Estas obras de Mendelssohn são obras de juventude, quando ele mal tinha completado 14 anos. Mas não se deixem iludir pela idade. O jovem Felix já era um compositor conhecido, e estas obras mostram que o rapaz tinha talento desde cedo. Classifiquei anteriormente este CD como IM-PER-DÍ-VEL e repito: este CD é IM-PER-DÍ-VEL. Podem baixar à vontade e ouçam com atenção. Obras de juventude geralmente são alegres, cheias de energia, e estas não são diferentes. O Concerto para Violino e Piano mostra um grande virtuosismo em sua escrita, e o cabeludo Ronald Brautigam não deixa por menos, toca com energia e vitalidade, muito bem acompanhado por uma violinista chamada Isabelle Van Keulen, que eu desconhecia até então. A Nieuw Sinfonietta Amsterdam é excelente, principalmente suas cordas, que dão um show no Concerto.
Felix Mendelssohn-Bartholdy (1809-1847): Concerto para Violino, Piano e Cordas e outras obras para Piano e Orquestra
01 – Concerto in D minor for Violin Piano and String Orchestra – Allegro
02 – Concerto in D minor for Violin Piano and String Orchestra – Adagio
03 – Concerto in D minor for Violin Piano and String Orchestra – Allegro Molto
04 – Capriccio brillant, Op 22, for Piano and Orchestra – Andante – Allegro con fucco
05 – Rondo brillant, Op. 29, for Piano and Orchestra
06 – Serenade and Allegro giocoso, Op. 43 for Piano and Orchestra – Andante
Ronald Brautigam – Piano
Isabelle Van Keulen – Violino
Nieuw Sinfonietta Amsterdam
Lev Markiz – Condutor
FDP Bach
Obrigado, Mendelssohn é um compositor simplesmente indispensável…
Com um CD tão elogiado, então, só estou esperando acabar de baixar…
Comecei a apreciar Mendelssohn com mais entusiasmo depois da ótima série da Rádio Cultura “Sonho de uma Noite de Verão” do Carlos Siffert. O Concerto é empolgante. Obrigado!
Que o digam os conhecidíssimos Johann, Wolfgang, Igor, Claude, Antônio…
Ludwig…
Vanderson, Mendelssohn é o sobrenome principal do compositor sim. “Bartholdy” é o nome de uma casa da família, que o pai de Felix anexou ao sobrenome dos filhos para lhes disfarçar a origem judaica. Como se sabe, Felix foi pelo pai batizado luterano – daí as sinfonias nos. 2, “Hino de louvor”, e 5, “Reforma” -, mas era consciente de suas raízes étnico-religiosas, principalmente no final da curta vida.
Não.
Caro FDPBach,
Ao tentar baixar este CD recebi a triste informação:
“Este ficheiro foi removido devido a reclamação dos direitos de autor ou foi excluído pelo postador.”
Por favor, quando puder, poste-o novamente para os leitores e ouvintes deste maravilhoso blog.
Parabéns pelo trabalho.
Sds,
Rubens
É o Hotfile em ação, caçando e apagando os links daqueles que ousaram não continuar pagando a mensalidade. Não sei quando poderei repostar novamente esse CD, Rubens. Estou com problemas com o meu PC, voltou do conserto ontem, mas continua apresentando os mesmos problemas. E outros arquivos irão desaparecer com o tempo. Fiquei um bom tempo com eles. Interessante que a maior parte dos links do rapidshare continuam funcionando normalmente.