que trem bão essa gravação.

    1. Enquanto aguardamos a manifestação de algum sábio, tento responder: este som de pizzicato é obtido ao mover uma chave, o “registro de alaúde” (lute stop), que aproxima um abafador de feltro ou couro das cordas.
      Ou não. 🙂

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