O que mais se pode escrever sobre o Concerto para Piano Nº 1 de Tchaikovsky senão que é uma das mais belas obras já compostas pelo ser humano? Desde seu originalíssimo tema inicial, que simplesmente é abandonado antes da metade do primeiro movimento, até seu magnífico Andante Semplice, de um lirismo sem igual, ao Allegro con Fuoco final, o que mais transparece na música é a beleza de suas melodias. Mano PQP comentou certa vez que tinha ouvido tanto que tinha enjoado. (PQP completa dizendo que prefere o Concerto Nº 2). Eu diria que já ouvi tanto que a cada nova audição mais me apaixono pela obra. Mikhail Pletnev tem a mesma alma eslava daqueles gênios do piano russo como Gilels e Richter. É um pianista de altíssimo nível, assim como um excelente regente, suas gravações das Sinfonias de Rachmaninoff foram elogiadíssimas. Por algum motivo, as outras obras contidas neste cd duplo são dificilmente gravadas, talvez por não estarem no mesmo nível do Concerto Nº 1, mas são igualmente bonitas, E Pletnev não joga a toalha por se tratarem de obras menores, ao contrário, procura realçar suas qualidades.
PQP decide intervir:
O melhor Concerto para Piano de Tchaikovsky
Tem gente que nem sabe que Tchaikovsky tem um segundo e terceiro Concertos para Piano. Muitos músicos de orquestra, inclusive, pensam que há apenas um, o famoso primeiro.
Só que meu pai era um colecionador de música romântica que reclamava de minha predileção pelas músicas mais difíceis, coisa que a Elena repete, mas sem a voz de um pai ou de uma mãe quando a gente é pré-adolescente. Ele tinha um LP com o segundo concerto e eu dizia que aquele era melhor que o primeiro. Olha, até hoje concordo comigo. Gosto da decisão do primeiro movimento, mas minha maior consideração vai para o muito estranho segundo movimento, que é quase um não-concerto.
Este movimento lento começa com um trio. Acompanhado apenas pelas cordas, o violino toca um tema belíssimo, depois o piano dialoga primeiro com o violino e depois com o violoncelo, como se fossem três solistas em vez de um piano com acompanhamento orquestral. Ora, essa estrutura é mais típica de música de câmara do que de um concerto romântico para piano.
Neste movimento, o piano não é o protagonista imediato — ele entra apenas depois de longas passagens do violino e do violoncelo. Quando finalmente aparece, ele assume um papel mais de acompanhamento, o que é totalmente incomum para um concerto.
É tudo muito melancólico e introspectivo. Aos poucos, a orquestra entra com delicadeza, expandindo a música de câmara, mas o violino e o violoncelo sempre voltam. É um noturno, se me entendem, não é o movimento lento típico de um concerto.
Houve um idiota, o pianista e maestro russo Alexander Siloti, que fez cortes para torná-lo mais palatável ao público. O cara era louco, só pode.
E o terceiro movimento é sensacional.
Estou ouvindo a gravação na forma original, como o disco do meu pai, que pode soar mais estranha para ouvintes acostumados ao conforto de um formato convencional. Tchaikovsky mesmo admitiu que buscava experimentar formas mais complexas, que essa obra era “difícil” e menos acessível que o primeiro concerto.
Mas ele é tão raro de ser programado que NUNCA o assisti ao vivo. E, desculpem, é o melhor dos três.
Xô, Siloti! Deixem o Tchai, ele já sofria bastante sendo gay na Rússia Czarista.
Piotr Ilich Tchaikovsky (1840-1893): Os 3 Concertos para Piano (Mikhail Pletnev)
Piano Concerto No. 1 In B Flat Minor/B-Moll/En Si Bémol Mineur, Op. 23 (34:35)
I Allegro Non Troppo – Allegro Con Spirito 20:31
II Andante Semplice – Prestissimo – Tempo I 7:01
III Allegro Con Fuoco 6:55
Concert Fantasy For Piano & Orchestra, Op. 56 (29:03)
I Quasi Rondo 15:37
II Contrastes 13:21
Piano Concerto No. 2 In G Major/G-Dur/En Sol Majeur, Op. 44 (Original Version) (41:20)
I Allegro Brillante 19:46
II Andante Non Troppo 14:23
III Allegro Con Fuoco 7:03
Piano Concerto No. 3 In E Flat Major/Es-Dur/En Mi Bémol Majeur, Op. 75 (14:36)
Allegro Brillante 14:36
Mikhail Pletnev – Piano
Philharmonia Orchestra
Vladimir Fedoseyev – Conductor

Confesso que acho o Concerto no. 1 meio intolerável. Mas gosto muito do Concerto no. 3 – para mim uma das obras mais equilibradas e bem escritas de Tchaikovsky.
Fedoseyev!!!
O VERDADEIRO TCHAIKOVSKI!!!!!
ele escreveu 3 concerto
como eu faço pra achar o concerto p piano nº3 completo??
Excelente.
Hoje realizo para outrem uma busca de anos. Abraços
Estou maravilhado com essas obras, muito obrigado.
Antes de tudo, Obrigado!
Mas por falar em Gilels, ele também gravou com Maazel, 1972,
Os 3 concertos.