“Hoje cedo eu e PQP estabelecemos um rapido diálogo sobre o sábado mais polaco da história do PQP Bach. Já que apareceram Chopin e Szymanovsky, decidi postar um outro polonês da pesada – Penderecki. Acredito que Penderecki seja um dos compositores vivos mais renomados da atualidade. Esse respeito não se deve a aspectos gratuitos, mas a uma qualidade não encontrável em muitos compositores contempôraneos. Fiquei impressionado com a qualidade desse CD. Traz os dois concertos para cello e o concerto para viola e orquestra de câmera. É notável como o compositor polônes consegue produzir um tipo de música pessimista, com cintilações macabras; como se uma esponja estivesse apagando o céu; como se unhas invisíveis estivessem dilacerando os nossos ouvidos. É o que senti, por exemplo, quando estava ouvindo o concerto no. 1 para Cello. Olhe, esse é um dos melhores Cds que postei nos últimos tempos. Exige audácia e um entusiasmo blindado para quem quiser ouvi-lo. Não deixe de ouvir. Uma aboa apreciação!
Krzysztof Penderecki (1933-) – Concerto for cello and orchestra No. 1 , Concerto for cello and orchestra No. 2 e Concerto for viola and chamber orchestra
Concerto for cello and orchestra No. 1 (1967_1972)
01. Concerto for cello and orchestra No. 1
Concerto for cello and orchestra No. 2 (1982)
02. Concerto for cello and orchestra No. 2
Concerto for viola and chamber orchestra (1983)
03. Concerto for viola and chamber orchestra
Sinfonia Varsovia
Krzysztof Penderecki, regente
Arto Noras, cello
Carlinus
Gosto muito de Penderecki. Da fase radical a atual. Grande postagem.
Penderecki é pra mim o melhor compositor do século XXI. E já inscreveu seu nome entre os melhores do século XX. Depois da morte de Shostakovich, para mim ficou Penderecki como o melhor.
Não quero nada dilacerando meus ouvidos; antes prefiro as carícias de Mozart.
E que texto, sô!
E esse texto me convenceu. É verdade, Carlinus. Nunca ouvi uma música tão escabrosa, parece até trilha sonora daqueles filmes de suspense ou terror (rsrs)
Penderecki é ótimo, mas o meu favorito dos pós-Shosta é Górecki. O coitado sofre com a hiper-fama de sua sinfonia nº 3. O resto de sua obra foi ofuscado por si mesmo. Sofreu, assim, a mesma ironia de Ravel.
Muito bom esse site, venho acompanhando o trabalho de vocês a algum tempo já, e queria muito baixar esse cd, mas ele se encontra offline, se vocês pudessem postar mais uma vez agradeceria. Muito obrigado, e ótimo trabalho esse que vocês tem feito.
(Krzysztof Penderecki (1933-) – Concerto for cello and orchestra No. 1 , Concerto for cello and orchestra No. 2 e Concerto for viola and chamber orchestra.)
Olá, gosto muito do site e já venho acompanhando a algum tempo… queria muito esse cd, se pudessem postar novamente eu agradeceria… obrigado.
Ouvi a Filarmônica de MG executar o concerto p viola regida pelo próprio compositor. Muito bom.
Se puderem repostar seria ótimo.
Obrigado.