.: interlúdio :. Claude Bolling Trio & Pinchas Zukerman – Suite for Violin & Jazz Piano Trio

Após o mega sucesso da Suite para Flauta e Piano Jazz Trio, Claude Bolling recebeu uma encomenda do violinista Pinchas Zukerman para fazer uma Suíte nos mesmos moldes, mas para seu instrumento, o violino. O resultado é este CD que ora vos trago, lançado lá em 1977, quando este que escreve estas linhas era apenas um jovem adolescente crescendo e absorvendo tudo o que ouvia e escutava, e desenvolvendo um gosto peculiar por música.

Mas enfim, Zukermann era um renomado violinista, já com várias gravações em seu currículo, em especial sua versão hoje considerada histórica do Concerto para Violino de Elgar, ao lado de seu amigo, Daniel Barenboim. Mas isso não vem ao caso. O que importa aqui é esse CD. Bolling nunca escrevera uma peça para violino solo, mas encarou o desafio. Quando ouvi este CD pela primeira vez achei o resultado meio irregular, mas em se tratando dos músicos envolvidos, resolvi dar mais uma chance, e que bom que fiz isso. Depois de alguns anos, encontrei o CD em um sebo e o ouvi com mais atenção.

Talvez o melhor momento dele seja a última faixa, ‘Hora’, um tour de force para os instrumentistas, e a ‘fuga’ inicial nos mostra um Zukerman um tanto receoso de exibir toda a sua energia e versatilidade, presentes, por exemplo, em suas gravações dos Concertos para Violino de Mozart. Entendo que como o Jazz não era a sua ‘praia’, ele não quis se expor muito. Como comentei acima, só depois de algumas audições comecei a perceber que Bolling dominava o disco, o violino de Zukerman por vezes soava apenas como um coadjuvante, de luxo, mas ainda um coadjuvante: na verdade,  a exuberância do piano de Bolling era a verdadeira estrela do disco. E só depois de entender isso, comecei a admirar mais este disco. Entendi que as gravações com Rampal me criaram uma expectativa tremenda com os outros projetos do incrível pianista, mas que as coisas não eram bem assim. Estou curioso para ouvir o disco com lendário trompetista Maurice André, um projeto futuro de postagem.

Enfim, que os senhores tirem suas próprias conclusões após ouvirem este disco. Deixem sua opinião nos comentários.

01.Romance
02.Caprice
03.Gavotte
04.Tango (with Viola)
05.Slavonic Dance (with A Swing)
06.Ragtime
07.Valse Lente
08.Hora

Claude Bolling – Piano
Pinchas Zukerman – Violino, Viola
Max Hediguer – Contrabaixo Acústico
Marcel Sabiani – Bateria

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

2 comments / Add your comment below

Deixe um comentário